Alavés – Real Madrid (La Liga)
Motivado na sequência de dois triunfos consecutivos, o Alavés recebe o líder Real Madrid, emblema que a meio da semana defrontou o PSG. Na época passada, os “merengues” deixaram três pontos em Vitória, no País Basco, situação que desta feita querem evitar.
O Alavés está seis pontos acima da linha de perigo, margem interessante ao cabo de 14 jornadas. A formação do País Basco venceu nas duas jornadas últimas jornadas e sem sofrer golos, ao receber e vencer o Valladolid por três a zero e triunfar no reduto do também basco Eibar por duas bolas sem resposta. A vitória no Ipurua foi a primeira desta equipa a jogar fora de portas para a La Liga 2019/20, sendo que o melhor que o empate a um no Getafe correspondia ao único êxito fora de portas até então.
Tradicionalmente forte em casa, o Alavés conquistou 12 dos 18 pontos que atualmente possui a jogar como visitado. Até então, só o Sevilha conseguiu deixar o Mendizorroza com os três pontos, reduto em que o Atlético de Madrid treinado por Diego Simeone não foi além de uma igualdade (1-1).
Lucas Pérez e Joselu têm sido os marcadores de serviço no Alavés, sendo que contabilizam 13 tentos entre si, sem descurar a qualidade de Aleix Vidal, elemento que habitualmente completa o trio mais avançado desta equipa. Há oito jogos consecutivos que o Alavés marca pelo menos um golo, registo que ambiciona prolongar nesta receção ao Real Madrid, contando com o apoio dos seus adeptos num momento em que a equipa aparenta estar muito confiante. Se resumirmos a realidade observada aos últimos três encontros, note-se que o Alavés marcou dois ou mais golos em cada um deles.
Dani Torres é a única duvida na equipa do Alavés.
Onze provável: Pacheco, Duarte, Ely, Laguardia, Aguirregabiria, Pina, Wakaso, García, Vidal, Pérez, Joselu
O Real Madrid atravessa uma das melhores fases da temporada e a atual série invicta prolonga-se há sete jogos, cinco deles com vitórias para a formação “merengue”. A meio da semana, a equipa treinada por Zinedine Zidane recebeu e empatou com o PSG a duas bolas, mas os adeptos não ficaram satisfeitos com o saldo final do desafio: afinal, o Real esteve a vencer por duas bolas a zero e sofreu dois tentos num espaço de dois minutos, na etapa final do encontro, permitindo ao conjunto parisiense conquistar um ponto. Além da vantagem desperdiçada, o Real tem outra situação a lamentar: a saída de Eden Hazard por lesão, internacional belga que vai falhar esta visita ao reduto do Alavés, juntando-se a Asensio, James e Vázquez na lista de jogadores entregues aos cuidados do departamento médico. Varane também está em duvida.
Após as vitórias ante Eibar (0-4) e Real Sociedad (3-1) para o campeonato, o Real quer continuar “colado” ao líder Barcelona. Para isso, só pode pensar em vencer Vitória, no País Basco. O Real perdeu apenas um dos últimos 13 jogos que disputou para a La Liga, em Mallorca (1-0), cenário que espera que não se repita nesta ocasião.
Para esta visita ao reduto do Alavés, perspetivam-se algumas mexidas no onze em relação ao encontro com o PSG. Na defesa, Mendy deverá atuar pela esquerda, ao passo que Militão tem tudo para ser titular no eixo defensivo. Luka Modric deverá voltar a assumir a “batuta” da equipa, ao passo que na frente, Benzema deverá ser apoiado de perto por Rodrygo e Gareth Bale. O segundo melhor ataque da La Liga (28 golos marcados em 13 jogos) só não conseguiu levar a melhor diante da organização defensiva contrária em duas ocasiões, nomeadamente nas visitas ao Atlético (0-0) e ao Mallorca (1-0). O Real marcou dois ou mais golos em quatro dos últimos cinco encontros que disputou.
Onze provável: Courtois, Carvajal, Militão, Ramos, Mendy, Casemiro, Modric, Valverde, Rodrygo, Bale, Benzema
O Real Madrid é favorito à conquista dos três pontos neste desafio e estamos em crer que vai mesmo conseguir cumprir esse objetivo, mas o bom momento que os donos da casa vivem, aliada ao facto de jogarem perante os seus adeptos, sem esquecer a qualidade dos dianteiros, faz-nos crer que o Alavés vai conseguir marcar.