Athletic Club – Girona (La Liga)
A atual campanha não tem corrido bem ao Athletic Club Bilbao, um dos únicos três emblemas espanhóis que nunca desceram de divisão. A equipa basca está em zona de descida e enfrenta o Girona no encerramento da ronda.
Eduardo Berizzo não resistiu à sequência de maus resultados e foi demitido do comando técnico do Athletic Club no início da passada semana, na sequência da derrota por três bolas a zero na visita ao reduto do Levante. Já na quinta-feira (6), a formação do Athletic repetiu a vitória da primeira volta na Copa do Rei e foi vencer ao reduto do Huesca por quatro bolas a zero, já sob a orientação de Gaizka Gartiano, um homem que conhece os “cantos à casa”.
A mudança no comando “mexeu” com a equipa do Athletic e os adeptos bascos esperam uma resposta neste embate com o Girona, até porque a formação de Bilbao tem capacidade para fazer muito mais do aquilo que se tem verificado. Em 14 partidas para o campeonato espanhol, o Athletic venceu apenas uma vez, somou oito empates e consentiu cinco derrotas. No ataque, encontrou o caminho para as redes adversárias em 14 ocasiões e consentiu 23 golos.
Balenziaga (lesionado), Yuri, Iñigo Martínez e Nolaskoian (lesionados) são baixas confirmadas. Mikel Rico, Guruzeta e Ganea estão em duvida.
Onze Provável: Herrerín, Capa, Álvarez, Núñez, Marcos, Etxebarria, Dani García, Raul García, Williams, Muniain, Aduriz
O Girona leva mais dez pontos conquistados que o Athletic até à data e luta pelos lugares de acesso às provas europeias da próxima temporada. Apesar da saída de Pablo Machín para o Seviha, Girona continua a deixar uma boa impressão no escalão máximo do futebol espanhol com Eusebio Sacristán ao leme.
Há oito jogos oficiais que o Girona não conhece o sabor da derrota, tendo conquistado cinco triunfos nesta sequência, o último deles em casa, diante do Alavés, para a Copa do Rei. Nota ainda para dois triunfos nas deslocações mais recentes, ainda para mais frente a dois adversários de qualidade como o Valência (0-1) e o Espanyol (1-3). Curiosamente, as três derrotas consentidas pela formação do norte de Espanha até à data aconteceram no seu próprio terreno, sendo que segue invicta fora de portas.
O Girona fez pelo menos um golo em quatro dos últimos cinco desafios que disputou.
Johan Mojica, Aday Benítez, Carles Planas, Patrick Roberts e Marc Muniesa não reúnem condições para ir a jogo, todos por lesão.
Onze Provável: Iraizoz, Espinosa, Juanpe, Ramalho, Porro, Granell, Aleix García, Pons, Borja García, Portu, Stuani
O Girona deverá ser capaz de evitar a derrota neste duelo com o Girona.