Getafe – Osasuna (La Liga)
O Getafe inicia a sua campanha na La Liga 2020/21 com um duelo frente ao Osasuna, uma vez que o embate da primeira jornada, ante o Real Madrid, foi adiado. Os homens de Pamplona visitam os arredores de Madrid após um triunfo no terreno do recém-promovido Cádiz.
Análise Getafe
O Getafe de José Bordálas chegou a sonhar bem alto na época 2019/20, tendo inclusive apontado ao acesso à Liga dos Campeões. O período pós-interrupção motivada pela pandemia COVID-19 não correu de feição ao conjunto dos arredores de Madrid que acabou por cair bastante na tabela, ao ponto de ficar de fora dos lugares europeus. Ainda que não tenha assegurado o objetivo “milionário”, o Getafe de José Bordalás afirmou-se como uma das boas equipas da última edição do principal escalão espanhol e dado que pouco ou nada se alterou, perspetivando-se que a equipa entre em cena com um onze integralmente composto por jogadores que já militavam no clube na última época, a expectativa é a de que o Getafe volte a cumprir uma campanha muito digna.
Alinhado no seu habitual 1x4x4x2, o Getafe de Bordalás é uma equipa muito interessante em organização defensiva, que privilegia um sistema de pressão alta e procura ganhar a posse em zona alta para criar dificuldades ao adversário. Desengane-se, no entanto, quem crê que as virtudes desta equipa se restringem ao que vale do ponto de vista defensivo, apresentando argumentos sólidos também em termos ofensivos, sobretudo por meio de mecanismos coletivos, nomeadamente através de um capaz aproveitamento da largura e do envolvimento dos seus flanqueadores no processo ofensivo.
O derradeiro teste de pré-temporada do Getafe aconteceu precisamente diante do Real Madrid, aquele que devia ter sido o seu adversário na ronda inaugural, O ensaio não correu nada bem e o Getafe saiu derrotado por seis bolas a zero, sendo certo que o placard final em nada espelha o real valor desta equipa que se prontificará a dar melhor resposta neste confronto com o Osasuna.
Onze provável: Soria, Suárez, Dakonam, Etxeita, Olivera, Arambarri, Maksimovic, Nyom, Cucurella, Hernández, Mata
Análise Osasuna
Em ano de regresso ao escalão máximo, a solidez caraterizou o percurso da equipa do Osasuna que terminou a meio da pauta classificativa e que, ao longo da campanha, nunca se debateu com os “fantasmas da descida”. A equipa continua ao leme de Juan Arrasate e, de uma temporada para outra, nota para a saída de Estupiñan, uma das principais perdas em relação à última época. De resto, nesta fase inicial da época, importa também sublinhar a ausência de Chimy Avila, importante avançado na manobra da equipa que fica de fora devido a lesão, assim como Brasanac e Brandon.
Escalonado no seu 1x4x4x2, o Osasuna entrou com o pé direito na atual edição da La Liga ao bater o Cádiz na jornada inaugural por duas bolas a zero. A jogar fora de portas, o conjunto de Pamplona rubricou uma prestação sólida, muito organizada em termos defensivos, pautou pela organização e foi com todo o mérito que somou os três pontos. O Getafe vai propor um desafio mais exigente a esta equipa do Osasuna, perspetivando-se igualmente que a formação de Arrasate dê uma resposta muito capaz aqui.
Onze provável: Herrera, Vidal, García, Hernández, Cruz, Moncayola, Sanjurjo, Torres, García, López, Gallego
Dica de Prognóstico
A expectativa é a de um encontro equilibrado entre duas equipas defensivamente organizadas. Ainda assim, atendendo ao contexto, ao facto de estarmos no início da época e de nenhuma das duas equipas se preparar para adotar uma abordagem demasiado conservadora, a possibilidade de se verificarem pelo menos dois golos parece-nos ter valor.