A primeira jornada da fase de grupos do Europeu de sub-21 2017 está concluída. Portugal, Espanha, Alemanha e Itália, seleções favoritas à conquista do troféu, estrearam-se com vitórias na competição que decorre na Polónia. A possibilidade de a campeã em título Suécia entrar a vencer “morreu” nas mãos do guarda-redes inglês Jordan Pickford.

Foto: AFP/Getty Images

Foto: AFP/Getty Images

Duas demonstrações de classe. Portugal e Espanha marcaram posição na ronda inaugural do Euro sub-21 ao vencerem categoricamente os respetivos compromissos. Em Bydgoszcz, a seleção portuguesa venceu a Sérvia (2-0) com golos de Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes. A equipa de Rui Jorge deixou bons apontamentos, sobretudo pela capacidade que demonstrou para se adequar a cada momento de jogo, assumindo estratégias distintas em função do rumo dos acontecimentos. A equipa portuguesa foi superior durante a primeira parte e chegou ao intervalo em vantagem graças a um golo de Gonçalo Guedes, jogador que aproveitou da melhor forma uma falha do guarda-redes Vanja Savic. Durante os primeiros 45 minutos, a Sérvia beneficiou sobretudo de perdas de bola portuguesas para criar perigo.

Em desvantagem, a Sérvia de Andrija Zivkovic (jogador do Benfica) assumiu as despesas do jogo, teve mais bola, mas a equipa portuguesa soube fechar os caminhos para a baliza que esteve à guarda de Bruno Varela. O resultado final ficou conhecido a dois minutos dos 90, quando Renato Sanches (começou no banco de suplentes) assistiu Bruno Fernandes para 0 2-0 de forma magistral, com finalização do capitão português à altura da assistência.

Em Gdynia, a “parada de estrelas” espanhola não sentiu dificuldades para levar de vencida a congénere da Macedónia. Marco Asensio, autor de um dos golos do Real Madrid na final da Liga dos Campeões, foi o “man of the match” ao apontar três dos cinco golos espanhóis. Os outros dois golos espanhóis foram marcados por duas figuras da “La Rojita”: Saúl Ñiguez (Atlétido de Madrid) e Gerard Deulofeu. Face aos nomes que apresenta na sua lista de convocados, a seleção espanhola ostenta o estatuto de favorita à vitória final na competição.

Campeã em título não sai do nulo

A seleção da Suécia, atual campeã europeia, estreou-se com um empate sem golos diante da Inglaterra. O encontro entre nórdicos e britânicos foi interessante, aberto, com ocasiões de parte a parte, mas os dianteiros de uma e outra equipa estiveram muito pouco inspirados na hora de finalizar. A melhor ocasião pertenceu à “muralha amarela”: aos 81 minutos, beneficiou de uma grande penalidade. Chamado a bater, Linus Wahlquist tentou uma espécie de “panenka” mas não foi capaz de trair Jason Pickford, guarda-redes em quem o Everton investiu 28 milhões de euros neste defeso. A Kolporter Arena, em Kielce, assitiu ao único empate nesta primeira ronda do Euro sub-21.

A anfitriã Polónia desiludiu na estreia. Patryk Lipski marcou logo no primeiro minuto do encontro com a Eslováquia, mas a vantagem duraria pouco mais que 19 minutos. Martin Valijent empatou a favor dos eslovacos e a seleção da casa, comandada por Marcin Dorna, foi demasiado permissiva, colocando a equipa adversária numa posição confortável. Aos 78 minutos do segundo tempo, na conclusão de uma transição, Pavol Safranko deu a vitória aos eslovenos por duas bolas a uma, completando a reviravolta no marcador e ascendendo à liderança do grupo A.

Alemanha e Itália na frente

À boa maneira alemã, os eleitos de Stefan Kuntz entraram em prova com a devida seriedade e conquistaram os primeiros três pontos neste Europeu de sub-21. Max Meyer e Sèrge Gnabry marcaram os dois golos que deram a vitória à formação germânica diante da República Checa. O resultado até poderia ter ganho outra dimensão, mas Davie Selke, campeão europeu de sub-19, falhou uma grande penalidade a cinco minutos do fim.

Em Cracóvia, o golo de Lorenzo Pellegrini valeu o bilhete. A partida entre Dinamarca e Itália nem sempre foi bem jogada, sobretudo durante o primeiro tempo, mas o momento de pura inspiração protagonizado pelo jogador italiano que bateu o guarda-redes Jeppe Hojbjerg com um pontapé de bicicleta promete ser um dos “highlights” deste campeonato da Europa. O marcador conheceria expressão final a quatro minutos dos 90, graças a um golo de Andrea Petagna. O jogo ficou ainda marcada por uma manifestação de adeptos milaneses que visou o guarda-redes “Gigi” Donnarumm,a jovem que recusou renovar com o AC Milan e viu várias notas falsas serem atiradas na sua direção.

Boas Apostas!