Boston Celtics – Atlanta Hawks (NBA)
Último dia do ano e é a partida entre os Boston Celtics e os Atlanta Hawks que abre uma agenda de jogos que se estenderá pela madrugada. Ou seja, poderá sair de 2013 e entrar em 2014 a ver uma série de partidas da NBA. Haverá melhor programa? Esta partida encerra diversas curiosidades. Por um lado surgem os Boston Celtics que, apesar de ainda não contarem com o seu melhor jogador, Rajon Rondo, e terem começado a temporada como uma das mais frágeis equipas da Conferência Este, vão fazendo um campeonato muito aceitável e bastante promissor quanto às possibilidades de prolongarem a sua luta por uma presença nos playoffs. Do outro, os Atlanta Hawks, que são uma das apenas três equipas com um recorde positivo na Conferência, o que lhes permite, mesmo perante a ausência de Al Horford para o que resta da temporada, devido a lesão, ter caminho aberto para ser a terceira cabeça-de-série no playoff.
O Boston Celtics contam com 13 vitórias e 17 derrotas na presente edição da NBA. Nas últimas duas semanas, perderam encontros com os Detroit Pistons, Washington Wizards e Indiana Pacers, tendo vencido, no passado sábado, frente aos Cleveland Cavaliers. Brad Stevens, o seu treinador, é encarado como a grande estrela deste conjunto, pela forma como tem conseguido retirar de jogadores sem grandes registos na competição o seu melhor. No presente mês, Avery Bradley tem assumido as rédeas da equipa como melhor marcador, ainda que por pequena margem em comparação com Jordan Crawford, que é quem mais terá a agradecer ao seu técnico. O base era uma opção de fundo de banco e hoje assume-se como base titular dos Celtics. Jeff Green tem tido um papel complementar nesta equipa, sendo o atleta mais completo, ainda que não se destaque, durante dezembro, em nenhum dos itens estatísticos, enquanto Brandon Bass e Jared Sullinger se vão afirmando no jogo interior. É claro que os Celtics têm problemas na sua rotação, devido às poucas opções, às quais se juntaram as ausências de Kris Humphries e Kelly Onlynyk durante parte deste mês. Com os dois atletas de volta, espera-se que a equipa consiga um maior impacto na luta debaixo das tabelas, algo que poderá permitir aumentar as suas probabilidades de vitória em algumas partidas.
Os Atlanta Hawks perderam Al Horford para o que resta da temporada e, neste momento, procuram como tapar o buraco que a sua ausência deixa na equipa. Nos dois jogos disputados depois da lesão, os Hawks bateram os Charlotte Bobcats por 118-116 após prolongamento, tendo perdido, depois, frente aos Orlando Magic. A primeira consequência é a chamada de Elton Brand para o cinco inicial, ainda que isso lhe valha muitos mais minutos para além da sua média habitual. Mike Scott e Pero Antic são, assim, os jogadores que acabam por ter mais minutos para mostrar as suas qualidades, e ambos estão a dar uma boa resposta, seja no número de pontos, no caso de Scott, seja nos ressaltos e assistências, no caso de Antic. Pode, no entanto, dizer-se, que a ausência de Horford é bastante mais problemática a longo prazo, já que a sua ausência retira capacidade de luta por uma surpresa no playoff. Até lá, a equipa dos Atlanta parece não correr perigo de se ver cair na tabela classificativa, já que mesmo sem a sua principal estrela, mantém um plantel com capacidade para se destacar numa Conferência marcada pela fragilidade competitiva.
A jogar em casa, os Boston Celtics terão a pretensão de conseguir um bom resultado a fechar 2013, mas os Atlanta Hawks apresentam-se como um adversário bastante poderoso, sobretudo na capacidade de tiro exterior.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus