Brighton – Burnley (Premier League)
Na abertura da 8.ª jornada da Premier League, a equipa do Brighton & Hove Albion receberá a visita do Burnley, esta sexta-feira, ao final da tarde, num jogo agendado para o Amex Stadium, em Brighton, à porta fechada. A equipa liderada pelo treinador Graham Potter não tem conseguido fazer as suas boas exibições à conquista de bons resultados, pelo que chega a esta fase fora mas muito próxima da zona de despromoção da classificação do campeonato inglês. Do outro lado, estará o conjunto de Sean Dyche, que tem tido enormes dificuldades para somar pontos nesta época, pelo que ocupa o posto de “lanterna vermelha” com apenas um ponto somado até à data.
Análise Brighton
O Brighton é uma equipa que deverá lutar pela manutenção, até porque esse é o seu principal objetivo, mas é apontada a uma campanha relativamente tranquila, nem tanto por ter uma qualidade individual fenomenal à disposição, mas pela qualidade do bom trabalho levado a cabo pelo treinador Graham Potter. Em sete partidas, os “seagulls” somam apenas cinco pontos, fruto de uma campanha com uma vitória, dois empates e quatro derrotas, com 11 golos marcados e 14 golos sofridos. No 16.º lugar da tabela classificativa, a equipa segue com apenas dois pontos de vantagem para o West Brom, primeiros em zona de despromoção.
Curiosamente, o Burnley começou mal a temporada, ao perder frente ao Chelsea (1-3), mas conseguiu responder com uma série de três vitórias consecutivas, duas das quais na Carabao Cup. Desde aí, são já seis os jogos consecutivos sem que a turma de Potter consiga ganhar. Na última jornada da Premier League, o Brighton esteve perto de surpreender na visita ao Tottenham, mas perdeu, por 2-1, após dois empates consecutivos, somados na deslocação ao terreno do Crystal Palace (1-1) e na receção ao West Brom (1-1).
Onze provável: Sánchez – Webster, Veltman, Burn – Lamptey, White, Bissouma, March – Lallana, Trossard – Maupay
Análise Burnley
O Burnley está a ter enormes dificuldades para manter o ritmo competitivo que já conseguiu exibir nesta Premier League sob a liderança técnica de Sean Dyche. À entrada para a 8.ª jornada do campeonato inglês, a formação dos “clarets” ocupa o 20.º e último lugar na tabela classificativa, com apenas um ponto somado, tal como o Sheffield United. Em seis partidas, a equipa do Burnley ainda não conseguiu vencer qualquer jogo, tendo somado apenas um empate e, de resto, cinco derrotas. Em golos, são três os marcados e 12 os sofridos.
A única vitória conseguida no tempo regulamentar em 2020/21 por parte do Burnley foi ainda em setembro, numa partida da Carabao Cup, realizada no terreno do Milwall (0-2), que compete no Championship. Desde aí, são seis jogos consecutivos sem ganhar, onde o Burnley perdeu mesmo em cinco ocasiões. Após o empate a 0-0 na visita ao West Brom, a equipa orientada por Dyche perdeu na receção ao Tottenham (0-1) e, posteriormente, diante do Chelsea (0-3), dois candidatos às competições europeias.
Onze provável: Pope – Lowton, Long, Tarkowski, Taylor – Brownhill, Westwood, Stephens, McNeil – Barnes, Wood
Dica de Prognóstico
Ainda que as duas equipas tenham estilos de futebol substancialmente diferentes, com o Brighton a priorizar uma construção de jogo ofensivo mais organizada e faseada e o Burnley a apostar num estilo de futebol mais direto, este deverá ser um jogo em que Graham Potter e Sean Dyche vão, única e exclusivamente, querer somar os três pontos. Ainda que os “seagulls” respirem ligeiramente melhor que os “clarets”, a verdade é que ambos chegam a este jogo numa sequência longa de jejum de vitórias na Premier League. O estilo mais entusiasta que o Brighton deverá tentar incutir à partida, especialmente a jogar no seu estádio, deverá permitir à equipa de Potter tirar partido das debilidades defensivas do Burnley, mas por outro lado dar espaço para o conjunto de Dyche conseguir chegar de forma rápida e eficiente ao último terço. Prevê-se, portanto, um jogo animado e com muitos ataques e transições, onde a melhor aposta recairá no mercado de mais de 2,5 golos, cotado a 1.87 na Bet.pt.