Bayern de Munique – Liverpool (Liga dos Campeões)
Motivados com uma goleada no fim-de-semana, os Bávaros medem agora forças contra o Liverpool, esta quarta-feira à noite na Allianz Arena, num desafio a contar para a 2ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O Bayern deixou a eliminatória em aberto ao empatar a zero em Anfield, e chega motivado depois de golear o Wolfsburg no sábado à tarde. Do outro lado chega um Liverpool que não conseguiu fazer valer o factor casa e agora precisa de um bom resultado em terreno hostil, ou ficará de fora de mais uma prova.
O Bayern de Munique chegou aqui depois de se ter qualificado como líder do Grupo E, ficando à frente do Ajax, Benfica e AEK, e encontra-se agora empatado na eliminatória com os ingleses depois de ter saído de Anfield com um empate a zero. Desde o nulo em Inglaterra que os Bávaros venceram os seguintes três jogos que disputaram, batendo o Hertha Berlim (1-0), Borussia M’Gladbach (1-5) e Wolfsburg (6-0), chegando então aqui com os níveis de confiança em altas após estas duas mais recentes goleadas.
A equipa da casa tem conquistado excelentes resultados diante dos seus adeptos, venceu os últimos 7 desafios aqui disputados, em todas as competições, onde apontou um total de 23 golos e concedeu apenas 3 em resposta. O técnico Kovac enfrenta algumas baixas importantes para este desafio, com elementos como Tolisso e Coman lesionados, e ainda Muller e Kimmich castigados, a serem os quatro baixas confirmadas. Já Alaba e Robben estão os dois em dúvida. Os alemães trouxeram a decisão da eliminatória para os seus domínios, e precisam de conseguir uma exibição inspirada, bem como estar bastante atentos defensivamente, já que um golo sofrido aqui poderá tornar as coisas complicadas.
Onze Provável: Neuer – Rafinha, Sule, Hummels e Alaba – Alcántara e Martínez – Gnabry, Rodríguez e Ribéry – Lewandowski.
O Liverpool, por sua vez, chega aqui depois de se qualificar em 2º lugar no Grupo C, atrás do PSG e à frente do Nápoles e Estrela Vermelha, apresentando-se agora na Allianz Arena depois de não ter conseguido fazer valer o factor casa na 1ª mão, empatando a zero. Os Reds disputaram quatro jogos desde o empate da 1ª mão em Anfield, todos eles para o campeonato inglês, onde empataram em terreno do Manchester United (0-0), venceram o Watford (5-0), empataram em terreno do Everton (0-0) e venceram, na última jornada, o Burnley (4-2). Olhando para estes últimos resultados, fica claro que esta é uma equipa influenciada pela condição de visitada/visitante, somando sempre melhores resultados nos seus domínios, do que fora deles. A equipa venceu apenas 1 dos últimos 6 jogos como visitante, em todas as competições, tendo empatado os últimos 3.
Nestes seus últimos 6 jogos fora dos seus domínios, os Reds contabilizam apenas 4 golos marcados e 5 golos sofridos, mostrando dificuldade em tirar proveito do seu poder ofensivo quando jogam longe de Anfield. Na última jornada a equipa venceu em casa o Burnley e deixou boas impressões na parte da criatividade ofensiva e finalização, mas agora é preciso consegui-lo aplicar novamente aqui, na sempre difícil Allianz Arena. Esta é uma equipa que Jurgen Klopp conhece bem, já que enfrentou estes jogadores por várias vezes. O técnico alemão não pode contar com Joe Gomez e Dejan Lovren, ambos lesionados, e Chamberlain ainda se não se encontra em forma para disputar um encontro desta magnitude. A boa notícia é que desta vez van Dijk irá fazer parte do onze inicial, já que falhou a 1ª mão por castigo.
Onze Provável: Alisson – Alexander-Arnold, Matip, Dijk e Robertson – Fabinho, Wijnaldum e Henderson – Salah, Firmino e Mané.
O Bayern perdeu dois dos últimos três confrontos directos com o Liverpool, empatando o restante. É difícil de prever um vencedor num jogo desta magnitude, mas é sim de esperar uma partida mais animada que a da 1ª mão, com as duas equipas a procurarem o golo que lhes permita avançar na prova. Como homens da casa, o Bayern deverá tomar a iniciativa do jogo e apostar numa estratégia um pouco mais ofensiva que a do seu adversário, que por sua vez poderá mesmo conseguir criar dano aos alemães no contra-ataque, com Mané e Salah a serem dois intervenientes perigosos neste tipo de transição.