Flamengo – Atlético PR (Primeira Liga Brasil)
Flamengo e Atlético Paranaense defrontam-se com um lugar na final da Primeira Liga Brasil em jogo. A nova competição no calendário do futebol “canarinho” é o primeiro passo dado pelos clubes brasileiros na tentativa de se separarem na “CBF”, entidade que organiza o Brasileirão. Para credibilizar a realização da prova, os principais emblemas têm atuado na máxima força. A realização dos compromissos de seleções não interrompe a realização das competições brasileiras.
O “Fla” quer regressar às vitórias após dois compromissos sem conhecer o sabor da vitória. A equipa “rubronegra” está inserida em três frentes – Copa do Brasil, Primeira Liga Brasil e Estadual – e o ciclo de jogos não tem dado margem para descanso. Na sequência do empate (0-0) de domingo no “clássico” com o Flu, o Flamengo já prepara a participação neste encontro de grande importância diante do Atlético Paranaense, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Ao cabo de 16 oficiais, é a primeira vez que o “Fla” fica dois jogos sem vencer.
Muricy Ramalho não vai poder contar com Gustavo Cuéllar e Paolo Guerrero, atletas que estão ao serviço das respetivas seleções. Ao que tudo indica, Márcio Araújo e Gabriel vão render os dois ausentes no onze inicial. Não se perspetivam grandes alterações na equipa e Muricy poderá apenas salvaguardar a condição de algum atleta que apresente elevados índices de fadiga. Mancuello e Thiago Santos continuam a recuperar de lesão. Everton será reavaliado no dia do jogo.
Onze Provável: Paulo Victor, Rodinei, Wallace, Juan, Jorge, Paquetá, Arão, Alan Patrick, Gabriel, Emerson Sheik, Vizeu
O Atlético Paranaense atravessa uma má fase. O “Furacão” enfrenta o Flamengo na sequência de uma derrota na Arena da Baixada frente ao principal rival, o Coritiba (0-2). Sem tempo para lamentar o desaire frente ao “Coxa”, o conjunto às ordens de Paulo Autuori já está focado na partida que define um dos finalistas da Primeira Liga Brasil. Com apenas uma vitória nas últimas cinco partidas que disputou, o Atlético tem um duelo de grande exigência. Considerando os 14 jogos oficiais em que esteve envolvido até à data, só na primeira ronda, frente ao Fluminense (0-1) teve um desafio do mesmo grau de exigência. Para chegar a esta fase da Primeira Liga, o Atlético disputou três encontros. As vitórias frente a Fluminense (0-1) e Criciúma foram suficientes para carimbar o passaporte para as meias-finais, ainda que tenha perdido na derradeira jornada do grupo A diante do Cruzeiro (2-1).
O médio Nikão falhou o último jogo frente ao Coritiba e permanece em duvida. O defesa Thiago Heleno, poupado devido ao desgaste, também pode voltar a integrar as opções de Autuori.
Onze Provável: Weverton, Eduardo, Thiago Heleno, Paulo André, Pará, Deuvid, Otávio, Vinícius, Pablo, Giovanny, Walter
Os compromissos de seleções “roubam” dois habituais titulares ao Flamengo, formação que não vence há dois jogos. Ainda que a equipa fique fragilizada em função das ausências de Cuéllar e Guerrero, o Flamengo é igualmente favorito a garantir a qualificação para a final da Primeira Liga Brasil. O Atlético Paranaense atravessa uma má fase e chega a este compromisso depois de uma derrota em casa diante do Coritiba. De orgulho ferido, o “Furacão” quer deixar o mau momento e surpreender o Flamengo. Mesmo que não consiga fazê-lo no tempo regulamentar, o Flamengo tem todas as condições para assegurar um lugar na final da competição.