Fulham – Arsenal (Premier League)
O tiro de partida na edição de 2020/21 da Premier League inglesa, tida por muitos como o melhor campeonato do mundo de futebol, será dado ao final da manhã do próximo sábado, com o confronto entre o recém-promovido Fulham e o Arsenal, duas equipas londrinas que protagonizarão o primeiro “derby” da cidade na nova época em Craven Cottage, à porta fechada. A formação orientada por Scott Parker celebra o regresso aos grandes palcos do futebol inglês, no início de uma caminhada onde lutará pela permanência. Já os “gunners” começaram 2020/21 com a conquista da Supertaça e apontam à qualificação para as competições europeias.
Análise Fulham
A equipa do Fulham chega a este início de temporada como uma das que menor valor de mercado tem de entre todos os clubes da Premier League. A expectativa natural é, portanto, de que o conjunto orientado por Scott Parker, antigo internacional inglês, venha a lutar pela permanência, até porque a competitividade do principal escalão do futebol em Inglaterra obriga a uma prestação bastante digna para fazer uma campanha tranquila. Esta subida à Premier foi conquistada pelos “cottagers” com a vitória nos play-offs de promoção no último Championship, onde o Fulham acabou a fase regular na 4.ª posição.
Nas eliminatórias de acesso à Premier League, a equipa londrina bateu, nas semifinais, a concorrência do Cardiff City, acabando por se superiorizar na final frente ao Brentford. As movimentações realizadas até ao momento no mercado de transferências permitiram ao Fulham assegurar a continuidade dos seus principais ativos da última época, aos quais se juntaram reforços de qualidade, com destaque para as contratações de Anthony Knockaert (ex-Brighton), Harisson Reed (ex-Southampton), Kenny Tete (ex-Lyon) e o novo empréstimo de Mario Lemina (que pertence aos quadros do Southampton). Na preparação para a nova época, o Fulham empatou a 2-2 frente ao Milton Keynes Dons, no final de agosto, num jogo de caráter particular.
Onze provável: Areola – Tete, Ream, Hector, Bryan – Lemina, Reed, Cairney – Knockaert, Mitrovic, Cavaleiro
Análise Arsenal
Há várias épocas que o Arsenal tem estado abaixo das expectativas criadas pela sua história, mas esta temporada de 2020/21 tem deixado alguma esperança nos seus adeptos. As melhorias que a entrada de Mikel Arteta para o comando técnico conferiram ao coletivo dos “gunners” estendeu-se na reta final “pós-covid” da última edição Premier League até ao início desta nova época 2020/21. Sem argumentos teóricos para poder vir a intrometer-se na luta pelo título e com o acesso à Liga dos Campeões com concorrência de peso, a prioridade do conjunto londrino será a qualificação para as provas da UEFA na próxima temporada.
A nova época começou para o Arsenal de forma bastante positiva, com a conquista da Community Shield após a marcação de grandes penalidades, diante do campeão inglês Liverpool (1-1 no tempo regulamentar). À conquista da última edição da FA Cup, Mikel Arteta já somou a Supertaça e prepara-se para arrancar a Premier League depois de ter visto o clube, até ao momento, investir cirurgicamente no reforço do plantel. Sem registar saídas importantes, o Arsenal conseguiu a contratação do extremo brasileiro Willian (ex-Chelsea) a custo zero, numa lista a que se juntou o defesa Gabriel Magalhães (ex-Lille) e as contratações a título definitivo de Pablo Marí e do português Cédric Soares.
Onze provável: Leno – Saliba, Holding, Tierney – Bellerín, Xhaka, Ceballos, Saka – Willian, Nketiah, Aubameyang
Dica de Prognóstico
Este será um jogo de emoções fortes para ambas as equipas, mas especialmente para o Fulham, que não poderá contar com o apoio dos seus adeptos no regresso aos relvados da Premier League. Perante um Arsenal que mostrou estar uma equipa mais adulta e melhor trabalhada no confronto com o Liverpool, em relação à última época, prevê-se uma estreia complicada para o grupo liderado por Scott Parker, que não terá grande vantagem no fator casa, devido à ausência de público nas bancadas. Espera-se, por isso, uma exibição de superioridade mais ou menos evidente por parte do Arsenal, que deverá ter condições para criar mais e melhores oportunidades de golo, fruto da superior qualidade que se espera que apresenta, nos vários momentos do jogo, por comparação com o Fulham. Assim, perfila-se como uma aposta de valor a vitória do Arsenal, com cotação de 1.53 na Betclic.