Foram ontem anunciados os 23 candidatos ao Ballon d’Or, prémio atribuído pela FIFA ao melhor jogador do planeta.

Antes, no sábado, o jornal italiano TuttoSport anunciou os 40 candidatos ao Golden Boy 2014, distinção que coroa o melhor jogador com menos de 21 anos a atuar na Europa. A votação é levada a cabo por jornais dos vários países do Velho Continente, que elegem cinco nomes e distribuem pontuação (que varia entre 1 e 10 valores) consoante as respetivas preferências. A estes dados há que somar as votações dos internautas, à disposição no portal do jornal transalpino.

O atual detentor do prémio que já conta com mais que uma década de existência é Paul Pogba, médio francês que foi também considerado o melhor jovem do último Mundial e recentemente prolongou contrato com a Juventus.

Para o concurso deste ano, Raheem Sterling surge como absoluto favorito à sucessão. Urge fazer uma viagem até à lista dos 40 nomes promissores, conhecer as realidades competitivas em que estão inseridos e, claro, os principais atributos dos nomes de maior nomeada que podem ameaçar a previsível condecoração de Sterling.

Distribuição por Campeonatos

Sem surpresa, os principais campeonatos são os mais representados, com domínio da Premier League, que conta com nove embaixadores nesta lista. Segue-se a Bundesliga com seis representantes, e o campeonato espanhol fecha o pódio com cinco. Também não será estranho aferir que a Eredivisie – principal escalão holandês – surge como o campeonato underground mais representado, em igualdade com a Série A italiana e a Ligue 1 francesa.

Quantos aos elementos que, de uma forma ou de outra, se encontram associados a Portugal, há quatro nomes a destacar: Bruma, Eric Dier, Oliver Torres e Luka Zahovic.

Após a polémica saída de Alvalade, Bruma rumou à Turquia para defender as cores do Galatasaray. Fez capas de tablóide e foi notícia de destaque dos telejornais durante dias, mas não voltou a ter tanto mediatismo pelas boas exibições ao serviço do emblema turco. Uma rotura nos ligamentos afastou-o durante grande parte da temporada passada, regressando na nova temporada mas sem o estatuto de titular absoluto na equipa otomana. Aos 20 anos, integra a lista proposta pelo TuttoSport onde também está Eric Dier, outro jogador formado na Academia leonina que, no entanto, nasceu na pátria que recentemente o viu regressar e pela qual é internacional. Nos Spurs tem estado em bom plano, assumindo-se como totalista em sete dos nove jogos já realizados ao serviço da equipa londrina na Premier League.

Luka Zahovic

Luka Zahovic, do Maribor, e o golo marcado ao Sporting CP, na presente edição da Liga dos Campeões

Luka Zahovic também merece ser categorizado como representante luso, ou não tivesse nascido precisamente em Guimarães, cidade berço. Deu os primeiros passos na formação do Benfica por influência do pai, mas trocou os relvados portugueses pelos eslovenos quando ainda jogava futebol de 7. A quem ainda não o conhecia, fez questão de se apresentar no arranque da nova época, com o golo apontado ao Sporting em plena Liga dos Campeões na defesa das cores do Maribor. Aos 18 anos (a 15 de novembro faz 19), é o melhor marcador da Prva Liga, contando com oito golos apontados em 12 jogos. Em traços gerais, destaca-se pela capacidade técnica, mobilidade, e rapidez de execução.

Quanto à competição nacional propriamente dita, há um atleta que já esteve entre os candidatos do ano passado, embora estivesse inserido noutro cenário competitivo: Óliver Torres, emprestado pelo Atlético de Madrid ao FC Porto, é o representante do campeonato português.

Além de Bruma e Dier, há outros dois nomes que constam da lista que já atuaram em território nacional. O virtuoso Lazar Markovic que só precisou de uma época para demonstrar todo o seu talento e carimbar o passaporte para a Premier League, e Derlis Gonzalez, jogador que passou pelos quadros também do Benfica com bem menos mediatismo. Atualmente, o paraguaio encontra-se no Basileia às ordens do português Paulo Sousa.

Campeonato Espanhol: Gerard Deulofeu (Sevilla), Aymeric Laporte (Athletic Bilbao), Munir El Haddadi (Barcelona), Saul Ñiguez (Atlético Madrid), Sandro Ramirez (Barcelona).

Campeonato Inglês: Nabil Bentaleb (Tottenham), Calum Chambers (Arsenal), Adnan Januzaj (Manchester United), Lazar Markovic (Liverpool), Eric Dier (Tottenham), Luke Shaw (Manchester United), Raheem Sterling (Liverpool), John Stones (Everton), Kurt Zouma (Chelsea).

Campeonato Italiano: Domenico Berardi (Sassuolo), Franco Bernardeschi (Fiorentina), Kingsley Coman (Juventus), Keita Balde Diao (Lazio), Mateo Kovacic (Inter).

Campeonato Alemão: Hakan Calhanoglu (Bayer Leverkusen), Gianluca Gaudino (Bayern Munich), Mathias Ginter (Borussia Dortmund), Julian Green (Hamburgo), Pierre-Emile Hojbjerg (Bayern Munich), Maximilian Meyer (Schalke).

Campeonato Francês: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Benjamin Mendy (Marseille), Lucas Ocampos (Monaco), Divock Origi (Lille), Adrien Rabiot (Paris Saint-Germain).

Outras Ligas: Bruma (Turquia – Galatasaray), Derlis Gonzalez (Suíça – Basel), Arkadiusz Milik (Holanda – Ajax), Aleksandr Mitrovic (Bélgica – Anderlecht), Nikola Ninkovic (Sérvia – Partizan Belgrade), Denis Praet (Bélgica – Anderlecht), Óliver Torres (Portugal – Porto), Tonny Vilhena (Holanda – Feyenoord), Jetro Willems (Holanda – PSV), Luka Zahovic (Eslovénia – Maribor).

Todos Contra Sterling

Raheem Sterling

Raheem Sterling, o jamaicano do Liverpool, é o mais forte candidato a vencer o Golden Boy 2014

Sterling é consensualmente considerado o mais forte candidato à conquista do troféu. O precoce – aos olhos da sociedade ocidental – atleta nascido na Jamaica que aos 19 anos já é pai de três filhos, agarrou a oportunidade cedida por Brendan Rodgers e é um dos babies do técnico dos Reds. A forma descomplexada com que encara os jogos e a ousadia pouco comum num jovem da sua idade seduziram Anfield.

Na época passada, na nação dos três leões, integrou o mortífero trio dos Ss. Sturridge – Suárez – Sterling foram figuras do futebol ofensivo de um Liverpool renascido e em dívida para com os pergaminhos do clube. Embora a conquista do título não tenha sido conseguida, fica registado o importante regresso à Liga dos Campeões, prova já conquistada pelo emblema britânico em cinco ocasiões. Na nova época, Sterling tem sido um dos poucos pontos mais de um Liverpool que tarda em exibir qualidade, destoando do cenário geral.

Com apenas 1,70m, vingar num futebol físico como o inglês não tem sido problema para Sterling. Pela direita do ataque, compensa essa fragilidade com uma assinalável rapidez de execução, dribles desconcertantes, e inteligente exploração dos espaços vazios.

Arkadiusz Milic: O Preferido dos Internautas

Na altura da recolha dos dados que servem de base a este artigo, Arkadiusz Milic liderava, algo surpreendentemente, a votação dos leitores do TuttoSport.

O avançado que marcou um dos golos da histórica vitória da Polónia sobre a Alemanha pertence aos quadros do Bayer Leverkusen, mas encontra-se emprestado aos holandeses do Ajax. É visto como o jogador polaco mais promissor da atualidade. Ocupa o centro do ataque, e as comparações a Robert Lewandowski surgem com naturalidade.

Milik é um jogador com presença na área contrária, fisicamente imponente, oportuno, com facilidade em termos de finalização. Remata com ambos os pés, tecnicamente exibe qualidade.

El Haddadi, Jóia Culé

Munir El Haddadi

Munir El Haddadi, jogador na moda em Barcelona, marcou 2 golos ao SL Benfica na final da UEFA Youth League

Munir El Haddadi é um dos jogadores da moda. Os golos e as boas prestações na edição inaugural da UEFA Youth League que conquistou ao serviço do Barcelona deram-lhe uma enorme projeção, ao ponto de merecer a confiança de Luís Enrique e Vicente Del Bosque.

Nascido nos arredores de Madrid, o jogador de ascendência marroquina revela profunda influência do futebol de rua no seu jogo. Bisou na final da UEFA Youth League frente ao SL Benfica, com um segundo golo verdadeiramente sensacional. Podendo jogar no centro do ataque ou descaído sobre um dos flancos, El Haddadi foi titular em várias ocasiões pela principal equipa do Barça neste arranque de temporada e estreou-se recentemente pela La Roja, num amigável frente à Macedónica

Jogador de elevado calibre técnico, com bons argumentos tanto no drible curto como longo e facilidade de remate, promete ombrear com Sterling pela conquista do galardão.

Sandro Ramirez, seu colega de clube, também é candidato, restando fazer referência ao canterano Deulofeu, talentoso jogador atualmente no Sevilha.

Nem Só no Ataque Está a Virtude

O Golden Boy 2014 assinala a 11ª edição do concurso, mas ao longo dos anos, nunca houve lugar a distinção para um jogador do setor mais recuado. Não obstante, importa referenciar a presença de executantes de qualidade talhados para funções defensivas nesta lista.

Mattías Ginter surge, inevitavelmente, como uma das principais figuras de um possível desvio do padrão habitual. Notabilizou-se ao serviço do Friburgo, emblema da localidade em que nasceu, e joga atualmente no Borussia Dortmund. A solidez, o critério no posicionamento, a eficácia no passe e a assertividade no desarme fazem de Ginter um dos jogadores alemães com maior potencial. Pelas características descritas, pode jogar mais subido no terreno, na condição de médio-defensivo que é também de Saúl Ñiguez, outros dos espanhóis integrados na lista. Associado ao Benfica no último defeso, o médio colchonero destaca-se pela inteligência, pela capacidade de ocupação dos espaços e apoio aos laterais, qualidade no passe, e taxa de sucesso no desarme.

Marquinhos é o único candidato de nacionalidade brasileira na lista. O central do PSG que foi recentemente associado ao Barcelona é um dos quatro representantes do campeonato francês, concorrendo com o seu talentoso colega de equipa Adrien Rabiot.

Calcio

Domenico Berardi

Domenico Berardi, do Sassuolo, o futuro do calcio passa por aqui

O campeonato italiano está longe de ser reconhecido por ser pródigo na revelação de jovens talentosos, mas pode gabar-se de albergar o vencedor do prémio do ano passado e apresenta dois atletas de nível para o novo ano: Berardi e Kovacic.

Kingsley Coman, avançado da Juventus nascido em 1996, terá dificuldade em garantir que o troféu vá novamente para Turim.

Domenico Berardi, jogador do Sassuolo que na passada temporada destruiu o AC Milan aplicando um póquer ao histórico rossonero, é um verdadeiro perigo no último terço, destacando-se pela qualidade nos duelos individuais e pela perspicácia que denota. É detentor de uma belíssima canhota, bem ao nível da de Bernardeschi, o talentoso viola desta lista.

Kovacic, por seu turno, também dispensa apresentações: talento balcânico no meio-campo do Inter.

Ameaça Germânica

Hakan Çalhanoglu é a figura de proa entre as promessas da Bundesliga. O médio ofensivo nascido em Mannheim é um dos elementos da sufocante máquina que é o Bayer de Roger Schmidt. Intenso ao estilo da própria equipa, tecnicamente desenvolto e rápido são os principais traços de um atleta que assume o jogo sem complexos e gosta de ter a bola no pé.

Além do já referenciado Ginter, não esquecer também Gaudino e Hojbjerg – intrinsecamente bem entregues a Pep Guardiola – e Julian Green, o promissor jovem norte-americano que esteve no Mundial.

Com os dados já lançados, impõe-se que deixe a sua opinião. Para o efeito, consulte o portal do TuttoSport e escolha o seu favorito:

Boas Apostas!