Benfica – Portimonense (Liga NOS)
Esta terça-feira, a equipa do Portimonense viaja até à cidade de Lisboa, onde irá defrontar, no Estádio da Luz, a equipa do Benfica, num confronto relativo à jornada 11 da Liga NOS. As “águias” não têm estado ao seu melhor nível e chegam a esta partida com cinco pontos de atraso, ainda que provisoriamente, para a liderança do rival Sporting. À procura de reagir à derrota na final da Supertaça Cândido de Oliveira, o conjunto de Jorge Jesus terá de ultrapassar a equipa de Paulo Sérgio, que ocupa o último lugar da tabela classificativa e que terá de atuar com um compromisso considerável para tentar surpreender e sair da visita à Luz com pontos no bolso.
Análise Benfica
A equipa do Benfica não tem feito uma temporada de acordo com o investimento realizado no último mercado de transferências e tem defraudado as grandes expectativas criadas no início da época. À entrada para a 11.ª jornada da Liga NOS, a formação liderada pelo treinador Jorge Jesus é apenas 2.ª classificada no campeonato, com 24 pontos, mais dois que o FC Porto e menos cinco que o Sporting, que já atuou nesta ronda e venceu. Em 10 partidas, a turma encarnada somou oito vitórias, zero empates e duas derrotas, com 23 golos marcados e 11 golos sofridos.
Na última quarta-feira, a equipa teve de lidar com o primeiro grande dissabor da temporada, ao perder a final da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao rival FC Porto, por 0-2, com mais uma exibição frouxa a todos os níveis, especialmente no segundo tempo. Na última jornada da Liga, o Benfica venceu fora o Gil Vicente, por 2-0, num jogo onde o resultado acabou por ser muito melhor do que a exibição, que até contribuiu para uma partida bastante equilibrada, mesmo com as “águias” em vantagem numérica durante toda a segunda parte.
Onze provável: Vlachodimos – Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo – Rafa, Weigl, Taarabt, Everton – Waldschmidt, Darwin
Análise Portimonense
A equipa do Portimonense desceu na última temporada ao segundo escalão dentro de campo, mas beneficiou da condenação do Vitória de Setúbal nos tribunais para se manter entre o escalão de elite do futebol português. Este início de época em 2020/21 tem sido bastante negativo, com o treinador Paulo Sérgio a resistir, para já, aos maus resultados. Por agora, na Liga NOS os algarvios estão mergulhados no 18.º e último lugar da tabela classificativa, com apenas oito pontos em 10 jogos, onde somou duas vitórias, dois empates e seis derrotas, com seis golos marcados apenas e 12 golos sofridos.
Há cerca de uma semana e meia atrás, na partida referente à última jornada do campeonato nacional, o Portimonense recebeu o Famalicão e procurava regressar às vitórias, depois da derrota na visita ao Vitória de Guimarães. Diante dos famalicenses, o conjunto de Portimão não conseguiu realizar uma grande exibição, o jogo acabou por contar com forte equilíbrio durante o tempo regulamentar e o 0-0 com que terminou ajustou-se ao que se passou em campo, ainda que pudessem ambas as equipas ter chegado ao golo, pelo volume de oportunidades criadas, sobretudo através de lances de bola parada.
Onze provável: Samuel – Moufi, Willyan, Antônio, Possignolo, Anzai – Luquinhas, Sá, Dener, Oliveira – Fabrício
Dica de Prognóstico
Pela diferença de qualidade técnica que existe entre os jogadores das duas equipas, este deverá ser um jogo onde o Benfica conseguirá elevados níveis de posse de bola, tal como até é habitual frente a equipas de menor dimensão, como é o caso. O Portimonense olhará para um empate como se de um triunfo se tratasse, pelo que deverá priorizar a sua organização defensiva, atuando com as linhas muito juntas e baixas no terreno de jogo, a tentar retirar espaço e capacidade de criação ao jogo ofensivo dos encarnados. Ora, nesse cenário o Benfica tem vindo a sentir muita dificuldade, mas não deixa de conseguir criar oportunidades, muito por culpa da elevada qualidade individual que tem ao dispor. Assim, prevê-se um jogo sem muitas oportunidades claras de golo, mas onde o Benfica acabe por conseguir superiorizar-se e cumprir os mínimos, que é vencer. Neste sentido, a melhor opção será a Vitória do Benfica e Menos de 4,5 golos no jogo, com cotação de 1.55 na casa de apostas Betclic.