Everton – Newcastle (Premier League)
As equipas do Everton e do Newcastle United têm encontro marcado para a próxima terça-feira, a propósito da 24.ª jornada da Premier League, que decorrerá, na íntegra, no decorrer desta semana. O terreno de jogo de Goodison Park, na cidade de Liverpool, será o palco do confronto entre “toffees” e “magpies”, dois conjuntos que, apesar de terem começado a temporada com perspetivas ligeiramente diferentes (com maior exigência para o Everton), chegam a esta fase do campeonato inglês com o mesmo registo pontual e, por isso, coladas na tabela classificativa, lado a lado ainda com o Arsenal.
O Everton aspira a terminar o campeonato numa posição confortável em relação à zona de descida, na sequência de uma primeira volta pouco convincente, que até levou ao despedimento de Marco Silva. A nova era, com Carlo Ancelotti, tem recolocado a equipa no seu caminho, como demonstra o 11.º lugar que os “toffees” ocupam nesta altura, com registo de 29 pontos, fruto de uma campanha com oito vitórias, cinco empates e 10 derrotas, onde apontou 26 golos e sofreu 33. A vantagem em relação à zona de descida é de sete pontos e a distância para o 5.º e 6.º lugares de apenas cinco.
O facto de o Everton, no período pós-Marco Silva, só ter perdido perante o Manchester City e o Liverpool é um indício do trabalho positivo que começou a ser desenvolvido por Duncan Ferguson e que tem conhecido continuidade sob o comando do experiente Carlo Ancelotti. Depois de vencer na receção ao Brighton, por 1-0, o Everton não conseguiu ganhar na última jornada da Premier League, tendo empatado na visita ao terreno do West Ham (1-1).
Onze provável: Pickford – Coleman, Mina, Holgate, Digne – Sidibé, Delph, Schneiderlin, Bernard – Kean, Calvert-Lewin
O Newcastle luta por escapar aos lugares de despromoção e, até ver, tem feito uma campanha bastante positiva nesse sentido. Os “magpies” chegam a esta jornada 24 na 12.ª posição da tabela classificativa da Premier League, com os mesmos 29 pontos de Everton e Arsenal, fruto de uma campanha onde a equipa venceu, até ao momento, em oito jogos, empatou em cinco e perdeu em 10. Ao todo, a equipa orientada por Steve Bruce segue com 22 golos marcados, porém 34 sofridos. O equilíbrio demonstrado ao longo de todo o campeonato deixa, contudo, o Newcastle numa situação confortável em relação ao objetivo da manutenção.
Nos tempos mais recentes, a equipa tem tido vários problemas devido à ausência de jogadores importantes na manobra de Bruce, por questões físicas. A resposta dada nas últimas duas semanas foi, apesar disso, bastante positiva, já que, nas últimas duas jornadas do campeonato, o Newcastle empatou fora com o Wolverhampton (1-1) e venceu, no último sábado, na receção ao Chelsea (1-0), com golo marcado ao cair do pano, numa partida dominada, na maior pate do tempo, pelos “blues”. A meio da última semana, os “magpies” garantiram o apuramento na FA Cup, ao vencer, por 4-1, contra o Rochdale, em casa, na repetição do jogo da 4.ª eliminatória.
Onze provável: Dubravka – Hayden, Fernández, Lascelles, Lejeune, Ritchie – Almirón, Shelvey, Longstaff, Saint-Maximin – Joelinton
O facto de a equipa do Everton reunir mais argumentos técnicos para levar os três pontos em disputa neste jogo deverá fazer com que o Newcastle opte por uma abordagem mais cautelosa e ponderada, o que, em teoria, deverá dificultar a tarefa dos “toffees”, que sentem mais dificuldades ao tentar penetrar sistemas defensivos fechados e bem organizados. O domínio, contudo, deverá pertencer ao Everton, que, perante o seu público, dificilmente não pontuará, tendo mesmo boas chances de regressar às vitórias após o empate em Londres, na última jornada. Num jogo que se prevê bastante tático e algo “amarrado”, a melhor opção passará pelo mercado de Everton ou Empate e menos de 3,5 golos, cotado a 1.58 na Betclic.