Mais de seis décadas depois, a espera chegou ao fim: a seleção do País de Gales voltou a qualificar-se para a fase final de um Mundial e está claro que a presença na prova gerou grandes expetativas.
Os galeses acorreram em massa ao Qatar – tal como foi visível nas bancadas do estádio Ahmed bin Ali, em Al-Rayyan –, foram várias as imagens de adeptos emocionados no momento de ouvir “Hen Wlad Fy Nhadau”, o hino do País de Gales: traduzido para português, “A Terra dos meus Pais”.
Desde o dia 19 de junho de 1958 que a seleção galesa não disputava um jogo do Campeonato do Mundo: nessa mesma data, em Goteborg, na Suécia, perdeu com o Brasil por uma bola a zero, tento da autoria de Pelé que ditou a eliminação nos “quartos” do Mundial 1958.
As melhores Casas para apostar no Mundial 2022
[betclic] [betway]
Voltar a celebrar um golo no Mundial
Dado que a seleção galesa ficou em branco diante do Brasil, o último tento na fase final de um Mundial remontava ao dia 17 de junho de 1958, em encontro disputado em Solna.
À época, numa partida diante da Hungria, o País de Gales entrou a perder graças um golo de Lajos Tichy pouco depois da meia hora de jogo, mas Ivor Allchurch e Terry Medwin deram a volta na segunda parte. O tento de Medwin, aos 76 minutos do encontro, tinha sido o último em fases finais do Campeonato do Mundo.
A 21 de novembro de 2022, a espera acabou: os galeses voltaram a disputar a fase final da maior competição de seleções do globo e com direito a golo. Frente à seleção dos Estados Unidos, a equipa do País de Gales até entrou em desvantagem, mas aos 82 minutos do encontro, houve lugar a explosão de alegria nas bancadas do estádio Ahmed bin Ali: Gareth Bale atirou para o fundo das redes à guarda de Matt Turner e estabeleceu o empate final.
A participação neste Mundial 2022 corresponde à segunda presença do País de Gales em fases finais do Campeonato do Mundo. Curiosamente, em 2022 como em 1958, o percurso galês começou com uma igualdade a uma bola.
País de Gales na luta pelo acesso
A seleção galesa integra o Grupo B juntamente com Inglaterra, Irão e Estados Unidos.
O empate inaugural deixa as contas do acesso totalmente em aberto num grupo que se perspetiva dominado pela seleção inglesa.
O País de Gales volta a entrar em campo no dia 25 de novembro, às 10h00, para medir forças com o Irão.
Aposte com os melhores bónus e promoções!
[betclic] [betway]
Boas Apostas!