A Série A voltou à ação após o trágico desaparecimento de Davide Astori. O malogrado capitão da Fiorentina foi recordado em cada um dos dez jogos da jornada 28. No Artemio Franchi, em Florença, viveram-se momentos arrepiantes. Em termos classificativos, destaque para a ascensão da Juventus à liderança da competição.

Davide 13Itália chorou o desaparecimento de Davide Astori e a jornada 28 da Série A assinalou o culminar de uma semana de homenagens. Na manhã de domingo, em Florença, assistiram-se a momentos arrepiantes que constarão para sempre na memória coletiva dos adeptos “Viola”.

Em dia de receção ao “lanterna vermelha” Benevento, os jogadores da Fiorentina subiram ao relvado com o 13 de Astori no dorso e o minuto de silêncio em sua homenagem foi exemplarmente cumprido. Aos 13 minutos de jogo, num dos topos do estádio, uma extensa coreografia com “DAVIDE 13” recordou o defesa italiano, a bola foi chutada para fora, o encontro parou por instantes e todo o estádio se levantou para aplaudir o momento. Único!

Pouco tempo depois, volvidos 12 minutos, novo momento de grande comoção. Vitor Hugo, camisola 31 que assumiu o posto anteriormente ocupado por Astori no eixo defensivo, marcou aquele que viria ser o único golo da partida. Para celebrar o golo, dirigiu-se ao banco de suplentes, fez continência a uma camisola em que constava o rosto de Astori e ergueu-a na direção das bancadas do Artemio Franchi. Numa manhã em que a homenagem se sobrepunha a toda e qualquer questão desportivo, os “Viola” venceram por uma bola a zero.

Juventus passa para a frente

A caminho do hepta. A Juventus passou para a frente da Série A nesta jornada 28 após várias jornadas na perseguição ao Nápoles. Ao vencer a Udinese por duas bolas a zero com dois golos de Paulo Dybala – Gonzalo Higuaín voltou a desperdiçar uma grande penalidade -, a “Vecchia Signora” colocou pressão no Nápoles que, horas mais tarda, não conseguiria mais que um empate sem golos no Meazza, frente ao Inter de Milão. Contas feitas, a Juventus lidera agora com um ponto de avanço em relação aos napolitanos e ainda tem um jogo em atraso, frente à Atalanta, em Turim… Caso vença, ficará com quatro pontos “à maior”, vantagem interessante para encarar o que resta do campeonato, sobretudo porque terá que conciliar a participação na prova com a disputa da Liga dos Campeões.

Ainda nos quatro lugares de acesso à prova milionária, a AS Roma cimentou o terceiro lugar ao vencer na receção ao Torino por três bolas a zero, enquanto a Lazio foi empatar a casa do Cagliari a dois golos e manteve o quarto posto.

André Silva dá vitória ao AC Milan

28 jornadas depois, o português André Silva estreou-se a marcar com a camisa do AC Milan em jogos da Série A. O jovem avançado apontou, de cabeça, o triunfo que deu o triunfo ao AC Milan na deslocação ao terreno do Genoa já para lá da hora.

À procura de aproveitar a derrota da Sampdoria no terreno do Crotone par ascender aos lugares de acesso às provas europeias, o AC Milan quase esbarrou numa exibição inspirada do guarda-redes Mattia Perín, mas o cabeceamento de André Silva a cerca de 10 segundos do fim sentenciou o desafio.

Boas Apostas!