Eslováquia – Croácia (Euro 2020)
A Eslováquia e a Croácia colocam-se frente a frente esta sexta-feira no Antona Malatinského, num desafio a contar a 4ª jornada do Grupo E da fase de qualificação Euro 2020. Os eslovacos estão em posição de qualificação e de tudo farão para seguirem em frente na prova, tornando imprescindível evitarem um desaire em casa às mãos deste adversário. Do outro lado está uma Croácia com os mesmos pontos que os homens da casa, e que não pode voltar a escorregar de modo a apanhar a líder Hungria.
A Eslováquia chega aqui em 2º lugar com 6 pontos, fruto de 2 vitórias e 1 derrota, com parciais de 7 golos marcados e 2 golos sofridos. Os eslovacos entraram bem na prova e venceram a Hungria (2-0) no primeiro desafio deste Grupo E, perdendo depois diante do País de Gales (1-0) e, por fim, vencendo o Azerbaijão (1-5). Esta selecção chega aqui com 3 pontos a menos que a líder Hungria, mas com um jogo a menos, vendo aqui uma oportunidade perfeita para se igualar à actual líder do agrupamento.
A Eslováquia apresenta vários jogadores de conhecidos a nível europeu, nomeadamente o guarda-redes Dúbravka, do Newcastle, os defesas Pekarík e Skriniar, do Hertha Berlim e Inter de Milão, e os médios Kucka, Duda e Lobotka, do Parma, Hertha Berlim e Celta de Vigo, respectivamente. Os eslovacos foram incapazes de vencer os croatas em qualquer um dos últimos quatro confrontos directos, um registo que esperam conseguir alterar aqui.
Onze Provável: Dubravka – Pekarík, Skriniar, Vavro e Hancko – Gregus, Bero e Hamsik – Duris, Bozeník e Rusnák.
A Croácia, por sua vez, ocupa o 3º lugar com 6 pontos, fruto de 2 vitórias e 1 derrota, com parciais de 5 golos marcados e 4 golos sofridos. Os croatas também começaram bem, venceram a primeira partida neste Grupo E contra o Azerbaijão (2-1) mas acabaram por perder, surpreendentemente, de seguida contra a Hungria (2-1), redimindo-se depois ao vencerem o País de Gales (2-1). Os croatas são, na teoria, a selecção mais forte deste grupo, mas a verdade é que desde a derrota na final do Mundial 2018 que estes nunca mais conseguiram mostrar o mesmo nível que mostraram no verão passado.
Desde 6 de Setembro de 2018, a Croácia disputou 10 jogos, dos quais conseguiu apenas vencer 4, perdendo outros 4 e empatando os restantes 2. Existe, ainda assim, vários jogadores muito experientes e talentosos, nomeadamente os defesas Vida e Lovren ou Jedvaj, do Besiktas, Liverpool e Augsburg, os médios Modric, Brozovic, Baldej, entre outros, do Real Madrid, Inter de Milão e Fiorentina, e ainda os avançados Perisic Ante Rebic, do Bayern de Munique e AC Milan. Mesmo assim, a Croácia chega aqui sem poder contar com elementos como Vrsaljko, Rakitic, Kovacic e Pjaca.
Onze Provável: Kalinic – Jedvaj, Vida, Lovren e Vrsaljko – Brozovic e Modric – Perisic, Vlasic e Rebic – Brekalo.
As duas selecções têm marcado e concedido golos com regularidade nos três jogos que disputaram até ao momento, e tanto uma como a outra apresentam qualidade suficiente para causar dano ao adversário, sendo de acreditar que as duas equipas consigam chegar ao golo.