Gil Vicente – Benfica (Liga ZON Sagres)
O Gil Vicente recebe no Estádio Cidade de Barcelos o Benfica, em jogo a contar para a 7ª jornada da Liga ZON Sagres. O Gil Vicente ocupa à entrada para esta jornada o 5º lugar da classificação geral, fruto de 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Em caso de vitória os gilistas subiriam ao 4º lugar e caso o SC Braga não consiga vencer, poderão mesmo chegar ao 3º lugar da geral. São portanto excelentes indicadores para a equipa orientada por Paulo Alves, que assim ganha ainda maior motivação para defrontar as águias e tentar contraria o estilo de jogo do Benfica. O Gil Vicente vem de duas vitórias consecutivas na prova, a primeira por 4-3 sobre o Moreirense em casa, e a última sobre o Nacional por 0-1 na Choupana. Nas duas últimas partidas oficiais, o Gil Vicente perdeu primeiro por 1-2 em casa com a Naval e foi eliminado da Taça da Liga, onde na temporada passada só perdeu com o Benfica na final, e no passado fim de semana venceu o Gondomar por 0-2 após prolongamento, em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Na temporada passada o Gil Vicente conseguiu um precioso empate por 2-2 em Barcelos com o Benfica, e já esta temporada empatou por 0-0 com o FC Porto, contrariando as ambições dos bi-campeões nacionais.
Para este jogo o técnico Paulo Alves poderá voltar a contar com Brito, que recuperou favoravelmente da sua lesão e é opção para a partida. De fora da partida ficam Luan, Daniel e Tiero, todos lesionados. É portanto um Gil Vicente na máxima força, que tem excelentes indicadores no que diz respeito aos jogos frente a equipas grandes, como o Benfica, FC Porto, Sporting e Braga, conforme foi possível de registar na temporada passada e já neste início de campeonato. O técnico Paulo Alves falou das dificuldades que espera para a partida, mas também referiu que o Gil possuiu as suas armas, e que tentará tirar partido das debilidades do Benfica no sector defensivo.
O Benfica, por seu turno, chega a esta 7ª jornada da Liga ZON Sagres na liderança do campeonato, fruto de 4 vitórias e 2 empates nas seis primeira rondas da competição, com parciais de 16 golos marcados e 6 sofridos. Embora seja o melhor ataque da Liga, o Benfica tem demonstrado dificuldades para superar os seus adversários. Na viagem a Paços de Ferreira, pese embora tenha vencido por 1-2, o Benfica teve inúmeras dificuldades para somar os três pontos. Seguiu-se uma derrota caseira por 0-2 aos pés do todo poderoso Barcelona para a Liga dos Campeões, e na jornada seguinte nova vitória sofrida por 2-1 sobre o Beira-Mar no Estádio da Luz. No passado fim de semana os encarnados foram a Freamunde vencer a equipa local por 0-4 para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, num jogo teoricamente fácil para o Benfica, mas a meio da semana a equipa viajou até à Rússia para perder por 2-1 com o Spartak de Moscovo para a Liga dos Campeões, e tornar as contas do apuramento europeu cada vez mais complicadas. É portanto um Benfica que ao nível doméstico vence, mas não convence, e que ao nível Europeu tem sido um completo desastre.
Para este jogo o técnico Jorge Jesus falou da importância de Luisão na equipa, e a falta que o central brasileiro tem feito no eixo defensivo dos encarnados. Além de Luisão que continua a cumprir castigo até 14 de Novembro próximo, ficam de fora também Pablo Aimar, Nolito e Carlos Martins, três médios criativos que muita falta têm feito ao Benfica, especialmente o maestro argentino que pautava o jogo ofensivo dos encarnados. A única boa notícia é o regresso de Cardozo às opções técnicas, ele que até jogou alguns minutos em Moscovo a meio da semana, mas que não conseguiu fazer a diferença no jogo. Para número 10 do Benfica, o técnico Jorge Jesus tem à sua disposição André Gomes, um canterano que tem dado nas vistas e até marcou um golo ao Freamunde no passado fim de semana. Certo é que os encarnados apresentarão debilidades no meio-campo e no eixo central da defesa, como tem vindo a acontecer ao longo das últimas partidas.
Ao nível de confrontos directos recentes entre ambas as equipas, os resultados são os seguintes:
Benfica | 2-1 | Gil Vicente | Taça da Liga 2011/12 |
Benfica | 3-1 | Gil Vicente | Liga ZON Sagres 11/12 |
Gil Vicente | 2-2 | Benfica | Liga ZON Sagres 11/12 |
Espera-se uma partida complicada para os encarnados, num terreno difícil e frente a um Gil Vicente que é defensivamente muito forte. Os gilistas já este ano concederam um empate sem golos frente ao FC Porto, e na temporada passada roubaram também 2 pontos ao Benfica na luta pelo título. Embora o Benfica seja favorito, por ser tecnicamente a melhor equipa, a verdade é que espera-se um Gil Vicente forte, concentrado e muito pragmático no seu jogo, como vendo sendo hábito nos jogos com grandes equipas.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus