O Irão de Carlos Queiroz manteve a liderança do grupo A de qualificação para o Mundial 2018 (zona AFC) ao vencer a Coreia do Sul por uma bola a zero em Teerão. No grupo B, a Arábia Saudita aproveitou o empate registado no grande encontro da ronda entre Austrália e Japão para se chegar à frente.

Grupo A

Foto: "Reuters"

Foto: “Reuters”

O ambiente do estádio Azadi, em Teerão, é uma ode ao entusiasmo caraterístico do futebol asiático. As bancadas do gigante situado na capital iraniana estiveram bem compostas para assistir ao duelo entre a seleção local e a Coreia do Sul, principal rival do Irão na luta pelo apuramento para o Mundial 2018, mas o ambiente foi algo diferente do habitual. No mês de luto do calendário xiita, a efeméride incitou os adeptos iranianos a vestirem de negro e a entoarem cânticos religiosos durante a partida. A ocasião foi pontuada da melhor forma possível pela seleção orientada por Carlos Queiroz, uma vez que conquistou os três pontos ao vencer a congénere sul coreana pela margem miníma – Suk (emprestado pelo FC Porto ao Trabzonspor) não saiu do banco. Serdar Azmoun, promissor avançado que se tem notabilizado no futebol russo, marcou o primeiro golo nesta fase de qualificação numa conclusão plena de oportunismo. A seleção do Irão dominou as ações do encontro – o guarda-redes Mehdi Rahmati foi um mero espetador – e manteve o registo imaculado na quarta jornada da qualificação para o campeonato do mundo, caso único no grupo A.

O Uzbequistão agudizou a crise chinesa nesta fase de apuramento para o campeonato do mundo. A China é a grande desilusão do grupo A, nação que tem defraudado as expectativas depois de ter assumido uma candidatura ao apuramento para a fase final da prova que vai decorrer na Rússia. Em Tashkent, os “uzbeques” venceram com golos de Marat Bikmaev e Otabek Shukurov e aproveitaram o deslize coreano para assumirem o segundo posto da classificação. No outro jogo do grupo, a seleção do Qatar – país que vai receber o Mundial 2022 – venceu a frágil seleção da Síria graças a um golo de grande penalidade apontado por Hassan Al Haidos.

Grupo B

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

A quarta jornada da zona de qualificação da AFC (The Asian Football Confederation) colocou frente a frente as duas principais forças do futebol asiático. Em Melbourne, foi escrito mais um capítulo da dicotomia AustráliaJapão. Os “Socceroos” entraram em falso na partida e permitiram que os japoneses abrissem o ativo logo aos cinco minutos, graças a um golo apontado por Genki Haraguchi que apareceu bem no espaço e bateu o guarda-redes Mathew Ryan já no interior da área australiana. O golo madrugador da formação nipónica abalou a equipa australiana, de tal modo que os eleitos de Ange Postecoglou protagonizaram uma exibição muito modesta nos primeiros 45 minutos do encontro. Mile Jedinak empatou o encontro na conversão de uma grande penalidade aos 52 minutos, definindo o resultado final de um embate que à partida se perspetivava de grande equilíbrio.

Abdul-Raheem foi o grande protagonista da jornada no grupo B de qualificação. O jovem avançado de 23 anos que milita no Al Zawraa foi o autor dos quatro golos iraquianos que permitiram golear a seleção da Tailândia, fragilizada em função da expulsão de Koravit Noamwiset na segunda parte. Foi a primeira vitória do Iraque nesta fase de qualificação para o Mundial 2018, depois de três desaires de modo consecutivo frente a Austrália (2-0), Arábia Saudita (1-2) e Japão (2-1).

Em Jedaah, cidade costeira da Arábia Saudita, a prestação da seleção da casa deixou os locais em apoteose. No “clássico do Pérsico”, os sauditas bateram a congénere dos Emirados Árabes Unidos por três golos sem resposta e brindaram as bancadas com três grandes golos. Num resultado totalmente construído a partir do minuto 70, Fahad Al Muwallad deu o mote para a vitória com um remate portentoso de primeira, sem hipótese de defesa para o guarda-redes Majed Nasser. Nawaf Al Abid fez o segundo após primorosa assistência de Taisir Al-Jassim e Yahya Al Shehri encerrou o marcador com uma grande execução na cobrança de um pontapé livre à entrada da área. Beneficiando do empate entre australianos e japoneses, a Arábia Saudita assumiu a liderança do grupo B com 10 pontos, assumindo-se como uma das duas seleções (a par da Austrália) que ainda não perderam na atual edição da fase de qualificação.

Boas Apostas!