FC Köln – Mainz 05 (Bundesliga)
Após uma espera superior a dois meses, eis que a Bundesliga alemã está de regresso e, consigo, o futebol espetáculo associado a uma dos campeonatos mais ilustres do futebol europeu. No próximo domingo, a propósito da jornada 26 da prova, as equipas do FC Köln e do Mainz 05 medirão forças, no RheinEnergieStadion, em Colónia. A equipa de Markus Gisdol espera poder aproximar-se da zona de apuramento para as competições europeias, enquanto que a turma de Achim Beierlorzer tem ficado aquém do esperado e procura aumentar a vantagem em relação à zona de descida.
O FC Köln iniciou a temporada com a permanência como objetivo principal, mas tem vindo a ter uma prestação bastante digna, que lhe permite retomar a ação no campeonato, após mais de dois meses de interregno, numa confortável 10.ª posição da tabela classificativa. Com 32 pontos, a equipa já viu o Hertha Berlin vencer e aproximar-se (está, provisoriamente, a um ponto), mas poderá encurtar distâncias em relação a Hoffenheim e Schalke 04, que já jogaram e perderam. Em 25 jogos, o registo do FC Köln é de 10 vitórias, apenas dois empates e 13 derrotas, com 39 golos marcados e 45 sofridos.
Na última partida realizada, curiosamente horas antes de ser decretada a suspensão da Bundesliga, no passado mês de março, o FC Köln perdeu (1-2) na visita ao terreno do Borussia M’gladbach, num jogo que já se realizou à porta fechada. Antes, a equipa orientada por Markus Gisdol vinha de três vitórias consecutivas, duas delas em grande estilo (5-0 ao Hertha Berlin e 3-0 ao Schalke 04). O último triunfo aconteceu a 6 de março, fora de portas, no reduto do último classificado e recém-promovido Paderborn (2-1).
Onze provável: Horn – Ehizibue, Leistner, Bornauw, Kattberbach – Skhiri, Hector – Drexler, Uth, Kainz – Córdoba
Abaixo das expectativas tem ficado o Mainz 05, que chega a este regresso à competição debaixo de alguma pressão, uma vez que ocupa o primeiro lugar acima do posto que obriga a disputar o play-off de permanência diante do 3.º classificado da 2. Bundesliga. Com 26 pontos, a equipa de Achim Beierlorzer já viu o Fortuna Düsseldorf jogar (empatou) e aproximar-se nesta ronda 26, pelo que já só tem, ainda que provisoriamente, três pontos de vantagem. Em 25 jogos, o registo do Mainz 05 é de oito vitórias, dois empates e 15 derrotas, onde totalizou um saldo de 34 golos marcados e 53 sofridos (sendo uma das defesas mais batidas da Bundesliga).
Na altura da paragem forçada pela pandemia do novo coronavírus, o Mainz vinha com um registo de duas vitórias, dois empates e uma derrota nas ultimas cinco jornadas do campeonato. A última vitória aconteceu em casa, a 29 de fevereiro, contra o Paderborn, por 2-0. Já depois disso, o Mainz voltou a jogar no seu terreno, mas não conseguiu melhor do que dividir os pontos em disputa na receção ao Fortuna Düsseldorf, com quem acabou por empatar a uma bola.
Onze provável: Müller – Niakhaté, Bruma, Juste – Baku, Latza, Martins, Öztunali, Martín – Quaison – Szalai
As duas equipas chegam a esta partida separadas por apenas seis pontos na classificação, mas não se pode dizer que estejam ambas a corresponder às expectativas. Bastante mais confortável, até à paragem, tem estado o FC Köln, até pela forma como se exibiu variadas vezes nesta temporada: com um futebol vistoso, entusiasmante e sem receios. Já o Mainz aparecerá mais pressionado, mas com a oportunidade de deixar o Fortuna Düsseldorf a seis pontos e, ainda, ultrapassar o Augsburg (e, eventualmente, o Eintracht Frankfurt) na tabela classificativa. Pela expectativa de um jogo bem disputado, ainda que à porta fechada, sem a presença de público nas bancadas, a melhor aposta será no mercado de ambas as equipas marcam, que surge cotado a 1.50 na Bet.pt.