Aston Villa – Huddersfield Town (Championship)
Volvidos 29 anos, Aston Villa e Huddersfield Town voltam a encontrar-se em contexto oficial. A terceira jornada do Championship coloca os dois emblemas frente a frente no Villa Park, em Birmingham. O Aston Villa joga em casa pela segunda jornada consecutiva e quer repetir somar a segunda vitória na atual edição do segundo escalão inglês.
A nova época não começou da melhor maneira para o histórico Aston Villa, dado que os pupilos de Roberto Di Matteo perderam em Hillsborough com o Sheffield Wednesday (1-0) treinado pelo português Carlos Carvalhal. Na Taça da Liga, o percurso dos “Villans” também terminou de forma precoce, com uma derrota por três bolas a uma frente ao modesto Luton Town, em Kenilworth Road. Com apenas três dias de intervalo entre a estreia no Championship e o primeiro encontro para a Taça da Liga, Roberto Di Matteo preferiu alinhar com as principais unidades no jogo do campeonato, até porque o grande objetivo para esta época é o regresso à Premier League.
No terceiro jogo oficial da temporada, o Aston Villa recebeu e venceu o Rotherham por três bolas a zero, com golos de Rudy Gestede e Jack Grealish, atletas que atuaram na Premier League ao serviço dos “Villans”. A vitória da última ronda aumenta a confiança da equipa, permite serenar os ânimos depois de um arranque em “falso” e faz com que a equipa encare a receção ao Huddersfield Town de uma forma distinta. Numa prova tão competitiva quanto o Championship, assegurar boas prestações em casa é fulcral. O Aston Villa ainda vai perder muitos pontos até final, tal como qualquer candidato à subida.
Onze Provável: Pierluigi Gollini, Alan Hutton, Nathan Baker, Tommy Elphick, Aly Cissokho, Ashley Westwood, Leandro Bacuna, Gary Gardner, Jordan Ayew, Rudy Gestede, Ross McCormack
Na antecâmara da visita ao Villa Park, o Huddersfield Town não poderia pedir melhor estímulo que uma vitória no terreno do Newcastle, emblema que também desceu este ano ao Championship. Em St James’ Park, o Town voltou a vencer volvidos 63 anos e quer quebrar novo registo histórico na deslocação a Birmingham, uma vez que não vence em casa do Aston Villa desde 1951.
Orientado pelo alemão David Wagner, “discípulo” de Jurgen Klopp, o Huddersfield Town contabiliza seis pontos ao cabo de duas rondas graças às vitórias frente a Brentford (2-1) e Newcastle (1-2), justificando a opinião dos apostadores que colocavam a equipa como candidata a chegar ao “play-off” de acesso à Premier League. A influência do técnico germânico permitiu recrutar três atletas alemães que foram titulares nos três jogos oficiais já disputados – Cristopher Schindler, Chris Lowe e Elias Kachunga. Tal como o Aston Villa, o Huddersfield Town também não foi capaz de ultrapassar a primeira eliminatória da Taça da Liga e perdeu no terreno do Shrewsbury Town por duas bolas a uma.
Onze Provável: Danny Ward, Tommy Smith, Mark Hudson, Cristopher Schindler, Chris Lowe, Aaron Mooy, Joe Lolley, Jnathan Hogg, Jack Payne, Rajic van la Parra, Elias Kachunga
O último embate entre Aston Villa e Huddersfield Town remonta à temporada 1987/88, ocasião em que as duas equipas empataram a um golo. Antevê-se um encontro equilibrado entre duas equipas que sobem ao relvado do Villa Park depois de terem vencido os respetivos desafios na última jornada.