CF Villanovense – Barcelona (Taça do Rei)
O atual detentor da Taça do Rei começa a defender o troféu com uma visita ao Estádio Municipal Romero Cuerda. Será dia de festa em Villanueva de la Serena e a equipa da terra vai tentar aproveitar que os catalães viajam sem as suas maiores estrelas para se mostrar.
O Villanovense é uma equipa da Extremadura que, atualmente, milita na Segunda B, o terceiro escalão de Espanha. São uma equipa semiprofissional e estão na décima primeira posição do respetivo campeonato, contando até à décima jornada com três vitórias, quatro igualdades e três derrotas. No fim se semana dividiram os pontos no terreno do Mérida (2-2).
A equipa orientada por Julio Cobos já teve que se ver livre de dois obstáculos nesta edição da Taça do Rei, ambos da Segunda B. Primeiro recebeu a visita do Peña Sport (3-2) e na ronda seguinte foi a vez do Racing de Ferrol se deslocar ao Estádio Municipal Romero Cuerda (2-1).
Onze Provável: Fuentes – Cubi, Súper, Trinidad, Tapia, González, Elias Pérez, Pingu, Mato, Juanjo, Juanfran.
O Barcelona, que começa esta quarta-feira a defender o troféu conquistado na temporada passada, opta por enfrentar o Villanovense sem Neymar e Luis Suárez. Com Leo Messi ainda lesionado as gentes de Villanueva de la Serena não terão oportunidade de ver ao vivo e a cores o tridente ofensivo dos Blaugranos, um dos mais espetaculares do mundo. Não serão apenas três os ausentes. Luis Enrique também deixou na Catalunha Andres Iniesta, Sergio Busquets, Javier Mascherano e Gerard Piqué de entre os habituais titulares da equipa principal. Com as lesões de Sergi Roberto, Rafinha e Messi o treinador Culé teve que completar a convocatória com a chamada de quatro jogadores da equipa B: Gerard Gumbau, Sergi Samper, Aitor Cantalapiedra e Wilfrid Kaptoum. Os três primeiros têm boas possibilidades de entrar no onze inicial. Luis Enrique até levaria mais, se pudesse, mas o regulamento da Copa obriga à inclusão de pelo menos sete jogadores da equipa principal.
No fim de semana o Barça bateu o Eibar, em Camp Nou (3-1), com um hat trick de Luis Suárez. OS catalães até deram um golo de avanço aos Armeros mas o uruguaio fez a igualdade ainda antes do intervalo. Já no segundo tempo o show Suárez continuou, não permitindo aos visitantes acalentar ilusões. Na ausência de Messi os dois vértices do tridente restantes parecem ter combinado alternar exibições de garra para garantir o triunfo da equipa. O avançado uruguaio é também, a par dos médios, um dos jogadores com mais minutos nas pernas e esta quarta-feira beneficia de uma merecida folga. O Barcelona continuará a ter dois jogos por semana – sábado vai ao Getafe e na quarta-feira recebe o BATE Borisov – e com as limitações que tem no plantel tem absoluta necessidade de dar descanso aos mais utilizados. Com o triunfo da última jornada Barça e Real Madrid assumiram a liderança da Liga Espanhola, ambos com vinte e um pontos, embora os Merengues levem vantagem nos golos marcados e sofridos.
Onze Provável: Ter Stegen – Douglas, Vermaelen, Mathieu, Adriano, Rakitic, Gerard Gumbau, Sergi Samper, Sandro, Aitor Cantalapiedra, Munir.
Aconteça o que acontecer o Villanovense já fez história. Foi a primeira vez que o clube da Extremadura foi além da segunda ronda na Taça do Rei, razão pela qual também nunca tinha medido forças com equipas do primeiro escalão.


