Frankfurt – Darmstadt (Bundesliga)
O Frankfurt entra na nova temporada da Bundesliga 2023/24 a jogar em casa, no Deutsche Bank Park. A formação da casa tem sempre aspirações europeias, mas esta temporada tem um “extra” que pode fazer a equipa ir além da posição da última temporada. Sob o comando de Dino Toppmoller espera-se mais, ou não tivesse o técnico trabalhado como assistente de Julian Nagelsmann, no Leipzig e Bayern de Munique. E nada melhor que receber um adversário teoricamente mais acessível como é o caso do recém-promovido Darmstadt. A formação forasteira regressa à elite do futebol germânico depois de um interregno de 6 anos, quando foi rebaixado em 2017. Os vice-campeões da Bundesliga 2, na época passada têm com o objectivo maior a manutenção no principal escalão do futebol alemão. Um desafio bem alto para Torsten Lieberknecht, uma vez, em quatro, é que o Darmstadt conseguiu assegurar a manutenção na Bundesliga.
Análise Frankfurt
A equipa do Frankfurt deu uma época sem grandes motivos para comemoração, em 2022/23. O 7º lugar, com que terminou a Bundesliga deixou um “amargo de boca”, sobretudo porque viu concorrentes como o Friburgo ou o União de Berlim conseguirem bem melhor. Ficou aquém do esperado, numa época morna, quer nos jogos em casa, quer mesmo na condição de visitante. E se ficou um sentimento de desilusão, no campeonato, o que dizer na Taça da Alemanha, uma vez que foi chegou à final mas não levantou o troféu.
Mas, uma nova temporada chegou e com ela renovadas esperanças, sobretudo para os adeptos do Frankfurt. Cientes que podem ir mais além, a direção fez uma “aposta de risco”, mas com potencial e que faz crescer “água na boca” aos adeptos. Torsten Toppmoller é o novo timoneiro da equipa, e desde logo chega com a responsabilidade mas também o know-how de ter trabalhado com um dos técnicos mais conceituados no futebol alemão. Trabalhou com Julian Nagelsmann em dois clubes diferentes e com fortes ambições, como o Leipzig e o Bayern de Munique. Aqui estarão de mãos dadas a “inexperiência” enquanto treinador principal, mas com muito conhecimento e sobretudo uma filosofia de jogo que poderá assentar como uma luva e levar o Frankfurt para outro patamar.
Para já a amostra é ainda muito curta, mas ficou o “cheirinho” daquilo que o Frankfurt poderá fazer, quando no primeiro jogo oficial venceu e convenceu, num triunfo “gordo” sobre o Lokomotive de Leipzig, em jogo a contar para a Taça da Alemanha. Um resultado que animou os adeptos, sobretudo depois de uma pré-temporada onde foi notória o processo natural de assimilação, por parte da equipa às novas ideias do seu treinador.
Onze provável: Trapp; Koch; Hasebe; Pacho; Buta, Ebimbe, Skhiri; Lindstrom, Gotze; Kolo Muani
Análise Darmstadt
A equipa do Darmstadt não queria certamente este começo de temporada na Bundesliga. De facto são muitos os obstáculos contra os quais terá de lutar para chegar ao seu principal objectivo – a permanência. Desde logo existe uma diferença significativa de orçamento que não se pode ignorar e que tem, quase sempre, um forte impacto no desempenho da equipa. Por outro lado, terá de tentar contrariar a sua história na Bundesliga e que diz que apenas em 1 ocasião a equipa conseguiu o seu objectivo – a manutenção. E como não há duas sem três, o Darmstadt ainda terá de contrariar o histórico negativo que tem quando joga no terreno do Frankfurt onde apenas venceu o primeiro embate mas perdeu os dois seguintes.
Também a pré-temporada não foi famosa para o Darmstadt. A equipa não conseguiu uma única vitória, contabilizando 2 empates e 2 derrotas. No primeiro embate não foi capaz de derrotar o Norwich (0-1). No segundo jogo não conseguiu melhor, sendo que o adversário era ainda mais acessível. Nova derrota, agora por (2-0) com o modesto Giessen. Mais dois encontros se seguiram, mas manteve-se uma nota dominante: a equipa não conseguiu marcar qualquer golo. Primeiro diante do Karlsruher não indo além do nulo (0-0) e depois com o Sandhausen repetindo o mesmo placard (0-0). O último embate foi com um adversário de maior reputação e chegou nova derrota, nesse caso diante do Liverpool por (3-1). Esperava-se que os golos e os bons resultados chegassem com os jogos oficiais mas foi ainda pior. Em jogo a contar para a Taça da Alemanha, o Darmstadt foi ao terreno do modesto Homburg e foi “despachado” com um incrível (3-0).
Onze provável: Schuhen; Klarer, Zimmermann, Riedel; Nurnberger, Mehlem, Holanda, Karic; Manu, Honsak; Hornby
Dica de Prognóstico
A equipa do Frankfurt tem uma maior qualidade e potencial, relativamente ao Darmstadt, como ficou bem evidente e referenciado anteriormente. Além disso joga em casa, onde habitualmente é uma equipa muito difícil para qualquer adversário. Também os sinais mostrados na pré-temporada mostram uma diferença muito grande entre ambas equipas. O único handicap positivo a que o Darmstadt se poderá “agarrar” é o facto do Frankfurt estar ainda numa fase de assimilação de processos de jogo. Mas, mesmo assim, foi dada uma boa resposta no último jogo, ao contrário do que se passou com o Darmstadt. Diria mesmo que são duas equipas em sentido contrário e que torna muito favorito o Frankfurt.
Está apetecível o handicap (-1.5) a cotar no par, na Betano, mas por ser ainda um jogo de 1ª jornada, e acreditando que o Frankfurt fará mais de um golo, é também interessante, e com maior proteção o triunfo da equipa da casa com mais de 1.5 golos.
Frankfurt vence e mais de 1.5 golos, cotando a 1.55 na Betano.
Casas de Apostas com os melhores Bónus