Borussia Dortmund – Borussia M’Gladbach (Bundesliga)
O Borussia Dortmund e o Borussia M’Gladbach colocam-se frente a frente este sábado no Signal Iduna Park, num desafio a contar para a 8ª jornada da Bundesliga. Os homens da casa estão a realizar um arranque de campeonato abaixo do esperado, chegando mesmo aqui na ressaca de três empates consecutivos, todos eles a duas bolas. Do outro lado chega um Borussia M’Gladbach que se encontra no topo da tabela classificativa, mas que precisará de superar um péssimo registo de confrontos directos neste reduto para continuar como líder.
O Borussia Dortmund ocupa o 8º lugar com 12 pontos, fruto de 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota, com parciais de 19 golos marcados e 11 golos sofridos. Depois de conceder a decepcionante derrota às mãos do recém-promovido Union Berlin (3-1), o Dortmund deu indícios de quem estava a recuperar ao vencer o Bayer Leverkusen (4-0) de seguida. Contudo, a equipa não melhorou e prova disso foram os três empates que se seguiram, em terreno do Frankfurt (2-2), na recepção ao Werder Bremen (2-2) e em terreno do Freiburg (2-2).
A verdade é que, ofensivamente, o Dortmund é muito competente e trabalha muito bem, tem várias soluções no último terço e apresenta individualidades de grande relevo, como Marco Reus, Jadon Sancho, Thorgan Hazard, entre outros. Contudo, defensivamente a equipa continua muito inconstante, é desorganizada e há sempre vários erros individuais que muitas vezes originam golos do adversário. Piszczek, lesionado, é baixa confirmada, ficando ainda o avançado Paco Alcácer em dúvida.
Onze Provável: Burki – Hakimi, Hummels, Akanji e Guerreiro – Witsel e Delaney – Sancho, Reus e Hazard – Gotze.
O Borussia M’Gladbach, por sua vez, ocupa o 1º lugar com 16 pontos, fruto de 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com parciais de 15 golos marcados e 6 golos sofridos. Os Potros atingiram um bom momento de forma antes de entrarem na pausa para jogos de selecções, tendo vencido os últimos quatro jogos consecutivos para a Bundesliga, onde bateram o FC Koln (0-1), Dusseldorf (2-1), Hoffenheim (0-3) e Augsburg (5-1). A jogar fora de portas, o M’Gladbach apresenta um registo 100% vencedor depois de triunfar em todas as 3 deslocações que disputou até aqui, registando 7 golos marcados e 1 golo sofrido. Os Potros lideram o campeonato com apenas 1 ponto de vantagem sobre o 2º classificado Wolfsburg, e é imperativo vencer aqui para continuarem como líderes da prova, ainda que o seu registo a jogar neste reduto seja incrivelmente mau.
Curiosamente, e ao contrário de épocas anteriores, o Borussia M’Gladbach é a segunda equipa com menos golos sofridos no campeonato, sendo também a 3ª equipa com mais tentos assinalados, uma prova de organização e de bom funcionamento em ambos sectores, defensivo e ofensivo. As más notícias são algumas ausências importantes para a equipa, como Matthias Ginter, Muesel, Strobl, Fabian Johnson, Ibrahima Traoré e Bennetts, todos lesionados, ficando ainda Stefan Lainer em dúvida. Hofmann e Lars Stindl poderão regressar ao onze após terem superado as respectivas lesões.
Onze Provável: Sommer – Jantschke, Elvedi, Bensebaini e Wendt – Bénes, Kramer e Zakaria – Embolo – Thuram e Pléa.
O Borussia Dortmund apresenta um excelente registo de confrontos directos contra este Borussia M’gladbach a jogar neste Signal Iduna Park, tendo vencido os últimos 5 confrontos, registando17 golos marcados e 3 golos sofridos. Tendo em conta que as duas equipas têm demonstrado sempre estilos de jogo semelhantes época após época, é de acreditar em mais um desafio com alguns tentos no marcador.