Holanda – Bielorrússia (Euro 2020)
A selecção da Holanda e da Bielorrússia colocam-se frente a frente esta quinta-feira no De Kuip, num desafio a contar para a 1ª jornada do Grupo C da fase de qualificação ao Euro 2020. Os holandeses têm crescido sob as ordens de Ronald Koeman e chegam aqui à procura de arrancar nesta fase de qualificação da melhor forma possível. Do outro lado chega uma Bielorrússia que esteve a grande nível na Liga das Nações da UEFA, não perdendo nenhum jogo nem concedendo nenhum golo nos 6 jogos disputados na prova.
A Holanda faz então parte do Grupo C desta fase de qualificação ao Euro 2020, onde para além desta Bielorrússia estão também inseridas selecções como a Alemanha, Estónia e Irlanda do Norte. A Laranja Mecânica tem trabalhado por voltar a merecer essa alcunha, e isso comprova-se nos seus últimos quatro jogos, onde enfrentou a França e a Alemanha na Liga das Nações e a Bélgica num jogo amigável. A Holanda começou então por vencer a Alemanha (3-0), empatando depois contra a Bélgica (1-1), venceu a França (2-0) e depois um empate, novamente contra a Alemanha (2-2).
Esta é uma selecção em forma crescente, cada vez com mais qualidade mesmo apesar de contar com vários jogadores jovens. A espinha-dorsal da equipa é muito bem constituída, começando por Cillessen na baliza, Virgil van Dijk e Matthijs de Ligt no coração da defesa, Wijnaldum e Frenkie de Jong no centro de terreno, e avançados como Depay e Babel. A Holanda irá querer entrar com o pé direito nesta fase de qualificação, e somar 3 pontos nesta jornada inaugural será muito bom para a moral da equipa.
Onze Provável: Cillessen – Dumfries, Dijk, Ligt e Blind – Wijnaldum, Jong e Roon – Bergwijn, Depay e Babel.
A Bielorrússia, por sua vez, encontra-se num agrupamento com duas fortes selecções como esta Holanda e a Alemanha, mas isso não a impede de continuar a sonhar com a qualificação. Esta selecção realizou uma campanha muito positiva na Liga das Nações da UEFA, onde se qualificou ao Grupo C depois de ter conseguido o 1º lugar do Grupo 2 do Grupo D, onde faziam parte o Luxemburgo, Moldávia e San Marino, disputando 6 jogos nesse agrupamento onde evitou sempre a derrota, conseguiu apontar 10 golos sem conceder nenhum em resposta.
No entanto, esta não se trata de uma selecção com nomes sonantes na Europa, até porque não conta com nenhum jogador a disputar um das cinco principais ligas europeias, com grande parte dos elementos a disputarem o principal campeonato da Bielorrússia. O adversário em campo é muito talentoso, e isso obrigará os bielorrussos a estarem extremamente atentos no processo defensivo.
Onze Provável: Chichkan – Shitov, Martynovich, Sivakov e Polyakov – Dragun, Hleb, Maevski, Savitski e Stasevich – Saroka.
A Holanda joga com a Alemanha no domingo e vencer aqui daria já um bom impulso de confiança aos jogadores. A diferença de talento entre estas duas selecções em campo é grande, e a Holanda deverá conseguir uma vitória expressiva, com Cillessen a dever passar uma noite tranquila.