Borussia Dortmund – Freiburg (Bundesliga)
O Borussia Dortmund decepcionou com um empate frente ao Club Brugge, para a Champions, e agora procura redimir-se com esta recepção ao Freiburg, com as duas equipas a medirem forças este sábado à tarde no Signal Iduna Park, num desafio a contar para a 13ª jornada da Bundesliga. O Dortmund chega aqui invicto no campeonato alemão e está isolado no topo da tabela de classificação geral, tendo esperança de somar mais 3 pontos aqui. Do outro lado apresenta-se um Freiburg que somou apenas uma derrota nos últimos seis jogos consecutivos da prova, e espera conseguir pontuar nesta visita.
O Borussia Dortmund ocupa o 1º lugar com 30 pontos, fruto de 9 vitórias e 3 empates, com parciais de 35 golos marcados e 13 golos sofridos. O Dortmund decepcionou na quarta-feira à noite na recepção ao Club Brugge, para a Liga dos Campeões, ao não conseguir melhor que um empate a zero, perdendo o primeiro lugar do Grupo A da prova. No que diz somente respeito ao seu momento caseiro, o Dortmund ultrapassou as expectativas e é líder do campeonato com 4 pontos de vantagem sobre o 2º classificado Borussia M’Gladbach. A equipa venceu os últimos 3 jogos consecutivos da Bundesliga, em terreno do Wolfsburg (0-1), na recepção ao Bayern de Munique (3-2) e depois em terreno do Mainz (1-2).
O Dortmund apresenta um excelente registo a jogar em casa, venceu 5 de 6 jogos aqui disputados para o campeonato, empatando o restante, contabilizando 23 golos marcados e 9 concedidos. Lucien Favre está a realizar um óptimo trabalho aos comandos dos Auri-Negros, podendo dar-se ao luxo de contar com um plantel grande e com várias opções de qualidade à sua disposição, permitindo-lhe rodar jogadores entre competições e ter sempre elementos frescos para qualquer partida. No entanto, este é um jogo que poderá ser mais difícil do que aparenta, uma vez que este Freiburg já roubou pontos fora contra o Hertha Berlim e Bayern de Munique.
Onze Provável: Burki – Piszczek, Akanji, Zagadou e Hakimi – Delaney e Witsel – Sancho, Reus e Larsen – Alcácer.
O Freiburg, por sua vez, ocupa o 11º lugar com 14 pontos, fruto de 3 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, com parciais de 16 golos marcados e 20 golos sofridos. Depois de perder na penúltima jornada na recepção ao Mainz (1-3), o Freiburg empatou novamente em casa, desta vez contra o Werder Bremen (1-1), e e encontra-se então com apenas uma vitória conquistada nos últimos 7 jogos consecutivos do campeonato alemão. No entanto, a equipa sofreu apenas uma derrota nos últimos 6 desafios.
Apesar de ter vencido apenas 1 dos 5 jogos como visitante que disputou para o campeonato, perdendo 2, o Freiburg mostrou boas impressões nas últimas duas deslocações, contra o Hertha Berlim e Bayern de Munique, empatando ambos os encontros a uma bola. Nicolas Hoffner e Lukas Kubler estão de fora, os dois lesionados, ficando ainda em dúvida a presença de Roland Sallai. O Freiburg já complicou a vida a duas equipas fortes a jogar em casa, e têm confiança para complicar a vida a este Dortmund.
Onze Provável: Schwolow – Stenzel, Gulde, Heintz e Gunter – Haberer, Koch, Frantz e Waldschmidt – Holer e Petersen.
O Borussia Dortmund recebe um Freiburg atrevido que já roubou pontos em casa do Bayern de Munique e Hertha Berlim, e que se irá tornar num osso duro de roer neste desafio. Contra equipas que costumam ter por hábito jogar avançadas no terreno de jogo e controlar a posse de bola, o Freiburg costuma optar por adoptar uma postura defensiva e apostar forte nas saídas em contra-ataque, algo que é de prever que aconteça aqui. O Dortmund é claramente candidato a vencer este jogo, ainda que este possa ser um encontro com golos para os dois lados do campo.