Na 30ª jornada do campeonato espanhol, e com o derby madrileno e o embate contra o poderoso Bayern de Munique em vista, Zinedine Zidane decidiu poupar alguns elementos principais para a deslocação a casa do Leganés, onde venceu por 2-4. O Barcelona e o Atlético de Madrid não se ficaram e também pontuaram nos respectivos encontros da jornada.

Morata decisivo em Leganés

James Rodríguez, Morata e Asensio foram fundamentais na vitória.

James Rodríguez, Morata e Asensio foram fundamentais na vitória.

Com o Real Madrid prestes a ter novamente um calendário complicado, com o derby madrileno este fim-de-semana, e com o jogo da 1ª mão dos quartos de final, na quarta-feira, em casa do Bayern de Munique, o treinador Zinedine Zidane poupou algumas peças fundamentais dos Merengues neste encontro, deixando Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Toni Kroos fora da lista de convocados, e Benzema no banco de suplentes durante toda a partida. Os madrilenos foram quem mais mandou na partida e entraram fortes, com Morata a fazer o primeiro remate do jogo aos 2 minutos, atirando ao lado.

Aos 14 minutos de jogo, Asensio intercepta um passe no meio-campo e faz um fantástico arranque individual, passando por vários jogadores do Leganés até entrar na grande área, deixando a bola redondinha para James Rodríguez ter apenas que encostar, fazendo assim o primeiro golo do jogo. Não foram precisos mais de 3 minutos para os Merengues fazerem o 0-2, canto batido por James, Nacho penteia a bola no 1º poste e Morata aparece ao 2º poste para finalizar de cabeça. Mais 4 minutos depois houve mais um momento de magia, desta vez por Kovacic, conduzindo a bola desde o meio-campo e fazendo um passe em desmarcação entre os centrais do Leganés, com Morata a aparecer e a finalizar com frieza para o 0-3. O Leganés nunca deixou de acreditar e reduziu aos 31 minutos por intermédio de Gabriel. Apenas 1 minuto depois, Luciano Neves volta a reduzir para 2-3 na sequência de um canto, com a bola a cair-lhe nos pés e a ter apenas que encostar.

Sem mais nenhum golo na primeira parte, chegou então o segundo tempo onde houve apenas mais um golo, com Morata a carimbar o hat-trick com um golo de cabeça, na sequência de um livre batido por James Rodríguez aos 47 minutos. Os madrilenos criaram mais algumas situações de golo mas falharam na parte da finalização, com o marcador a não sofrer mais alterações.

Messi imparável bisa na recepção ao Sevilla

Leo Messi endiabrado é líder da lista de melhores marcadores do campeonato, com 27 golos apontados.

Leo Messi endiabrado é líder da lista de melhores marcadores do campeonato, com 27 golos apontados.

Depois de perder a liderança do campeonato, o Barcelona tem de correr atrás do prejuízo e precisa de vencer todos os jogos nesta recta final da temporada, esperando ainda por um deslize do Real Madrid. Os catalães receberam e derrotaram o Sevilla por 3-0 numa primeira parte bem mexida, e continuam assim na perseguição dos Merengues. Messi mostrou desde bem cedo que não estava para brincadeiras e logo aos 3 minutos disparou fortíssimo, de fora de área, com a bola a bater na barra e a deixar Sergio Rico pregado ao relvado.

O Sevilla teve a melhor oportunidade de golo nos primeiros 15 minutos com N’Zonzi a desarmar Mascherano e a ficar isolado contra ter Stegen, mas o guardião alemão levou a melhor. O Barcelona voltou a carregar forte e foi recompensado aos 24 minutos, com uma arrancada fenomenal de Messi desde o meio-campo, sempre acompanhado por dois homens e a conseguir cruzar de pé direito para uma finalização soberba de Luis Suárez, apontando o 1-0 com remate acrobata. Aos 27 minutos os catalães aumentaram a vantagem num rápido contra-ataque conduzido por Rakitic, que terminou com Suárez a receber no 2º poste a dar para Messi finalizar de pé direito à entrada da pequena área.

O último golo da partida apareceu aos 32 minutos, com Messi a finalizar uma bola perdida dentro de área na sequência de um canto, sem hipótese para Sergio Rico. Na segunda o Sevilla entrou bem e usufruiu de melhores situações de golo, mas falhou na parte da finalização.

Colchoneros reforçam 3º lugar

Luis Felipe volta a marcar e dá vitória ao Atlético de Madrid.

Luis Felipe volta a marcar e dá vitória ao Atlético de Madrid.

Com o Sevilla a atravessar um péssimo momento no campeonato, o Atlético de Madrid tem subido de forma e beneficiou do má forma da turma da Andaluzia, roubando-lhe o 3º lugar e reforçando-o nesta jornada com uma vitória na recepção à Real Sociedad por 1-0. Foi mesmo a equipa basca quem criou a primeira situação de perigo, aos 10 minutos, bombeando a bola para o coração da área num livre, e depois de alguma confusão Oblak segura a bola e descansa a equipa madrilena. Aos 21 minutos valeu à Real Sociedad uma boa intervenção de Rulli, que negou o golo a Griezmann.

Foi então aos 27 minutos que apareceu o primeiro e único golo da partida, com Felipe Luis a construir uma grande jogada, tabelando primeiro com Fernando Torres, e a seguir Griezmann, que o lançou para dentro de área e com o brasileiro a empurrar a bola para dentro da baliza. Aos 33 minutos uma oportunidade de outro para os Colchoneros aumentarem a vantagem, um toque mágico de Griezmann, de calcanhar, lança Carrasco pelo corredor direito que cruza rasteiro para Fernando Torres, com a bola a passar pelo guarda-redes e pelo defesa, mas com o avançado espanhol a desperdiçar escandalosamente, acertando primeiro no poste, e depois a rematar para fora. Incrível falhanço. A turma de Diego Simeone foi quem controlou a partida toda, sem dúvida alguma, mas a usufruir de poucas oportunidades no resto do jogo, destacando-se apenas o remate de Ángel Correa aos 80 minutos que, dentro de área, tirou o último defesa da frente e disparou forte, mas para fora.

O jogo acabou então por terminar e o objectivo do Atlético de Madrid foi cumprido, vencer e continuar no 3º lugar, agora com o derby madrileno em vista, a disputar já no sábado.

Outras curtas da jornada:

  • Valencia volta a vencer, desta vez na recepção ao Celta de Vigo, num jogo muito equilibrado onde venceu por 3-2, com o golo da vitória aos 86 minutos.
  • Athletic Bilbao venceu na recepção ao Espanyol, 2-0, e conseguiu subir até aos lugares de acesso à Europa.
  • Eibar também venceu, por 3-1 na recepção ao Las Palmas, e aproxima-se do 6º lugar, vendo os Leõs de San Mamés apenas 3 pontos à sua frente.
  • Osasuna somou a 2ª vitória da época ao vencer, surpreendentemente, em casa do Alavés por 0-1, mas a relegação é inevitável.

Boas Apostas!