Brest – PSG (Taça de França)
Na disputa de uma eliminatória referente aos 16 avos de final da Coupe de France, a equipa do Paris Saint-Germain deslocar-se-á, ao início da noite deste sábado, ao Stade Francis-Le Blé, em Brest, para defrontar a equipa do Stade Brestois. A formação liderada pelo treinador Olivier Dall’Oglio tem feito uma campanha relativamente equilibrada na Ligue 1 e alimentaria o sonho de chegar o mais longe possível na taça, algo que ficou irremediavelmente mais difícil após o último sorteio. Isto porque o grupo orientado por Mauricio Pochettino é de uma dimensão competitiva de outra galáxia e pretende revalidar a conquista deste troféu, após a vitória na última edição.
Análise Brest
A equipa do Brest tem feito uma temporada de acordo com as expectativas, no sentido de caminhar com um relativo equilíbrio na luta pela manutenção entre a elite do futebol francês na próxima época, sendo que ocupa, nesta altura, o 13.º lugar na tabela classificativa da Ligue 1, com os mesmos 34 pontos do Reims, ambos com nove pontos de vantagem para a zona de descida de divisão. Na Coupe de France, a equipa orientada por Olivier Dall’Oglio já superou uma eliminatória e tem agora uma missão com contornos hercúleos para poder manter-se em prova.
Foi há cerca de um mês atrás que o Brest se estreou na presente edição da Taça de França, com um triunfo caseiro, por 2-1, contra o Rodez, que garantiu a qualificação na ronda dos 32 avos de final. Desde então, o coletivo orientado por Dall’Oglio já realizou quatro partidas no campeonato, tendo somado uma vitória, um empate e duas derrotas. Depois do ponto trazido da visita ao Lille (0-0), o Brest perdeu frente ao Lyon (2-3) e ao Monaco (0-2), num ciclo terrível em termos competitivos. Na última quarta-feira, a formação de Brest recuperou o moral, com o regresso às vitórias diante do Dijon, em casa, por 3-1.
Onze provável: Cibois – Pierre-Gabriel, Chardonnet, Duverne, Perraud – Honorat, Belkebla, Lasne, Faivre – Le Douaron, Charbonnier
Análise PSG
A formação do PSG tem estado ligeiramente aquém das expectativas na Ligue 1 (2.º classificado, com 60 pontos, a dois de distância da liderança do Lille), onde conta com maior concorrência na luta pelo título de campeão nacional francês por comparação com o que tem acontecido nas últimas épocas. A poucos dias de disputar frente ao Barcelona o acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões, a formação tecnicamente orientada por Mauricio Pochettino tentará confirmar o favoritismo nos 16 avos de final da Taça de França, uma prova onde aspira à renovação do título conquistado na edição de 2019/20.
A estreia na mais recente edição da Coupe de France aconteceu há cerca de um mês atrás, tendo o PSG atuado com uma exibição de serviços mínimos na visita ao terreno do Caen, onde venceu, por 1-0. Desde aí, a formação da capital francesa já entrou em campo noutras cinco ocasiões, tendo somado quatro vitórias (incluindo a goleada de 4-1, em Camp Nou, ao Barcelona, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, eliminatória que se conclui na próxima quarta-feira) e um desaire. Na última quarta-feira, o PSG venceu fora o Bordeaux (1-0) e chegou ao segundo triunfo consecutivo.
Onze provável: Rico – Kehrer, Marquinhos, Diallo, Bakker – Paredes, Herrera – Sarabia, Rafinha, Draxler – Icardi
Dica de Prognóstico
Apesar da gestão que Pochettino deverá promover no seu onze titular, a perspetiva para este jogo dos 16 avos de final da Taça de França é a de uma partida dominada fortemente pelo PSG, diante de um Brest com problemas defensivos graves, mas que consegue criar oportunidades de golo com relativa facilidade, muito por culpa da velocidade que consegue imprimir nas saídas para o contra-ataque. É, assim, provável que esta seja uma eliminatória intensa e com alguns motivos de interesse, num encontro onde a equipa parisiense não deverá ter grandes problemas para criar um bom número de oportunidades de golo desde cedo. Neste sentido, a melhor aposta recairá no mercado de PSG a Marcar em Ambas as Partes, com cotação de 1.60 na casa de apostas Betclic.