Girona – Real Valladolid (La Liga)
O pontapé de saída na La Liga 2018/19 será dado esta sexta-feira (17) na Catalunha. O Girona, uma das boas sensações da última temporada em solo espanhol, recebe o recém-promovido Real Valladolid.
A última época foi de estreia para o Girona no escalão máximo do futebol espanhol, mas ninguém diria olhando ao desempenho rubricado pela equipa catalã, capaz de se intrometer na luta pelo acesso à Europa durante boa parte da competição, tanto que viria a terminar na primeira metade da tabela classificativa. Pablo Machín, timoneiro da equipa na última época, rumou ao Sevilha e para o seu lugar chegou Eusebio Sacristán, treinador que tinha abandonado a Real Sociedad a meio da última temporada.
O Girona não esteve particularmente ativo no mercado de transferências e esforçou-se essencialmente para manter a base do ano transato, apostando, por exemplo, na compra definitiva e Muniesa, jogador que se encontrava no clube a título de empréstimo. Repetir o desempenho da última época não será fácil, mas o Girona tem tudo para rubricar uma temporada tranquila.
Na pré-época, nota para dois resultados interessantes: as goleadas aplicadas ao Tottenham (4-1) – ainda que os “Spurs” estivessem muito desfalcados nessa altura – e aos australianos do Melbourne City (6-0). No derradeiro ensaio antes da estreia, o Girona perdeu com o Reus por uma bola a zero.
O bom desempenho caseiro foi um dos segredos para a campanha do Girona na última época, apesar de ter perdido os últimos quatro encontros perante os seus adeptos na La Liga 2017/18. Johan Mojica (lesionado), Aday Benítez (suspenso) são baixas confirmadas.
Onze Provável: Bono, Porro, Espinosa, Juanpe, Muniesa, Pons, Granell, Aleix García, Borja García, Portu, Stuani
Quatro anos depois, o Real Valladolid está de regresso ao principal escalão do futebol espanhol. Os “Pucelanos” asseguraram a subida de divisão via “play-off” ao surpreenderem, por exemplo, o Real Saragoça, emblema que era tido como um dos principais candidatos à ascensão.
Caso queira permanecer no escalão máximo do futebol espanhol, o Real Valladolid terá que melhorar muito o seu desempenho a nível defensivo. A equipa não tem estado muito ativa no mercado de transferências, mantém a base da época passada praticamente por inteiro e essa situação faz com que o Valladolid figure como um dos principais candidatos à descida de divisão. Daniele Verde, emprestado pela Roma, é o principal reforço para a nova época. Até ao fecho do mercado, a direção do clube ainda deverá ir ao mercado.
David Mayoral, Ivi e Luismi estão fora das contas para esta partida devido a lesão.
Onze Provável: Masip, Moyano, Olivas, Calero, Nacho, Mohamed, Fernández, Plano, Keko, Suarez, Ramos
O Girona joga em casa frente a uma formação recém-promovida que ainda deverá precisar de ir ao mercado para aumentar a sua capacidade de resposta no escalão máximo. Optar por uma vitória dos donos da casa ou no número de golos que vão marcar poderá ser uma opção interessante.