Energetik-BGU – Gorodeja (Vysshaya Liga)
Líder da Vysshaya Liga a par do Torpedo Zhodino ao cabo de quatro jornadas, o surpreendente Energetik-BGU enfrenta o Gorodeja no encontro que inaugura a jornada 5 do campeonato bielorrusso.
Após três vitórias de modo consecutivo a abrir a atual edição da Vysshaya Liga, o Energetik-BGU viu o seu ímpeto travado pelo Torpedo, emblema que com o qual partilha a liderança por esta altura. Na visita a Zhodino, o Energetik sucumbiu pela primeira vez e o placard final assinalou um resultado de dois a zero favorável aos donos da casa. Apesar de ter perdido e ficado em branco pela primeira vez na atual edição do campeonato, não foi por falta de tentativa, claudicando no entanto no capítulo da finalização – o Energetik até rematou mais vezes que o Torpedo ao longo da partida.
O desaire em Zhodino não ofusca o bom início de campanha protagonizado pela equipa do Energetik, formação que se superiorizou ao BATE Borisov (3-1), ao Rukh Brest (0-1) e ao FK Minsk (2-0) nas primeiras três rondas do campeonato, restando saber de que forma reagirá ao primeiro desaire da temporada, sobretudo tendo em conta que estamos a falar de uma equipa muito jovem. Há talento nesta equipa do Energetik e importa referir que na visita a Zhodimo a equipa não pôde contar com o contributo de Aik Musahagian, médio com influência no jogo da equipa que cumpriu suspensão. Não obstante, numa altura em que o campeonato bielorrusso goza de um mediatismo sem precedentes, o jovem uzbeque Yakhsibaev tem reclamado para si as atenções, perspetivando-se que volte a ser titular na frente do 1x3x5x2 preconizado por Vladimir Belyavski.
O favoritismo está do lado dos donos da casa, cujas boas prestações permitem encarar o duelo que se segue com otimismo.
Onze provável: Sadovski, Svirepa, Shkurdyuk, Sokol, Tweh, Nosko, Mosahanian, Girs, Mawatu, Atemengue, Yakhsibaev
O Gorodeja já viveu melhores dias do ponto de vista financeiro e o quotidiano do clube tem sido marcado por alguns problemas neste sentido, mas os pupilos treinados por Oleg Raduszko querem fazer com que o clube continue a “conviver entre os grandes” do futebol bielorrusso, à semelhança do que aconteça de há cinco anos a esta parte. O percurso da equipa nesta Vysshaya Liga 2020 não arrancou de forma particularmente auspiciosa, tendo em conta que o Gorodeja perdeu tanto na visita ao Vitebsk (1-0) quanto na receção ao Shakhtyor (0-2), mas as duas últimas jornadas foram bem distintas: o Gorodeja foi vencer ao reduto do recém-promovido e atual “lanterna vermelha” Belshina (0-1) e bateu também o Dinamo Minsk – Lazar Sajcic e Sergey Arkhipov (grande penalidade) foram os autores dos dois golos marcados pelo Gorodeja até então nesta Vysshaya Liga.
Quarta melhor defesa da Vysshaya Liga 2019, o Gorodeja continua às ordens de Oleg Raudszko e pretende voltar a fazer valer a sua capacidade do ponto de vista defensivo. Tanto na visita ao Belshina quanto na receção ao Dinamo Minsk, o Gorodeja cedeu a iniciativa ao adversário, procurando explorar ao máximo em transição bem como de bola parada. Perspetiva-se que o Gorodeja adote uma estratégia idêntica nesta visita ao terreno do Energetik-BGU, alinhado no habitual 1x3x4x3.
Pushnyakov, figura do Gorodeja que ainda não se estreou na presente época devido a lesão, continua de fora. Yuri Volovik está em duvida.
Onze provável: Dovgyallo, Pavlyuchek, Ponzyak, Shestilovsky, Sazanovich, Yaskovich, Usenya, Koksimovic, Arhipov, Sajcic, Sorokin
As Casas de Apostas colocam o favoritismo do lado do Energetik e não é para menos, tendo em conta aquilo que a equipa tem vindo a apresentar. O Gorodeja esforçar-se-á por ser suficientemente consistente para regressar a casa com pontos, tarefa que não se afigura fácil atendendo tanto à qualidade da equipa da casa quanto ao bom momento que vive.