Bayer Leverkusen – Bayern Munique (DFB Pokal)
Uma semana após a conclusão da edição de 2019/20 da Bundesliga alemã, eis que as emoções do futebol germânico estão de regresso, no próximo sábado, com a realização da final da DFB Pokal, no Olympiastadion, em Berlim. Frente a frente estarão as equipas do Bayer Leverkusen e do Bayern Munique, que terminaram, respetivamente, em 5.º e 1.º lugares na tabela classificativa do campeonato alemão. O conjunto bávaro pretende revalidar a conquista alcançada na última época, perante uma equipa de Peter Bosz que, passados 11 anos da última presença, volta a estar na decisão do vencedor da mítica Taça da Alemanha.
Análise Bayer Leverkusen
A equipa do Bayer Leverkusen terá nesta final da DFB Pokal a oportunidade de voltar a conquistar um troféu, mas, além disso, de esquecer o objetivo falhado na última edição da Bundesliga, que terminou no passado fim-de-semana. Com o grande objetivo de voltar a marcar presença na Liga dos Campeões, a formação comandada por Peter Bosz não foi capaz de terminar no top-4 da tabela classificativa, devendo a si mesmo a culpa de ter sido, na reta final do campeonato, ultrapassada pelo Borussia Mönchengladbach. Para chegar à final da DFB Pokal, o Bayer Leverkusen deixou pelo caminho o Alemannia Aachen (1-4), o Paderborn (1-0), o Estugarda (2-1), o Union Berlin (3-1) e o Saabrücken (0-3).
Na reta final da Bundesliga, o Bayer Leverkusen tropeçou em duas das últimas quatro jornadas, ao empatar com o Schalke 04 (1-1), fora de casa, e perder, também fora de portas, diante do Hertha Berlin (0-2), tendo sido este o rude gole nas aspirações de terminar na 4.ª posição e, assim, carimbar o passaporte para a “Champions”. No passado fim-de-semana, os “farmacêuticos” venceram, pela margem mínima, na receção ao Mainz (1-0), mas já nada poderia mudar, dado que o M’Gladbach fez o que lhe competia e também venceu o seu jogo.
Onze provável: Hradecky – L. Bender, Tapsoba, S. Bender, Sinkgraven – Baumgartlinger, Aranguiz – Diaby, Havertz, Bailey – Volland
Análise Bayern Munique
Dono e senhor do futebol alemão na última década, o Bayern Munique chega a esta reta final da época a nível interno (isto porque, em agosto, terá a Liga dos Campeões para disputar na “final 8”, em Lisboa) com a possibilidade de somar a revalidação do título na DFB Pokal à conquista do oitavo campeonato consecutivo na Bundesliga. A campanha brilhante que a equipa conseguiu desde que Hansi Flick assumiu o comando técnico deixou o Bayern campeão a duas jornadas do fim, após o triunfo em Bremen. No que concerne à caminhada dos bávaros até esta final da Taça, o Bayern ultrapassou Energie Cottbus (1-3), Bochum (1-2), Hoffenheim (4-3), Schalke 04 (0-1) e Eintracht Frankfurt (2-1).
Na última jornada da Bundesliga, realizada no passado fim-de-semana, o Bayern Munique somou a 16.ª vitória consecutiva e com distinção, ao golear, por 0-4, na deslocação ao terreno do Wolfsburg, que ainda lutava por um lugar de apuramento direto para a fase de grupos da Liga Europa. O conjunto de Flick não foi de modas e somou o segundo triunfo após a confirmação matemática da conquista do título de campeão alemão, sendo que, na penúltima partida realizada, o Bayern venceu o Freiburg, em casa, por 3-1.
Onze provável: Neuer – Pavard, Boateng, Alaba, Davies – Kimmich, Goretzka – Gnabry, Müller, Coman – Lewandowski
Dica de Prognóstico
Menos de um mês depois do duelo que colocou frente a frente as duas equipas para o campeonato alemão – de onde o Bayern saiu de Leverkusen com os três pontos, após triunfo por 2-4 –, os conjuntos orientados por Peter Bosz e Hansi Flick voltam a defrontar-se, agora na última partida da temporada para ambos no futebol nacional, que apurará o novo vencedor da Taça da Alemanha, um troféu que o Bayern Munique venceu por último, cuja conquista pretende revalidar. Certo é que as duas equipas têm nos respetivos sistemas ofensivos as suas mais-valias, sendo que, defensivamente, deixam um pouco a desejar, especialmente o Bayer Leverkusen. Assim, espera-se um jogo de alta voltagem, numa final que nenhuma das equipas quererá prolongar para além do tempo regulamentar. O mercado de mais de 3,5 golos será, portanto, a melhor aposta a fazer, apresentando uma cotação de 1.74 na Bet.pt.