Após a disputa de mais duas jornadas do Brasileirão 2017 – 7ª e 8ª -, o líder continua a ser o Corinthians, perseguido de perto pelo Grêmio de Porto Alegre. O campeão Palmeiras soube recuperar da derrota na Vila Belmiro e conseguiu pontuar pela primeira vez fora de portas na deslocação a Salvador da Bahia, conquistando uma vitória por quatro bolas a duas. O “Fla-Flu” terminou empatado e o Atlético Mineiro, candidato que tem desiludido neste arranque, foi ao Morumbi surpreender o São Paulo.

Grêmio falha assalto à liderança

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

O empate do Corinthians (0-0) na deslocação a casa do Coritiba deixava o Grêmio com a possibilidade de assumir a liderança, precisando de vencer o Cruzeiro no Mineirão naquele que era o último jogo da oitava jornada do campeonato brasileiro. A questão classificativa colocou a expetativa para o jogo nos píncaros e, embora o Grêmio tenha falhado o seu objetivo, quem se deslocou ao Mineirão assistiu a um grande jogo. O resultado final fala por si: 3-3. Para os comandados de Renato Portaluppi, o desfecho final poderá não ter sido particularmente positivo, não tanto pelo facto de não terem conseguido ascender à liderança, mas sobretudo por terem desperdiçado uma vantagem de dois golos no marcador, apontados por Everton (16′) e Michel (42′). Thiago Neves (45+1′) e Rafael Sóbis (48′) igualaram o jogo, mas Ramiro (60′) deu nova vantagem ao Grêmio. A resposta não se fez tardar e Robinho (63′) estabeleceu o empate final.

Da partida disputada no Mineirão ficou a imagem de um Grêmio que, a jogar desta forma, tem que ser considerado candidato ao título, deixando mais uma mão cheia de indicações positivas. A desvantagem em relação ao “Timão” é miníma e o confronto direto está a menos de uma semana de distância – será disputado no domingo, na Arena Grêmio.

Palmeiras feliz longe do Palestra

Demorou, mas chegou. O Palmeiras conseguiu conquistar os primeiros pontos fora do Palestra Itália no Brasileirão 2017, graças a uma vitória na Arena Fonte Nova, frente ao Bahia, por quatro bolas a duas. O “Verdão” que entrou em campo na noite de domingo está muito mais próximo daquele que na última época conquistou o título brasileiro, exibindo qualidade durante a partida que se traduziu no resultado final. A equipa Paulista precisava urgentemente de vencer fora para quebrar o enguiço e, mais do que isso, voltar a afastar a pressão que se tinha intensificado sobre si após a derrota na Vila Belmiro contra o rival Santos (1-0), uma jornada antes. Conseguiu-o com relativa facilidade, embora a interessante réplica dada pelo Bahia tenha colocado alguma incerteza no resultado até à ponta final do encontro.

Empate para lá da hora

O charmoso “Fla-Flu” marcou a oitava jornada do campeonato brasileiro. Bem disputado como é apanágio, o encontro jogado no Marcanã terminou com um empate a duas bolas no marcador e só ficou sentenciado para lá da hora. O Flamengo teve sempre que “correr atrás”. Wendel, jovem que esteve em grande plano no “Flu”, impulsionando a equipa para a frente e fazendo valer a sua boa capacidade de condução, inaugurou o marcador a favor do Fluminense ainda na primeira parte, estabelecendo o resultado com que se chegaria ao intervalo (1-0). Em vantagem, a equipa de Abel Braga baixou no terreno e permitiu que o “Fla” aumentasse a pressão. Zé Ricardo não perdeu tempo e, ao intervalo, trocou Willian Arão por Márcio Araújo e Vinicius Júnior por Orlando Berrío, procurando dar uma solução mais vertical pelo meio e mais velocidade/capacidade de combate pela ala à sua equipa. A orquestra de Diego viu o maestro empatar o jogo aos 55 minutos, batendo o guarda-redes Júlio César. O “Fla” exibia maior caudal ofensivo e parecia estar mais perto de chegar ao segundo golo, mas o “Flu” criava calafrios no adversário ao explorar em contra-ataque. Aos 81 minutos do desafio, grande penalidade a favor do Fluminense que o “degolador” Henrique Dourado (ex-Vitória SC) converteu com sucesso, recolocando a sua equipa na frente. Quanto tudo parecia definido, valeu ao “Mengão” a inspiração do peruano Miguel Trauco, autor de um grande pontapé à entrada da área que bateu na relva antes de entrar, traindo o guarda-redes Júlio César e impondo o 2-2 final. O “Fla”, apontado como candidato ao título, tarda em dar início a uma recuperação que a sua “torcida” anseia.

Atlético Mineiro gela Morumbi

O “Galo” cantou mais alto na visita ao Morumbi, regressando às vitória depois de dois desaires consecutivos. Os golos de Juan Cazares e Rafael Moura permitiram derrotar o São Paulo de Roger Ceni, equipa que denotou vários problemas no seu processo defensivo. Apontado como candidato ao título, o Atlético Mineiro orientado por Roger Machado conquistou um resultado importante na casa do “Tricolor Paulista” que poderá servir de mote para iniciar a recuperação.

Boas Apostas!