Brentford – Arsenal (Premier League)
Esta sexta-feira ao início da noite, será dado o pontapé de saída em mais uma edição da sempre apaixonante Premier League inglesa, com o confronto entre o recém-promovido conjunto do Brentford e os candidatos à Europa do Arsenal. O jogo será realizado no relvado do Brentford Community Stadium, na cidade de Londres, pelo que estaremos perante a realização de um “derby” londrino. O conjunto chefiado pelo treinador Thomas Frank conseguiu uma subida absolutamente notável e histórica na época passada, já que não marca presença entre a elite desde o longínquo ano de 1947. O regresso aos grandes palcos será contra a equipa liderada por Mikel Arteta, que espera poder voltar a competir pelo regresso às competições europeias.
Análise Brentford
A equipa do Brentford tem passado os últimos a alimentar o sonho da subida ao escalão de topo do futebol inglês, objetivo que conseguiu alcançar precisamente na última temporada, numa prestação de grande nível no Championship. Apesar de não ter garantido a subida direta, o conjunto de Thomas Frank terminou a fase regular no 3.º lugar da tabela classificativa, cm 87 pontos em 46 jogos (24 vitórias, 15 empates, sete derrotas, 79 golos marcados, 42 golos sofridos). Nas meias-finais dos “play-offs”, o conjunto de Thomas Frank venceu o Bournemouth e superou, na grande final, os galeses do Swansea City.
Na caminhada de preparação para a nova época, claro está que a principal ideia transmitida ao grupo de trabalho passará pela batalha da luta pela permanência, até porque não se preveem facilidades na adaptação a um nível competitivo completamente diferente do do segundo escalão inglês. Na pré-época, a equipa do Brentford somou resultados promissores, fechando com cinco vitórias, um empate e uma derrota, ao fim de sete jogos efetuados. No fecho da preparação, o Brentford venceu o Valencia, por 2-1.
Onze provável: Raya – Jansson, Ajer, Pinnock – Roerslev, Janelt, Norgaard, Canós – Fosu-Henry – Mbeumo, Toney
Análise Arsenal
A equipa do Arsenal tem passado as últimas temporadas num nível bastante abaixo do que a sua história exige e do que os seus adeptos passaram a maior parte das últimas décadas habituados. Em 2020/21, o conjunto londrino, que permanece orientado pelo espanhol Mikel Arteta, fechou a Premier League na 8.ª posição da tabela de classificação geral, com 61 pontos, apenas a um do Tottenham, que garantiu a primeira vaga de apuramento europeu. Nas 38 rondas do campeonato, os “gunners” somaram 18 vitórias, sete empates e 13 derrotas, com 55 golos marcados e 39 golos sofridos.
Na fase de preparação para as primeiras disputas oficias do novo ano desportivo de 2021/22, a equipa do Arsenal nem sempre tem conseguido deixar boas indicações, tendo fechado a sua pré-temporada com registo de duas vitórias, um empate e três derrotas num total de seis jogos de caráter amigável realizados. Depois de bater o Milwall (4-1) e o Watford (4-1) com duas goleadas seguras, o conjunto de Mikel Arteta saiu derrotado do “derby” particular com o Chelsea (1-2) e, posteriormente, com o Tottenham (0-1).
Onze provável: Leno – Chambers, White, Marí, Tierney – Xhaka, Elneny – Pépé, Rowe, Aubameyang – Lacazette
Dica de Prognóstico
Num duelo entre duas equipas que lutarão por objetivos substancialmente diferentes nesta nova edição do campeonato inglês, a previsão é a de um jogo muito bem disputado em termos gerais, até porque o Brentford, apesar de teoricamente inferior, terá aqui um jogo memorável e muito especial, porque assinala o regresso à Premier League passados 74 anos de ausência. Espera-se, assim, que o Arsenal possa vir a ter uma tarefa complicada, sobretudo para manter a sua baliza a zeros, já que, a nível ofensivo, conta com jogadores de grande qualidade e até com uma dinâmica coletiva interessante e já cimentada da época passada com Arteta. Como tal, é provável que duas equipas disponham de boas oportunidades para marcar, pelo que a melhor opção de aposta será no mercado de Ambas Equipas Marcam, cotado aa 1.65 na casa de apostas Betano.