Espanha – Polónia (Euro 2020)
Este sábado ao início da noite, as seleções nacionais da Espanha e da Polónia têm encontro marcado para o relvado do Estadio de La Cartuja, em Sevilha, num desafio inserido na calendarização da jornada 2 do Grupo E do Campeonato da Europa. Um grupo que já teve um dos dois jogos da segunda ronda, pelo que a classificação atual é provisória. Dessa forma, a equipa de Luis Enrique está obrigada a vencer para entrar num dos dois primeiros lugares e evitar chegar à última jornada com grandes níveis de pressão em cima de si. Do outro lado, estará a seleção polaca, orientada pelo português Paulo Sousa, que foi surpreendida na estreia pela Eslováquia e que terá de se superar para ainda ir a tempo de garantir uma vaga entre os apurados para os oitavos de final.
Análise Espanha
A seleção da Espanha é uma crónica candidata a chegar às fases mais adiantadas destas grandes competições internacionais de seleções, mas não conseguiu estrear-se da forma pretendida, sendo que chega à 2.ª jornada da fase de grupos com apenas um ponto somado. Depois de ter visto Suécia e Eslováquia defrontarem-se ao início da tarde desta sexta-feira, “La Roja” caiu para o 3.º lugar da tabela classificativa, onde segue agora, provisoriamente, a dois pontos de distância dos eslovacos e a três dos suecos, tendo, naturalmente, um de vantagem sob os polacos.
Sem perder há nove jogos consecutivos, o desempenho desta Seleção Espanhola não tem saído, por vezes, prejudicado pela eficiência defensiva, mas sim pela falta de qualidade na finalização das jogadas de ataque. O expoente máximo desses sinais aconteceu na estreia neste Europeu, na última segunda-feira, dia em que a Espanha terminou o encontro contra a Suécia com níveis de posse de bola a rondar os 75% e com 17 remates feitos… mas a zeros. O desacerto na “hora H” voltou a ficar patente e o 0-0 inicial não se desfez, apesar das chances desperdiçadas pela Espanha e também pela Suécia.
Onze provável: Simón – Llorente, Laporte, P. Torres, Alba – Thiago, Rodri, Kke – F. Torres, Moreno, Olmo
Análise Polónia
A seleção da Polónia ficou em posição bastante delicada após a 1.ª jornada desta fase de grupos do Euro 2020, onde seria fundamental vencer a Eslováquia, até porque esse seria, em teoria, o adversário mais acessível à equipa orientada pelo selecionador Paulo Sousa, por comparação com Espanha e Suécia. A verdade é que os polacos não conseguiram rubricar uma boa atuação e saíram derrotados, pelo que chegam a esta 2.ª jornada no 4.º e último posto do quadro classificativo do Grupo E, sem qualquer ponto somado, a um da Espanha e, provisoriamente, a três da Eslováquia e a quatro da Suécia. Estas duas seleções já jogaram entre si na 2.ª ronda, com vitória dos suecos por 1-0.
A aventura do português Paulo Sousa no comando da Seleção Polaca não tem corrido de feição e a pressão é cada vez maior. Depois de chegar ao Europeu sem ganhar há três jogos consecutivos (à derrota, em março, no apuramento para o Mundial, com a Inglaterra, por 1-2, seguiram-se empates na preparação para o Euro, em particulares realizados frente a Rússia, 1-1, e Islândia, 2-2), a Polónia agudizou o mau momento, permitindo uma das maiores surpresas da ronda de abertura na fase de grupos da prova. Em São Petersburgo, a equipa de Lewandowski e companhia sofreu primeiro diante da Eslováquia e acabou derrotada (1-2), num jogo marcado pela expulsão de Krychowiak (62’), numa altura em que os polacos já haviam conseguido empatar.
Onze provável: Szczesny – Bereszynski, Glik, Bednarek – Jozwiak, Klich, Linetty, Rybus – Zielinski – Lewandowski, Swiderski
Dica de Prognóstico
Depois de uma estreia com grande desperdício na finalização, a Espanha deverá ter treinado exaustivamente essa parte do seu jogo e crê-se que chegue com a pontaria mais afinada a este segundo jogo, novamente disputado em solo caseiro. A Polónia tem sido uma equipa débil defensivamente, ainda que esteja sempre mais perto de marcar, devido à presença de um senhor chamado Robert Lewandowski na sua frente de ataque. Assim sendo, prevê-se um jogo com domínio espanhol, mas onde as duas equipas possam vir a dispor de boas oportunidades para marcar desde cedo. O melhor investimento será, por isso, no mercado de Golo Marcado Em Ambas as Partes, com cotação de 1.60 na Betano.