Bayern de Munique – Leipzig (Bundesliga)
O Bayern de Munique tem, jogo após jogo, dado fortes indícios de quem está novamente no caminho certo, e tem agora um bom teste nesta quarta-feira à noite com a recepção ao Leipzig, com as duas equipas a medirem forças na Allianz Arena, num desafio a contar para a 16ª jornada da Bundesliga. Os Bávaros sabem que não podem perder pontos aqui, pois correriam o risco de ver o Borussia Dortmund distanciar-se ainda mais na tabela, tal como o Leipzig, que vê este adversário apenas 2 pontos à sua frente e não podem aceitar aqui a derrota.
O Bayern de Munique ocupa o 3º lugar com 30 pontos, fruto de 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com parciais de 32 golos marcados e 18 golos sofridos. Os Bávaros cumpriram as obrigações europeias e qualificaram-se aos oitavos de final da Liga dos Campeões como líderes de grupo. O conjunto comandado por Niko Kovac parece estar a subir cada vez mais de rendimento e, depois de 3 jogos consecutivos sem conseguir vencer, a equipa Bávara vem agora de 3 vitórias consecutivas no campeonato, em terreno do Werder Bremen (1-2) e do Hannover (0-4), e vencendo o Nuremberga (3-0) pelo meio.
No entanto, o Gigante da Baviera não tem surpreendido em casa, apresentando na realidade um registo um pouco decepcionante, somando apenas 3 vitórias nos 7 jogos aqui disputados para o campeonato, perdendo um deles, contabilizando 14 golos marcados e 10 golos sofridos. Além disto, a última vitória em casa, contra o Nuremberga (3-0), veio pôr fim a um registo de 4 jogos consecutivos sem vencerem nos seus domínios. Os Bávaros contam com os mesmos pontos que o 2º Borussia M’Gladbach, e estão já a 9 de distância do líder Borussia Dortmund. Por isto, perder pontos aqui está fora de questão, e a equipa irá tirar motivação dos recentes resultados na prova. Tolisso, James Rodríguez e Arjen Robben estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Neuer – Kimmich, Sule, Boateng e Alaba – Goretzka e Alcântara – Gnabry, Muller e Coman – Lewandowski.
O Leipzig, por sua vez, ocupa o 4º lugar com 28 pontos, fruto de 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, com parciais de 28 golos marcados e 14 golos sofridos. Depois da decepcionante campanha na Liga Europa, onde falhou em seguir em frente na prova ao acabar como 3º classificado do Grupo B, atrás do Red Bull Salzburg e Celtic, o Leipzig precisa agora de se redimir a nível nacional e procurar assegurar lugar de acesso directo à Liga dos Campeões na próxima temporada.
A equipa tem estado a bom nível no campeonato alemão, conta com apenas três derrotas, uma delas concedida na 1ª jornada, e as restantes duas nas últimas 4 jornadas, com a equipa a perder em terreno do Wolfsburg (1-0), venceu na recepção ao Borussia M’Gladbach (2-0), perdeu em terreno do Freiburg (3-0), e depois voltou a vencer na recepção ao Mainz (4-1). É na condição de visitante que os Touros têm somado piores resultados, e esta deslocação não será menos fácil. No entanto, o Leipzig é uma equipa que tem deixado grandes impressões na forma como defende, mas especialmente pela forma consegue sair em contra-ataque, um tipo de transição que pode facilmente surtir efeito contra o Bayern de Munique, uma equipa que joga sempre bem subido no terreno de jogo. Forsberg, lesionado, e Sabitzer, castigado, são baixas confirmadas.
Onze Provável: Gulácsi – Konaté, Orban e Upamecano – Demme, Laimer, Klostermann e Halstenberg – Kampl – Poulsen e Werner.
Tudo aponta para um desafio agitado, com as duas equipas a lutarem para não perderem mais terreno em relação ao líder Borussia Dortmund. O Bayern de Munique está já a 9 pontos do primeiro lugar, e irá adoptar uma habitual postura ofensiva, dominando o encontro bem subido no terreno, algo que, por vezes, os poderá encostar à parede, com o Leipzig a estar a demonstrar excelentes argumentos no contra-ataque. Espera um jogo agitado e interessante, com várias oportunidades de golo para as duas equipas.