Arsenal – Östersunds FK (Liga Europa)
Após um resultado confortável na Suécia, o Arsenal disputa agora a 2ª mão dos dezasseis-avos de final no Emirates Stadium, esta quinta-feira à noite frente ao Östersunds FK. Os Gunners arrancaram uma vitória por 0-3 na 1ª mão da eliminatória e ficaram com um pé e meio na próxima fase da competição, sendo de prever aqui várias mudanças no onze inicial londrino. Já o Östersunds FK cedeu uma pesada derrota em casa e a tarefa de avançar até à próxima eliminatória está fora do seu alcance.
O Arsenal atingiu estes dezasseis-avos de final depois de ter conseguido o primeiro lugar do Grupo H, composto pelo Crvena Zvezda, FC Koln e BATE Borisov. Os Gunners responderam de forma positiva à derrota em casa do Tottenham, para a Premier League, ao vencerem na Suécia por 3-0 na 1ª mão desta eliminatória, um resultado confortável que deixa a equipa londrina praticamente qualificada aos oitavos de final.
O conjunto londrino disputou já um total de 20 jogos em casa esta temporada, em todas as competições, e foi derrotado apenas uma vez, tendo conseguido sair vencedor em 16 ocasiões. Arsène Wenger irá certamente fazer várias alterações ao XI inicial neste jogo, com a final da Taça da Liga já no próximo domingo frente ao Manchester City, mas mesmo assim continuará a possuir uma equipa talentosa e de maior ritmo competitivo.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Arsenal apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Chelsea, para a Taça da Liga. Seguiu-se uma derrota por 3-1 em terreno do Swansea City, uma vitória por 5-1 na recepção ao Everton, uma derrota por 1-0 em terreno do Tottenham, e na última jornada, uma vitória por 0-3 em terreno do Östersunds FK, para a Liga Europa. Cazorla e Lacazette, ambos lesionados, e Aubameyang, que não pode representar a equipa na prova por o Dortmund também estar em competição, são baixas confirmadas.
Onze Provável: Ospina – Chambers, Mertesacker, Holding e Kolasinac – Elneny, Ramsey e Maitland-Niles – Nelson, Welbeck e Iwobi.
O Östersunds FK, por sua vez, foi a grande surpresa na fase de grupos da Liga Europa, qualificando-se a estes dezasseis-avos de final na sua estreia em competições europeias, arrancando o 2º lugar num agrupamento composto por Athletic Bilbao, Zorya e Hertha Berlim. Contudo, depois da derrota cedida em casa às mãos dos ingleses, os suecos viram as hipóteses de qualificação serem reduzidas quase a zero, com esta a ser uma deslocação extremamente difícil.
Durante as suas 3 deslocações na fase de grupos, os suecos venceram apenas uma vez, perderam uma e empataram a restante, com um total de 3 golos marcados e 2 golos sofridos. Contudo, com menos ritmo competitivo, já que disputou apenas dois jogos em 2018, a equipa irá sentir grandes dificuldades no Emirates.
Nos seus únicos 2 jogos oficiais, o Östersunds apresenta um histórico de 1 vitória e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Trelleborgs, para a Taça da Suécia, seguindo-se de uma derrota por 0-3 na recepção ao Arsenal.
Onze Provável: Keita – Mukiibi, Papagiannopoulos e Petterson – Nouri, Sema, Edwards, Widgren e Mensah – Islamovic e Gero.
O Arsenal venceu o único confronto directo alguma vez disputado.
Ostersunds FK
![]() |
0-3 |
![]() |
Europa League 2017/18
|
Depois de uma pesada derrota em casa, os suecos irão ser obrigados a assumir o jogo e a procurar o golo, enquanto que o Arsenal, embora já qualificado, deverá sair vencedor sem grandes dificuldades, podendo ainda tirar proveito de uma postura ofensiva por parte do seu adversário.