Borussia Dortmund – Bayer Leverkusen (Bundesliga)
O Borussia Dortmund e o Bayer Leverkusen colocam-se frente a frente este domingo no Signal Iduna Park, num desafio a contar para a 23ª jornada da Bundesliga. Os homens da casa quebraram de forma e colocaram em risco o 1º lugar, vendo o Bayern de Munique cada vez mais próximo. Do outro lado chega um Bayer Leverkusen que voltou a desiludir a meio da semana, acabando eliminado da Liga Europa às mãos do Krasnodar.
O Borussia Dortmund ocupa o 1º lugar com 53 pontos, fruto de 15 vitórias, 6 empates e 1 derrota, com parciais de 54 golos marcados e 23 golos sofridos. A equipa quebrou de forma e atingiu o pior momento da temporada, chegando aqui sem vencer nenhum dos últimos cinco jogos consecutivos em todas as competições, onde acabou eliminado da Taça da Alemanha e perdeu a 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em terreno do Tottenham (3-0), complicando bastante as suas hipóteses de qualificação na Liga Milionária. No que diz somente respeito ao seu momento no campeonato alemão, o Dortmund empatou os últimos três jogos, em terreno do Frankfurt (1-1), na recepção ao Hoffenheim (3-3) e em terreno do Nuremberga (0-0).
Estes três empates fizeram com que aquilo que era uma distância bastante segura no topo da tabela fosse reduzida apenas a 3 pontos, colocando assim o 1º lugar a prémio e jogando agora com a pressão do Bayern de Munique. Os Auri-Negros ainda não perderam em casa para o campeonato, vencendo 9 dos 11 jogos disputados, contabilizando 37 golos marcados e 15 golos sofridos. Em nenhum dos 11 jogos aqui disputados para a Bundesliga o Dortmund marcou menos de 2 golos, mas importa destacar que ultimamente tem concedido golos com bastante regularidade. A lista de baixas está reduzida praticamente a zero, ficando apenas Marco Reus e Akanji em dúvida, com o possível regresso do capitão a ser algo bastante esperado, já que é um elemento-chave para a equipa.
Onze Provável: Burki – Piszczek, Akanji, Zagadou e Hakimi – Delaney e Witsel – Sancho, Reus e Guerreiro – Gotze.
O Bayer Leverkusen, por sua vez, ocupa o 5º lugar com 36 pontos, fruto de 11 vitórias, 3 empates e 8 derrotas, com parciais de 39 golos marcados e 32 golos sofridos. Apesar de se encontrar em boa forma na Bundesliga, o Leverkusen tem desiludido nas outras competições, tendo acabo fora da Taça da Alemanha às mãos do Heidenheim (2-1), e fora da Liga Europa às mãos do Krasnodar, isto tudo em Fevereiro, desde que Peter Bosz assumiu os comandos da equipa. Ainda assim, para o campeonato, a equipa venceu os últimos quatro jogos consecutivos, vencendo o Wolfsburg (0-3), Bayern de Munique (3-1), Mainz (1-5) e Dusseldorf (2-0).
A equipa venceu os últimos três desafios consecutivos fora de portas para o campeonato, chegando aqui motivada em se manter no bom caminho na prova, até porque não pode cometer deslizes com o Wolfsburg e o Frankfurt à perna. Bellarabi, lesionado, é baixa confirmada, ficando em dúvida a presença de Lars Bender. Os Farmacêuticos não vencem neste estádio desde Agosto de 2014, mas irão tentar tirar proveito do actual mau momento de forma do Dortmund.
Onze Provável: Hrádecky – Bender, Tah, Bender e Wendell – Baumgartlinger, Havertz e Aránguiz – Brandt, Volland e Bailey.
O Borussia Dortmund não venceu nenhum dos últimos três jogos do campeonato alemão e a continuar assim irá perder a liderança da tabela. O Leverkusen chega a um reduto difícil de se jogar e onde não vence desde Agosto de 2014, tendo uma verdadeira prova de fogo pela frente nesta partida. As duas equipas apresentam jogadores de grande relevo ofensivo e é de acreditar que ambas cheguem ao golo num jogo de desfecho um tanto imprevisível.