Borussia M’Gladbach – Leipzig (Bundesliga)
O Borussia M’Gladbach e o Leipzig colocam-se frente a frente este sábado à tarde no Borussia Park, num desafio a contar para a 30ª jornada da Bundesliga. Os homens da casa conseguiram regressar às vitórias ao passar da última jornada, batendo o lanterna vermelha Hannover, e a vitória aqui é mandatória para se aproximar dos lugares de acesso à Champions. Do outro lado chega um Leipzig em excelente momento de forma, numa serie de cinco vitórias consecutivas, mas que tem também a Taça da Alemanha debaixo de olho.
O Borussia M’Gladbach ocupa o 5º lugar com 51 pontos, fruto de 15 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, com parciais de 48 golos marcados e 35 golos sofridos. Depois de um empate na recepção ao Freiburg (1-1), uma derrota contra o Dusseldorf (3-1) e um empate na recepção ao Werder Bremen (1-1), o Borussia M’Gladbach foi pôr fim à seca de vitórias que durava já há quatro jogos consecutivos e venceu o lanterna vermelha Hannover (0-1). A equipa esteve em grande forma durante grande parte da temporada, mas quebrou em inícios de Fevereiro e chega agora aqui com apenas duas vitórias nos últimos 9 jogos consecutivos do campeonato alemão, um péssimo registo que lhe custou um dos lugares de acesso directo à Liga dos Campeões.
Em casa costumava ser onde os Potros era mais fortes, já que venceram todos os primeiros 9 jogos consecutivos aqui disputados para o campeonato, mas encontram-se agora sem conseguir vencer nenhum dos últimos 5, perdendo mesmo 3 deles, em que registam apenas 3 golos marcados, e 13 golos sofridos. A equipa está a 1 ponto do 4º classificado Frankfurt, e uma vitória aqui seria bom para subir na tabela, mesmo que possa ser apenas até às Águias disputarem esta jornada, já que lhes colocaria alguma pressão em cima. Lars Stindl está de fora, lesionado, ficando ainda em dúvida a presença de Poulsen, Doucouré, Traoré e Lang.
Onze Provável: Sommer – Ginter, Strobl e Elvedi – Kramer, Zakaria, Hermann e Hazard – Neuhaus – Pléa e Raffael.
O Leipzig, por sua vez, ocupa o 3º lugar com 58 pontos, fruto de 17 vitórias, 7 empates e 5 derrotas, com parciais de 55 golos marcados e 22 golos sofridos. A equipa atingiu um bom momento de forma e chega aqui numa serie de cinco vitórias consecutivas, batendo o Schalke (0-1), Hertha Berlim (5-0), Augsburg (1-2) na Taça da Alemanha, Bayer Leverkusen (2-4) e Wolfsburg (2-0). Desde que saíram das competições europeias que os Touros conseguiram consistência nos resultados que somam no campeonato alemão, chegando aqui sem perder nenhum dos últimos 11 jogos consecutivos na prova, vencendo 8 deles.
Fora de portas é mesmo como este conjunto do leste da Alemanha tem somado melhores resultados, vencendo todos os últimos 6 jogos que disputou na prova, registando 16 golos marcados e apenas 3 golos sofridos. Os Touros estão bem posicionados na tabela, estão demasiado longe dos dois primeiros classificados, mas conta com 4 pontos de vantagem sobre o 4º Frankfurt, e estão ainda de olhos postos nas meias-finais da Taça da Alemanha, onde enfrentam o Hamburgo na próxima terça-feira. Upamecano e Nukan estão de fora, os dois lesionados, ficando Mvogo e Poulsen os dois em dúvida.
Onze Provável: Gulácsi – Klostermann, Konaté, Orban e Halstenberg – Kampl, Laimer e Haidara – Forsberg – Sabitzer e Werner.
Se este jogo acontecesse nas primeiras jornadas da época, o Borussia M’Gladbach saía como um forte candidato a vencer este jogo. No entanto, as duas equipas encontram-se em momentos de forma opostos, os Potros venceram apenas 2 dos últimos 9 jogos, não são coerentes e é difícil acreditar numa vitória em casa, embora a atmosfera neste estádio seja sempre muito favorável aos caseiros. O Leipzig vive um excelente momento nas provas nacionais, não perdeu nenhum dos últimos 11 do campeonato, dos quais venceu 8, e chega aqui depois de 6 vitórias seguidas a jogar fora de portas. Tendo tudo isto em conta, a vitória a favor dos visitantes tem bastante valor e torna-se uma boa aposta.