Farense – SC Braga (Taça de Portugal)
Em partida inserida na quarta eliminatória da Taça de Portugal, o SC Braga, finalista da última edição da prova, viaja até ao sul do país par medir forças com o Farense num palco histórico: O São Luís. Embora estejamos a falar de equipas que militam em escalões distintos, é certo que os algarvios têm argumentos suficientes parar colocar dificuldades aos “guerreiros do Minho”. Antevê-se uma luta interessante entre dois emblemas com pergaminhos no futebol português. A eliminatória marca o reencontro do técnico Jorge Paixão, atualmente em Faro, com uma equipa que orientou no passado recente.
O Sporting Clube Farense debate-se no competitivo segundo escalão nacional. O objetivo dos algarvios passa por voltar ao principal escalão do futebol nacional, porém, será extremamente complicado cumprir com esse desígnio já esta temporada. Ainda é muito cedo para prognosticar até onde poderá ir esta formação, porém, já foi possível aferir que esta equipa do Farense tem capacidade suficiente para rubricar uma temporada tranquila, sem que se debata com um possível cenário de descida. Atualmente na 10ª posição com 21 pontos, o Farense leva seis vitórias, outras tantas derrotas e três empates na atual edição do segundo escalão “luso”. Não consente qualquer desaire há três jogos: Venceu dois e empatou um. As ocasiões em que somou os três pontos tiveram lugar no São Luís, com dois triunfos diante de Benfica B (1-0) e Vitória SC B (2-0). A divisão de pontos ocorreu na última jornada, aquando da deslocação a Matosinhos, para enfrentar o Leixões (1-1). Os comandados de Jorge Paixão sofreram o empate já em tempo de compensação.
A jogar em casa, no “velhinho” São Luís, o Farense já disputou oito jogos na atual temporada. Um deles para a Taça de Portugal, diante do SC Rio Tinto, conquistando uma vitória pela margem mínima: 1-0. Perdeu por duas vezes em casa: Uma no “derby” algarvio com o Portimonense (1-2) e outra com o Freamunde (0-1). Empatou com o Feirense (1-1), e venceu Oliveirense, Braga B, Rio Tinto, Benfica B e Vitória SC B.
Com um plantel composto por jogadores já com alguns anos de experiência na Segunda Liga, o Farense quer que haja “festa da Taça” a sul.
Onze Provável: Kritciuk, Baiano, André Pinto, Boly, Ricardo Ferreira, Luzi Carlos, Aarón ñiguez, Filipe Augusto, Rafa Silva, Stojiljkovic, Hassan
Com Paulo Fonseca ao leme, tendo em conta aquilo que tem demonstrado até então, o SC Braga volte a ser um forte candidato a terminar a temporada de forma muito positiva. Na pretérita temporada, o emblema da “cidade dos Arcebispos” foi finalista da Taça de Portugal, perdendo a final de forma dramática para o Sporting. Agora, o objetivo passa por regressar ao Jamor e o primeiro passo foi dado na deslocação a Viseu, em jogo da terceira eliminatória para defrontar o Académico local (0-3). A quarta eliminatória volta a colocar opor o Braga a uma equipa do segundo escalão nacional, desta feita o Farense. Independentemente dos escalões distintos em que militam, o duelo é igualmente exigente. Os bracarenses, que na próxima quinta-feira recebem o Slovan Liberec em jogo da Liga Europa, não descuram esta partida e pretendem dar sequência ao triunfo garantido em solo madeirense frente ao União, na última ronda.
Um dados que nos merece referência é o facto de o Braga se assumir, a par do FC Porto, como a melhor defesa do campeonato português com apenas quatro tentos consentidos ao cabo de 10 partidas.
Onze Provável: São Bento, Al Mowalad, Diogo Silva, Ubay Luzardo, Diogo Coelho, Bilro, Rashid, Loureiro, Harramiz, Leonço, Rambé
O Braga, que chegou à final na última edição da Taça, pretende repetir a presença no Jamor. Tem uma dura deslocação ao São Luís pela frente. Embora seja favorito, o Farense certamente colocará dificuldades aos comandados de Paulo Fonseca, que certamente sofrerão para triunfar.