Do tórrido calor das ruas de Al-Hoceima para o frio polar da Noruega.
Os primos Tarik e Mohamed Elyounoussi foram resgatados do Magrebe para os relvados nórdicos, a fim de provarem todo o potencial que o futebol de rua lhes incutira.
Tarik nasceu em 1988, representou cinco clubes na Noruega com interregno para uma aventura ao serviço do Heerenven, e atualmente joga na Bundesliga, no Hoffenheim.
Mohamed, da colheita de 1994, chegou depois. Formou-se no Sarpsborg 08, – clube atualmente orientado pelo ex-Benfica Brian Deane – fez a sua estreia oficial na Tippeligaen ao serviço daquela formação, e chegou a encontrar o seu primo Tarik num derby diante do Fredrikstadt, quando tinha apenas 16 anos. Naturalizou-se norueguês, e tem um admirável percurso a nível de selecções jovens.
O jovem Mohamed Elyounoussi iniciou o seu percurso no norte da Europa ao serviço do Sarpsborg 08. Sentiu a frustração de descer de divisão no ano em que se estreou pela equipa principal (2011), e integrou o plantel que na época seguinte conquistou o regresso à elite. Seis golos em 29 jogos serviram para o Molde FK apostar nos seus serviços, recrutando-o a fim de reconquistar o título, depois de o ter perdido para o Stromsgodstet em 2013. O objectivo foi conquistado há poucos dias, – a calendarização dos campeonatos nórdicos é diferente devido aos rigorosos invernos – com a formação orientada por Ole Skullerud a sagrar-se campeã a quatro jornadas do fim. Mohamed Elyounoussi, com doze golos até à data, foi um elemento fulcral.
Assim Joga

Mohamed Elyounoussi começou no Sarpsborg 08, treinado pelo ex-benfiquista Brian Deane
No 4x4x2 do campeão Molde FK, Mohamed Elyounoussi costuma atuar descaído sobre o flanco esquerdo. O internacional AA pela seleção norueguesa tem tendência a apoiar os colegas Chukwu e Gulbrandsen a partir de posições interiores, somando quatro assistências aos doze golos apontados no que a números pessoais concerne. Não é particularmente dotado a nível do cruzamento tendo em conta que estamos a falar de um extremo e é preferencialmente destro. São essas as razões que levam Elyounoussi a procurar outras soluções para auxiliar a dupla ofensiva.
Estamos perante um jogador móvel, inteligente a descobrir os colegas nos espaços e a movimentar-se sem bola. De baixo centro de gravidade, o seu principal atributo prende-se com a capacidade de drible que alia à notável rapidez execução. É nesta componente que se nota a influência do futebol de rua no seu jogo, desenvolvida na pátria que o viu nascer. Esta característica atribui-lhe ousadia suficiente para não hesitar na hora de encarar situações de 1×1, criando desequilíbrios.
Elyounoussi é muito forte no arranque, fica difícil travá-lo quando vai embalado. É ágil e apresenta qualidade no toque de bola. Finaliza com ambos os pés e possui uma boa meia distância. As suas características conferem-lhe versatilidade no último terço, podendo desempenhar todas as funções na frente de ataque. Elemento forte em transição, é comum vê-lo baixar na manobra defensiva para ser o primeiro homem a conduzir o ataque quando a equipa recupera a posse.
Ao cabo de 26 jornadas da Tippeligaen, é o quarto Melhor Marcador da prova, com os mesmos doze tentos que o terceiro classificado Christian Gytkjaer e a apenas um de Soderlund, que se encontra na vice-liderança da tabela encabeçada por Kjartansson.
Em Setembro deste ano, no amigável em Wembley diante da selecção inglesa, Mohamed Elyounoussi foi titular ao serviço da selecção norueguesa.
Lacunas
Quanto às lacunas, defino dois pontos essenciais que precisam de ser trabalhados em Elyounoussi:
- o capítulo da decisão;
- a consistência exibicional.
O atleta necessita, sobretudo, de desenvolver estes dois aspetos, que o tempo e a experiência acabarão por corrigir. Pode também evoluir a nível do posicionamento na manobra defensiva, e imprimir mais agressividade no seu jogo.
Quanto ao veredicto final, acredito que Mohamed Elyounoussi está preparado para abraçar um projeto num patamar competitivo superior. No entanto, ressalvo que, nesta idade, optar por um clube em que não tivesse tanto espaço quanto no Molde FK seria contraproducente. Elyounoussi precisa de espaço para crescer.
Ficha Técnica
Nome: Mohamed Elyounoussi
Data de nascimento: 04/08/1994
Local de nascimento: Al-Hoceima, Marrocos
Nacionalidade: Norueguesa/Marroquina
Posição: Avançado
Clube: Molde FK
Percurso internacional: Noruega sub-15, sub-17, sub-18, sub-19, sub-21, sub-24, AA.
Boas Apostas!