Borussia Dortmund – Wolfsberger (Liga Europa)
A primeira mão desta eliminatória entre Borussia Dortmund e Wolfsberger marcou o início da “era” Tuchel à frente do BVB. O treinador intelectual, como é apelidado na Alemanha, venceu o primeiro jogo oficial à frente da nova formação na deslocação ao terreno dos austríacos do Wolfsberger, por 0-1.
O Westfalenstadion recebe a segunda mão da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Habituado a receber encontros relativos à Liga dos Campeões durante a estadia do extravagante Jurgen Klopp, Dortmund prepara-se agora para receber um encontro inserido na segunda mais importante prova de clubes a nível continental. Na primeira mão, o BVB foi capaz de confirmar o favoritismo e venceu na Áustria por 0-1. No Westfalen, não é expectável que o rumo da eliminatória se inverta dada a diferença de valia entre as duas equipas e a seriedade com que este Borussia Dortmund versão 2015/16 encara, para já, a participação na Liga Europa.
Thomas Tuchel conseguiu, até ver, segurar as principais figuras da equipa. Curioso verificar uma declaração de Hummels na qual o central revela que o novo técnico o convenceu a permanecer falando-lhe dos erros que comete. É este sentimento de poder melhorar sob as ordens do novo técnico que fez com que vários jogadores permanecessem na defesa do amarelo e preto do BVB. O objetivo de Tuchel, ex-técnico do Mainz, passa por manter o Dortmund – recentemente finalista da Liga dos Campeões – na alta roda do futebol europeu bem como na luta pela conquista da Bundesliga. Um golo marcado por Hofmann, à passagem do 14º minuto da primeira mão, dá vantagem ao Dortmund à partida para este segundo compromisso no qual, ao que tudo indica, conseguirá confirmar favoritismo e seguir para a próxima fase da competição.
Onze provável: Burki – Pisczek, Hummels, Sokratis, Schmelzer – Weigl, Gundogan, Reus – Mkhitaryan, Hofmann, Aubameyang.
O Wolfsberger, equipa que rubricou boas prestações durante a pré-temporada e somou resultados bastante prometedores, ainda não conseguiu repercutir isso em termos de temporada oficial embora tenha eliminado o Shakhter Karangandy na ronda anterior da Liga Europa. Com duas jornadas da Bundesliga austríacas já disputadas, o Wolfsberger soma um ponto. Perdeu diante do Áustria de Viena na primeira jornada por 0-2, em casa, e empatou a zero este fim-de-semana na deslocação ao estádio do SV Ried. Pelo meio, a tal derrota frente ao Borussia Dortmund por 0-1. Com uma equipa composta essencialmente por jogadores de nacionalidade austríaca, os “lobos” foram batidos por um Borussia Dortmund que se apresentou na sua melhor versão com Gundogan, Mkhitaryan, Reus, Aubameyang e companhia.
Onze provável: Kofler – Standfest, Sollbauer, Huttenbrener, Baldauf – Tschernegg, Putsche, Zulj – Zundel, Ynclán, Trdina.
O Borussia está ainda a assimilar os processos do novo treinador. A forma de trabalhar de Tuchel já foi de resto, alvo de crítica por parte do central Subotic. O atleta sérvio não apreciou um exercício algo fora do convencional – os defesas tinham que jogar com um objeto nas mãos de forma a não caírem na tentação de agarrar o avançado – e fez questão de dizê-lo. A “máquina”- recorrendo a uma frase muito utilizada nestas lides de pré-temporada – está a olear progressivamente. Este é mais um bom encontro, de cariz oficial, que proporcionará um bom duelo ao BVB para ganhar ritmo.