FC Porto – Feyenoord (Liga Europa)
O Porto chega à derradeira jornada da fase de grupos da Liga Europa 2019/20 com o seu futuro totalmente em aberto. Em caso de vitória, os “dragões” apurar-se-ão para a próxima fase da competição, ao passo que outro resultado que não a vitória, consoante o desfecho do embate entre Rangers e Young Boys na Escócia, poderá deixar a equipa portuguesa de fora.
O equilíbrio reina no grupo G da Liga Europa 2019/20, partilhado pelo Porto com Rangers, Young Boys e Feyenoord. À entrada para esta última jornada da fase de grupos, tudo está por definir e a equipa portuguesa tanto pode assegurar o acesso na condição de líder quanto terminar no último lugar. Por esta altura, os “azuis e brancos” somam os mesmos sete pontos que o Young Boys da Suíça, mas possuem vantagem no confronto direto. Como tal, o Porto depende apenas de si. Sem confiar no que se passará no encontro entre Rangers e Young Boys, é expectável que a equipa portista entre em cena apostada em conquistar os três pontos para selar o apuramento para a próxima fase.
Nos dois jogos disputados no Dragão, o Porto bateu o Young Boys (2-1) e empatou com o Rangers (1-1), ao passo que fora de portas, a equipa treinada por Sérgio Conceição repetiu o resultado na Suíça, perdeu na Escócia (2-0) e também sucumbiu na Holanda (2-0). É legítimo afirmar que a prestação do Porto, favorito à conquista do grupo, tem estado abaixo das expectativas em termos exibicionais, com reflexo direto na situação do ponto de vista classificativo.
Após cinco triunfos consecutivos frente a Boavista (0-1), Vitória de Setúbal (4-0), Young Boys (1-2), Paços (2-0) e Casa Pia (0-3), o Porto não foi além de um empate a um golo no terreno do Belenenses/SAD. Os “dragões” permitiram que o adversário se adiantasse no marcador, empataram ainda na primeira parte na conversão de uma grande penalidade, mas na segunda parte não conseguiriam conquistar os três pontos, carecendo de criatividade no último terço do terreno, sem esquecer as intervenções de Koffi.
Onze provável: Marchesín, Manafá, Pepe, Marcano, Alex Telles, Danilo, Loum, Otávio, Diaz, Marega, Zé Luís
O Feyenoord esta obrigado a vencer no Porto e sabe que isso poderá não ser suficiente para estar nos 16 avos de final desta Liga Europa 2019/20. O conjunto holandês só pode pensar na vitória nesta ida até ao Dragão e precisa de torcer por uma derrota do Young Boys na visita a Glasgow para medir forças com o Rangers.
Os holandeses venceram o primeiro duelo com os “dragões” na “Banheira de Roterdão”, mas perderam os dois jogos que disputaram fora de portas nesta fase de grupos da Liga Europa ao caírem às mãos de Rangers (1-0) e Young Boys (2-0). Em Portugal, os comandados de Dick Advocaat vão entrar em campo apostados em somar os três pontos e certamente jogarão ao ataque, fazendo jus ao estilo holandês.
Antes da visita ao Porto, o Feyenoord empatou sem golos no reduto do Vitesse (0-0). Há sete jogos oficiais que a equipa de Roterdão não sabe o que é perder, mas só conseguiu conquistar três vitórias nesta sequência. A tarefa que o Feyenoord tem em mãos não é fácil e os últimos desempenhos da equipa não deixam margem para encarar este encontro com grande otimismo.
Onze provável: Marsman, Senesi, Botteghin, Geertruida, Malacia, Kokçu, Toornstra, Leroy Fer, Berghuis, Sinisterra
O Porto está obrigado a vencer e quer responder ao empate no Jamor ante o Belenenses/SAD. Na sua zona de conforto, frente a uma equipa do Feyenoord que nem tem estado ao melhor nível, os “azuis e brancos” deverão conseguir conquistar a vitória.