Granada – Real Madrid (La Liga)
A jornada 36 da La Liga 2019/20 chega ao fim com a realização do embate entre Granada e Real Madrid no Nuevo Los Cármenes. Os donos da casa ainda sonham com o acesso às provas europeias da próxima temporada, ao passo que o Real quer dar mais um passo rumo à conquista do título.
Análise Granada
Os bons resultados recentes colocaram o Granada numa improvável rota europeia. O conjunto do sul de Espanha chega a esta reta final ainda a alimentar a possibilidade de estar na próxima edição da Liga Europa, ainda que seja tido como “outsider” nesta corrida atendendo à qualidade dos adversários que correm com a mesma ambição.
Nos oito jogos já disputados desde que a competição regressou, o Granada venceu três encontros, empatou outros tantos e perdeu dois. Nos três desafios mais recentes, somou sete pontos, resultado dos triunfos frente a Alavés (0-2) e Real Sociedad (2-3) e de um empate a duas bolas com o Valência. A equipa atravessa um bom momento, o último lugar de acesso à Europa está a três pontos e o facto de se estar a debater numa luta que à partida não era sua não isenta a equipa de responsabilidades, mas diminui a pressão que sobre si se abate. Diego Martinez quer para a sua equipa um futebol positivo, de propensão ofensiva, contando com boas unidades no ataque, nomeadamente o muito cobiçado Carlos Fernández e o experiente Roberto Soldado, a atravessar um bom momento. Na visita ao Anoeta da última sexta-feira (10), um golo do central português Domingos Duarte a dois minutos do fim sentenciou a partida a favor dos granadinos, perspetivando-se que a equipa se apresente muito motivada neste encontro, podendo no entanto acusar algum cansaço derivado da proximidade entre desafios.
O Granada está ciente do quão importante será manter a consistência e coesão da sua linha de cinco mais recuada se quiser alcançar algo de positivo neste duelo com o Real.
Lozano, Quini, Álex Martínez e Maxime Gonalons não vão a jogo, todos devido a lesão. Vadillo e Vallejo estão em duvida.
Onze provável: Rui Silva, Sánchez, Martínez, Duarte, Díaz, Neva, Eteki, Herrera, Puertas, Machís, Carlos Fernández
Análise Real Madrid
O Real Madrid segue imparável neste sprint final pela conquista do título espanhol. Uma vez que o Barça já venceu o respetivo compromisso nesta antepenúltima jornada da La Liga, o conjunto “merengue” precisa de conquistar os três pontos para reestabelecer a vantagem de quatro pontos, margem que, caso se mantenha, poderá permitir ao Real sagrar-se campeão já na próxima ronda, em casa, frente ao Villarreal. Para já, o foco está todo nesta exigente visita a Granada, três dias depois de mais um triunfo, desta feita frente ao Alavés por duas bolas a zero.
Os comandados de “Zizou” somaram os oito encontros disputados pós-interrupção por vitórias. Eibar (3-1), Valência (3-0), Real Sociedad (1-2), Mallorca (2-0), Espanyol (0-1), Getafe (0-1), Athletic (1-0) e Alavés (2-0) foram os adversários aos quais se impuseram os homens da capital. Nota para o facto de os adversários não encontrarem os caminhos para as redes à guarda de Courtois há cinco jogos oficiais, registo verdadeiramente impressionante – o Real apresenta a melhor defesa da La Liga com apenas 21 golos sofridos até então.
A equipa tem todos os motivos para estar confiante e galvanizada pela possibilidade de se sagrar campeã dentro de duas jornadas. Os jogadores do Real são experientes, sabem como lidar com a pressão que por esta altura têm sobre si e o erguer do ceptro parece, cada vez mais, uma questão de tempo. Mesmo que passe por algumas dificuldades em Granada, estamos em crer que o Real, apenas privado de utilizar o lesionado Marcelo, consiga dar mais um importante passo rumo ao título.
Onze provável: Courtois, Carvajal, Varane, Sérgio Ramos, Mendy, Casemiro, Kroos, Modric, Asensio, Vinícius Júnior, Benzema
Dica de Prognóstico
O Granada tem estado em bom plano e pode dificultar a vida a este Real Madrid, mas a expectativa é a de que o conjunto visitante some mais três pontos rumo à conquista do título espanhol.