Celta de Vigo – Barcelona (La Liga)
Celta de Vigo e Barcelona medem forças no Balaídos em encontro relativo à jornada 32 da La Liga 2019/20. A equipa da casa tem ganho fôlego (e de que maneira) na luta pela permanência e o candidato Barcelona é o adversário que se segue.
Análise Celta de Vigo
A continuidade no principal escalão do futebol espanhol parece ser cada vez mais uma realidade para a equipa do Celta de Vigo. Embora o primeiro encontro após a retoma não tenha corrido de feição à formação galega, derrotada em casa pelo Villarreal (0-1) com um golo apontado já em período de compensação, a verdade é que este Celta conseguiu conquistar sete dos últimos nove pontos que disputou, ganhando dessa forma terreno na luta pela permanência na La Liga. Invicto há três jogos, o Celta foi empatar sem golos ao terreno do Valladolid e, nas duas jornadas mais recentes, impôs-se categoricamente ao Alavés (6-0) e foi ao Anoeta agudizar a crise da Real Sociedad, equipa com outro tipo de aspirações, ao levar a melhor por uma bola a a zero. O Celta está agora sete pontos acima da linha de perigo e além da vantagem prometedora, a equipa está confiante, vai acumulando bons resultados e todos os motivos permitem abordar esta reta final do campeonato com otimismo.
Olhando para os números dos últimos dez colocados da pauta classificativa, note-se que o Celta é o conjunto que leva menos golos sofridos (35). Os comandados de Óscar García sofreram apenas um golo nos quatro jogos disputados após a retoma, única ocasião em que um adversário encontrou os caminhos para as suas redes nos últimos sete jogos oficiais na La Liga.
Álvarez e Juncà falham a partida devido a lesão. Yokuslu está de regresso às opções depois de cumprir castigo.
Onze provável: Blanco, Murillo, Araújo, Aidoo, Yokuslu, Bradaric, Vázquez, Olaza, Suárez, Aspas
Análise Barcelona
A La Liga chega à reta final com a luta pelo título ainda totalmente em aberto, uma vez que Real Madrid e Barcelona lideram a pauta classificativa com 68 pontos cada. O conjunto “merengue” leva vantagem no confronto direto eo Barça não depende apenas de si para celebrar a conquista do título, restando esperar que o rival da capital espanhola perca pontos numa das jornadas que faltam disputar.
Depois da igualdade sem golos em Sevilha que permitiu ao Real Madrid ascender à liderança, o Barcelona recebeu e venceu o Athletic por uma bola a zero, cortesia de um golo apontado por Ivan Rakitic nos últimos 20 minutos do desafio, tento que colocou justiça no resultado atendendo ao que foi o domínio “blaugrana” ao longo do jogo, mesmo que sem grande objetividade. O Barça não tem impressionado nesta retoma, mas dispõe de recursos tanto em termos coletivos quanto individuais para bater qualquer adversário, sendo que esta visita a Vigo não é exceção. O bom momento da equipa da casa não diminui o amplo favoritismo da equipa da “Cidade Condal” que entra em cena ciente de que, por esta altura, qualquer deslize pode ser fatal no que diz respeito à luta pelo título.
Se o Celta sofreu somente um golo nos jogos disputados pós-retoma, a verdade é que o Barcelona pode gabar-se de possuir melhor registo: nos cinco encontros que disputou após a interrupção, não permitiu que os adversários encontrassem os caminhos para a sua baliza por uma única vez, registo que ambiciona prolongar nesta visita ao Balaídos.
Busquets é baixa para este jogo, uma vez que terá que cumprir castigo. De fora por lesões continuam Frenkie de Jong e Ousmane Dembélé.
Onze provável: Ter Stegen, Nélson Semedo, Piqué, Jordi Alba, Rakitic, Arthur, Vidal, Messi, Griezmann, Suárez
Dica de Prognóstico
O Barcelona precisa de vencer para assumir a liderança a título isolada ainda que à condição e pressionar o rival Real Madrid. Nesta altura, qualquer deslize pode ser fatal e ao conjunto “blaugrana” só os três pontos interessam. Apesar do bom momento que o Celta atravessa, estamos em crer que os catalães têm capacidade mais que suficiente para vencer este desafio, cenário com valor nas principais Casas de Apostas.