Holanda – Letónia (Mundial 2022)
As seleções de Holanda e Letónia vão estar frente a frente na segunda jornada do grupo G de apuramento para o Mundial 2022. Fora das quatro linhas, nota para o regresso dos adeptos às bancadas, perspetivando-se que cinco mil espectadores marquem presença nas bancadas da Arena de Amesterdão.
Análise Holanda
Ausente das últimas duas fases finais de grandes competições (Euro 2016 e Mundial 2018), a seleção holandesa voltará aos grandes palcos no Euro 2020. Antes de iniciar a participação na prova continental adiada para este ano, a “Laranja Mecânica” tem uma tripla jornada de apuramento para o Mundial 2022 que, na realidade, começou da pior forma possível: na visita a Istambul, os holandeses perderam com a Turquia por quatro bolas a duas. Nesta tripla jornada de apuramento, seguem-se dois duelos teoricamente bem mais acessíveis para os holandeses que vão ter pela frente as congéneres de Letónia e Gibraltar. A conquista de seis pontos uma obrigatoriedade para os eleitos de Frank de Boer.
Em tarde de receção à Letónia, a expectativa é a de que a equipa holandesa domine as ações, jogue a maior parte do tempo no meio-campo adversário e que as ocasiões de golo junto da baliza presumivelmente à guarda de Steinbors se sucedam. A equipa holandesa é indiscutivelmente mais forte a todos os níveis, procurará impor o seu estilo habitual e vencer pela maior margem possível para apagar a pálida imagem deixada em território Otomano e simultaneamente porque os golos poderão ser um importante critério de desempate nas contas finais do grupo.
De Boer promoverá alterações em relação à equipa que assumiu a titularidade na Turquia e perspetiva-se que de Jong e Klaassen, autores dos dois golos que iniciaram esse encontro no banco, assumam a titularidade nesta partida.
Jasper Cillessen é baixa por lesão.
Onze provável: Krul, Dumfires, de Ligt, Blind, Wijdndal, Frenkie de Jong, Klaassen, Wijnaldum, Berghuis, Depay, Luuk de Jong
Análise Letónia
A seleção da Letónia encara mais uma fase de apuramento para uma grande competição com o objetivo de fugir ao último lugar do grupo em que se insere, perspetivando-se que a congénere de Gibraltar seja a sua principal adversária nessa luta.
A formação letão estreou-se nesta fase de apuramento a atuar em casa, no estádio Skonto, em Riga, frente à seleção de Montenegro. Janis Ikaunieks deu vantagem à formação da casa, margem essa que nem sequer durou um minuto, dado que Stevan Jovetic igualou imediatamente a contenda. A conquista de um ponto correspondia a um bom resultado para os eleitos de Dainis Kazakevics, mas a resistência chegou ao fim ao minuto 83, altura em que Jovetic voltou a bater Steinbors e fez o 1-2 favorável à equipa montenegrina. Agora, a equipa letã viaja até à Holanda e posteriormente até à Turquia, ciente de que as suas hipóteses de conseguir pontuar são praticamente nulas.
Na fase de apuramento para o Euro 2020, a seleção letã integrou o grupo G, partilhado com Polónia, Áustria, Macedónia, Eslovénia e Israel. Em dez encontros oficiais, a Letónia perdeu nove e venceu apenas um, na derradeira jornada, frente à Áustria.
Elis Stuglis testou positivo à COVID-19 e é baixa na formação letã para o que resta desta fase de apuramento.
Onze provável: Steinbors, Savalnieks, Cernomordijs, Oss, Juurkoskis, Zjuzins, Tobers, Ciganiks, Kamess, Uldrijis, Ikaunieks
Dica de Prognóstico
A seleção holandesa é amplamente favorita à conquista da vitória neste desafio, perspetivando-se que domine as ações durante praticamente todo o desafio. O desaire em solo turco reforça a necessidade de dar uma resposta neste compromisso frente aquela que é uma das duas seleções menos cotadas do grupo.