Brighton – Manchester City (Premier League)
Na 35.ª jornada da Premier League, as equipas do Brighton e do Manchester City têm confronto marcado para o próximo sábado, no Amex Stadium, em Brighton, à porta fechada. A equipa comandada por Graham Potter luta pela permanência, que está perto de obter, pelos oito pontos de vantagem que tem, neste momento, em relação ao antepenúltimo classificado Bournemouth. Já os “citizens” procuram confirmar matematicamente a vice-liderança, numa fase em que têm mais nove pontos que o Chelsea, o seu atual perseguidor mais direto.
Análise Brighton
A equipa do Brighton tem feito uma campanha ligeiramente equilibrada, tendo em conta o objetivo da permanência, e chega a esta 35.ª jornada do campeonato inglês na 15.ª posição da tabela classificativa, com registo de 36 pontos, menos seis que o Crystal Palace e mais cinco que o West Ham. Com vantagem de oito pontos em relação à zona de despromoção, os “seagulls” seguem com um somatório geral de oito vitórias, 12 empates e 14 derrotas, com 36 golos marcados e 47 golos sofridos.
Depois de dar um importante passo rumo à manutenção, ao vencer, por 0-1, na deslocação ao terreno do “lanterna vermelha” Norwich City, a equipa orientada pelo treinador Graham Potter voltou a cair, na última jornada, aquando da receção ao já consagrado campeão Liverpool (1-3). Dessa forma, o Brighton prossegue com um registo bastante equilibrado desde a retoma do futebol em Inglaterra: duas vitórias, um empate e duas derrotas. Curiosamente, em ambos os desaires as partidas decorreram contra dois dos atuais cinco primeiros classificados.
Onze provável: Ryan – Lamptey, Webster, Dunk, Burn – Bissouma, Stephens, Mac Allister – Mooy, Trossard – Maupay
Análise Manchester City
Falhado o sonho da conquista do tricampeonato, o Manchester City aponta baterias, no que falta jogar desta temporada, à Liga dos Campeões, que volta à ação no próximo mês de agosto. Na Premier League, os “citizens” têm o seu campeonato praticamente feito. Ocupam a 2.ª posição da tabela classificativa, com 69 pontos, menos 23 que o Liverpool e mais nove que o Chelsea, pelo que o 2.º lugar poderá ficar matematicamente confirmado já após a conclusão desta 35.ª jornada. Em 34 partidas, a formação de Manchester venceu 22 jogos, empatou três e perdeu nove, com registo de 86 golos marcados e 34 sofridos.
Na passada quarta-feira, o Manchester City recebeu e goleou o Newcastle, por 5-0, num jogo completamente dominado do início ao fim pelos pupilos do técnico espanhol Pep Guardiola. Foi a melhor resposta possível dada à surpreendente derrota, que sucedeu na ronda anterior, após a deslocação ao reduto do Southampton (1-0). Antes, o City tinha vencido – e aplicado “chapa 4” – na receção ao já campeão Liverpool, que caiu com estrondo no Etihad Stadium, ao perder por expressivos 4-0. Em sete jogos pós-retoma, o Manchester City soma cinco vitórias e duas derrotas.
Onze provável: Ederson – Walker, Stones, Laporte, Mendy – Rodri, Gündogan, De Bruyne – Foden, Gabriel Jesus, Sterling
Dica de Prognóstico
Este deverá ser, como de costume, um jogo com intenso domínio por parte da equipa do Manchester City, que tem sempre um volume de posse de bola muito superior ao do adversário e, contra um Brighton que vislumbrará a possibilidade de pontuar com o olhos a brilhar, a expectativa é de que sejam os “citizens” a dominar por completo no quesito da iniciativa de jogo. Tendo uma articulação ofensiva capaz de desmontar qualquer sistema defensivo, a equipa de Pep Guardiola deverá conseguir o volume de jogo ofensivo necessário para somar os três pontos, numa partida onde deverá conseguir criar várias oportunidades de golo, até porque o City surge com a motivação em alta depois da goleada aplicada ao Newcastle. Assim, a melhor opção será a de agregar o mercado de Manchester City a vencer juntamente com mais de 1,5 golos no jogo, com cotação de 1.38 na Betclic.