FC Porto – Académica (Liga NOS)
Segundo classificado do campeonato nacional, o Porto encerra o ano civil com a receção à Académica de Coimbra, emblema que é penúltimo classificado da prova. A dois pontos do líder Sporting, os “dragões” não pretendem perder terreno numa jornada em que os “leões” se deslocam à Madeira. Embora o Benfica, terceiro colocado, não tenha conseguido ganhar terreno na última jornada, importa manter o atual bicampeão nacional a cinco pontos de distância. Os comandados e Lopetegui – muito contestado – têm tudo para brindar os adeptos com uma vitória em época natalícia.
A eliminação da Liga dos Campeões aumenta a pressão que se abate sobre a equipa do Porto, mais precisamente sobre o comando do técnico espanhol Julen Lopetegui. As exibições recentes dos “dragões” têm carecido de chama e, no remate de um ano pouco positivo para o Porto, ganhar assume uma feição quase obrigatória. O emblema azul e branco será, de resto, o último dos designados três grandes a entrar em campo este domingo, já conhecedor dos resultados de Benfica e Sporting. É precisamente frente à formação leonina que disputará o primeiro jogo para o campeonato em 2016, pelo que importa não perder pontos. Se a atual conjuntura se mantiver, em caso de vitória nesse jogo em Alvalade, o FC Porto poderá assumir a liderança da prova. Para já, as atenções têm que estar centradas na disputa deste compromisso caseiro diante da Académica, sob pena terminar surpreendido.
Em casa, no que diz respeito a competições nacionais, o emblema da Invicta ainda não consentiu qualquer desaire. No nosso contexto, nenhum emblema foi capaz de replicar o feito do Dínamo de Kiev para a Liga dos Campeões, dado que os ucranianos venceram por 0-2 no Dragão.
A principal baixa no Porto é o médio André André, que continua a braços com uma lesão. Osvaldo e Varela também são baixas confirmadas para a receção à Académica. Já Ivan Marcano e Maxi Pereira, figuras habituais no quarteto defensivo do Porto, regressa, aos convocados depois de terem ficado fora diante do compromisso com o Feirense para a Taça de Portugal.
Onze Provável: Casillas, Maxi, Maicon, Marcano, Layún, Rúben Neves, Danilo, Herrera, Corona, Brahimi, Aboubakar
Primeira parte de temporada francamente modesto protagonizado pela Académica. A formação conimbricense está numa posição bastante frágil no fim do ano civil de 2015, uma vez que ocupa o 17º e penúltimo lugar da pauta com 10 pontos, tantos quanto o Boavista.
Curiosamente, a formação de Coimbra visita a cidade do Porto pela segunda ocasião consecutiva na mesma semana. É que na pretérita quinta-feira, a Académica deslocou-se ao Bessa para medir forças com o Boavista e saiu derrotada por uma bola a zero. Foi o terceiro jogo no espaço de sete dias. Arredada da “prova rainha” a nível nacional, a “Briosa”surge inteiramente concentrada no objetivo primordial: Garantir a manutenção no principal escalão. O triunfo da última ronda, frente ao Belenenses, é um importante estímulo para encarar este encontro.
Em jeito de antevisão ao jogo, Filipe Gouveia, treinador da Académica, revelou que a estratégia será semelhante à que fez apresentou diante do Benfica, no Estádio da Luz. A equipa estará mais na expectativa, procurará prolongar o nulo e fechar os caminhos para a baliza. O facto de a equipa chegar a equipa com uma elevada carga competitiva nas pernas poderá pesar. Leandro Silva e Gonçalo Paciência, emprestados pelo Porto, não irão a jogo.
Onze Provável: Trigueira, Aderlan, Iago, Ricardo Nascimento, Ofori, Fernando Alexandre, Rui Pedro, Nuno Piloto, Plange, Ivanildo, Rafael Lopes
Nas últimas cinco ocasiões em que a Académica visitou o Estádio do Dragão, saiu sempre derrotada. O FC Porto é, amplamente favorito à entrada para esta partida e a Académica dificilmente conseguirá pontuar neste encontro, algo que já seria muito positivo para os pupilos de Filipe Gouveia.