Jornada de confirmações na estreia da Série A em 2017: Todos os integrantes do grupo da frente venceram os respetivos compromissos com maior ou menor dificuldade. Juventus, AS Roma, Nápoles, Lazio, AC Milan, Atalanta e Inter de Milão estrearam-se em 2017 com o pé direito.

A 19ª jornada do campeonato italiano começou no estádio Castellani, em Empoli, com um encontro entre os locais e o Palermo, duas equipas que lutam pela manutenção entre a elite. Massimo Maccarone foi determinante na vitória dos donos da casa por uma bola a zero: Saltou do banco aos 76 minutos e, volvidos dois, encarregou-se de cobrar com sucesso a grande penalidade que sentenciou a partida. O Empoli de Giovanni Martusciello está agora sete pontos acima da zona de perigo, deixando Palermo (10), Crotone (9) e Pescara (9, embora com menos um jogo) em mais lençóis.

Foto: "Sky Sports"

Foto: “Sky Sports”

No San Paolo, o novo ano começou com uma vitória com contornos dramáticos que contou com a assinatura de um herói improvável: Lorenzo Tonelli. Fragilizados por algumas baixas no setor defensivo, até foi Elseid Hysaj (habitual titular) que provocou a primeira contrariada para os donos da casa, ao colocar a bola na própria rede à passagem do minuto 30. O Nápoles não virou a cara à luta, manteve-se fiel aos seus princípios de jogo e as oportunidades de golo foram-se sucedendo. Ao minuto 61, a expulsão do argentino Matías Silvestre permitiu que o domínio dos homens da casa se intensificasse e as ameaças à baliza defendida por Christian Puggioni foram uma constante. Manolo Gabbiadini deu o mote para a reviravolta aos 77 minutos e Lorenzo Tonelli consumou-a já para lá dos 90 minutos, pontuando a sua estreia pelo Nápoles – foi contratado ao Empoli no último verão – da melhor forma possível após vários meses de ausência por lesão.

O “domingo gordo” de Série A teve o seu pontapé de saída no Friuli, em Udine, com a receção da formação local ao Inter de Milão. Com Stefano Pioli no comando, a equipa parece ter encontrado o tão ambicionado equilíbrio e isso reflete-se nos bons resultados que tem acumulado. Na manhã do Friuli, o croata Ivan Perisic foi o elemento em maior destaque ao apontar os dois golos (45+2′ e 87′) que permitiram dar a volta a um resultado desfavorável desde o 17 minutos, altura em que Jakub Jankto tinha dado vantagem aos donos da casa. O Inter subiu de produção do ponto de vista exibicional e também está mais robusto em termos psicológicos, factor ao qual não é alheio a boa fase que atravessa – cinco triunfos consecutivos. Já o rival AC Milan teve o privilégio de iniciar o novo ano em casa, mas sofreu mais do que aquilo que se previa para derrotar o Cagliari. Motivado pela conquista da Supertaça italiana antes da pausa competitiva motivada pela realização das festas, a equipa “rossonera” só conseguiu alcançar a vitória a dois minutos dos 90, graças a um golo do colombiano Carlos Bacca que pôs fim a uma sequência de 98 dias sem marcar. Do lado do Cagliari, o português Bruno Alves foi expulso já em tempo de compensação.

A líder Juventus entrou em campo já conhecedora dos (bons) resultados alcançados pelos perseguidores e não vacilou, conquistando uma vitória esclarecedora por três bolas a zero frente ao Bologna, adversário que nunca demonstrou ter argumentos para regressar a casa com algo de positivo. Gonzalo Higuaín fez o primeiro da conta pessoal logo aos sete minutos, Pablo Dybala aumentou a contagem na conversão de uma grande penalidade (41′) e “Pipita” faria o segundo da conta de pessoal com um cabeceamento já na segunda etapa (54′). A “Vecchia Signora” regressou às vitórias depois da derrota na Supertaça e voltou a pautar pela segurança própria de quem caminha firmemente para o hexacampeonato, pese embora a perseguição da AS Roma, equipa que manteve a distância ao bater o Genoa na sempre difícil deslocação ao Luigi Ferraris, graças a um auto-golo do central Armando Izzo.

A sensação que “veio para ficar”. A Atalanta deu uma resposta cabal no início de 2017 ao golear o Chievo no Marc Antonio Bentegodi por quatro bolas a uma. O resultado é fiel à história do jogo: Uma Atalanta dominadora que se colocou em vantagem desde cedo através de Alejandro Gómez (4′ e 22′), e alcançou uma vantagem passível de gestão no segundo tempo, mantendo a 6ª posição e continuando bem próximo dos lugares que dão acesso às provas europeias. A Lazio de Roma, atualmente na 4ª posição (acesso direto à Liga Europa) também venceu o duelo com o penúltimo Crotone (1-0), ao passo que o encontro entre a Fiorentina de Paulo Sousa e o “lanterna vermelha” Pescara foi adiado devido à neve que cobriu o relvado e as bancadas do estádio Adriático.

Boas Apostas!