Celta de Vigo – Ajax (Liga Europa)
Partiram como favoritos, confirmaram a previsão e disputam, nesta dupla jornada da Liga Europa, o primeiro lugar do Grupo G. O Ajax de Amesterdão está melhor posicionado, depois de ter vencido os encontros frente a Standard de Liège e Panathinaikos, enquanto os espanhóis do Celta de Vigo repetiram o resultado com os gregos, mas ficaram pelo empate frente aos belgas. No Balaídos, a expetativa é grande para entender como poderá o Celta passar para a frente do grupo e tentar vestir a pele de candidato neste seu regresso às competições europeias.
O Celta de Vigo viu interromper-se uma série de seis jogos sem perder e quatro consecutivos a ganhar na deslocação ao terreno do Villarreal, no passado domingo, quando foi goleado por cinco bolas a zero. Esse jogo, no entanto, não se espera que marque negativamente uma equipa que começava a dar claros sinais de regressar ao seu melhor, depois de na temporada passada ter tido bastante sucesso e, este ano, sentir-se quebrar nesta início de temporada, com resultados menos positivos. 12º na tabela classificativa, há evidentemente um caminho a fazer, de maneira a que a equipa galega consiga estar nos mesmos territórios de sucesso da época passada. E, de certa forma, este jogo frente ao Ajax impõe-se como um momento central dessa recuperação. Por um lado, reagindo a um mau resultado. Por outro, afastando-se da concorrência pelo apuramento para a fase seguinte da Liga Europa, um objetivo claro para esta competição.
Onze Provável: Sergio Alvarez – Hugo Mallo, Cabral, Fontás, Jonny – M. Diaz, P. Hernandez – J. Sene, G. Rossi, Naranjo – Guidetti.
Excelente a série de resultados do Ajax de Amesterdão, que leva agora nove jogos consecutivos sempre a ganhar. Esta série de bons resultados não apaga as dificuldades nas primeiras jornadas da Eredivisie, pelo que se explica dessa forma os cinco pontos de desvantagem para o PSV Eindhoven. No entanto, o ritmo revelado nas últimas semanas mostram um Ajax de pensamento mais positivo, com melhor dinâmica ofensiva e capacidade para vencer jogo atrás de jogo. Será bom atender que a Liga holandesa apresenta desafios bastante diferentes daqueles que a equipa do Ajax encontrará em Vigo. O futebol espanhol está muito mais evoluído em termos de organização defensiva e a complexidade do encontro obrigará os jovens holandeses a demonstrarem maior capacidade para que o seu talento não se perca nesse confronto. Ainda assim, e depois de duas vitórias nesta fase de grupos, um empate será um resultado que servirá perfeitamente as intenções do conjunto holandês.
Onze Provável: Onana – Veltman, D. Sanchez, Viergever, Sinkgraven – Gudelj, Schone – Traoré, Klaasen, Younés – Dolberg.
Em 2003/04, estas duas equipas cruzaram-se na fase de grupos da Liga dos Campeões, com o Ajax a vencer, em casa, por 1-0, enquanto em Vigo, coube ao Celta festejar a vitória por 3-2.
O favoritismo nesta partida pende para o lado do Celta de Vigo, mas o conjunto holandês está a passar um grande momento e poderá conseguir travar o maior ímpeto da equipa visitante.