Borussia Dortmund – FK Krasnodar (Liga Europa)
A última presença do Borussia Dortmund na fase de grupos da Liga Europa remonta à temporada 2010/11. Os nove pontos conquistados num grupo onde também estavam Sevilha e PSG não foram suficientes para passar aos 16-avos-de-final. Agora, os homens de Tuchel procuram melhorar esse último dado estatístico e seguir para a fase a eliminar de uma prova que já conquistaram no anterior formato. O FK Krasnodar, clube russo cuja fundação é relativamente recente, estreou-se na competição na época anterior. Iniciou percurso na segunda pré-eliminatória, mas conseguiu mesmo chegar à fase de grupos após eliminar Sillamae, Diósgyor e a respeitável Real Sociedad.
Os alemães do Borussia Dortmund são favoritos absolutos à passagem na “pole” do grupo C. Juntamente com FK Krasnodar, PAOK e Qarabag, a missão será aparentemente mais fácil que na última ocasião em que estiveram na prova. A Liga Europa 2015/16 marca simultaneamente a estreia de Tuchel à frente do BVB em termos europeus. Analisando a carreira protagonizada pela equipa até agora, após ter eliminado Wolfsberger e Odd BK, não há sinais de que o técnico opte por poupar esforços neste contexto. Afinal, salvo uma ou outra excepção, fez alinhar o núcleo duro em todos os compromissos. A seriedade vem marcando o trajeto nesta Liga Europa. Se assim continuar a acontecer, é lógico que o finalista vencido da DFB Pokal surge como um dos mais fortes candidatos ao levantamento do ceptro final.
Na antevisão a este compromisso, ciente do potencial da equipa que orienta, Tuchel assumiu “respeitar os demais adversários do grupo C”, mas não deixou de dar relevo ao facto de o Borussia possuir uma “grande chance” de conseguir a qualificação para os 16-avos.
Em termos de Bundesliga, o Borussia Dortmund somou mais um triunfo no último fim-de-semana e manteve o registo exclusivamente vitorioso. Quatro jogos, igual número de vitórias, 15 (!) golos marcados e quatro sofridos – dois deles nesta última jornada, com o Hannover 96. Liderança partilhada com o Bayern de Munique.
Onze Provável: Burki – Ginter, Sokratis, Hummels, Schmelzer – Weigl, Kagawa, Gundogan – Hoffman, Mkhitaryan, Aubameyang.
O FK Krasnodar iniciou o percurso na presente edição da Liga Europa na terceira pré-eliminatória, diante do Slovam Bratislava – 5-3 no agregado da eliminatória. Na etapa subsequente, os russos impuseram-se diante diante do HJK. Uma vitória em casa por 5-1, seguida de um empate a zero na Finlândia, viabilizou a entrada na fase de grupos. Em termos de campeonato, o terceiro classificado da última temporada encontra-se no sexto posto quando estão decorridas oito jornadas. São três vitórias, três empates e duas derrotas. Fora de casa, embora ainda não tenha ganho qualquer jogo em contexto europeu, – 3-3 x Slovan e 0-0 x HJK – a formação soviética apresenta um bom registo longe do seu estádio a nível interno: Em quatro jogos, perdeu apenas por uma vez, diante do Lokomotiv de Moscovo. Destaque para uma grande vitória em São Petersburgo, a primeira do Zenit na atual campanha da Liga Russa. Nos outros dois jogos, venceu no estádio do Amkar e empatou a uma bola com o FK Rostov.
Onze Provável: Sinitsyn – Jedrzejczyk, Granqvist, Strandberg, Petrov – Gazinskiy, Akhmedov, Mamaev – Bystrov, Laborde, Smolov.
Mesmo que se registem algumas alterações no onze inicial, o Borussia Dortmund é totalmente favorito à conquista dos três pontos nesta receção ao FK Krasnodar. Os russos são, em teoria, candidatos à passagem no segundo posto, bem como os gregos do PAOK. Da última vez que estiveram inseridos nesta ronda, os homens orientados por Oleg Kononov defrontaram três adversários fortes: Everton, Wolfsburg e Lille. Ficaram no terceiro posto com seis pontos, resultado de uma vitória em Goodison Park, – já na última ronda, sem qualquer aspiração – dois empates no confronto com os franceses do Lille e também uma repartição de pontos na receção aos “Toffees”. Excluindo as duas goleadas sofridas às mãos do Wolfsburgo, o FK Krasnodar rubricou uma prestação positiva.