Villarreal – Astana (Liga Europa)
Um sorteio relativamente acessível para o Villarreal, apesar das longas viagens a que vai estar sujeito no Grupo A. O conjunto espanhol terá pela frente o Slavia de Praga, que se reforçou para este ano tentar entrar na Liga dos Campeões, mas falhou o objectivo, à imagem do Astana, que também não conseguiu regressar à prova dos milhões. O Maccabi Tel Aviv é o outro passageiro de um grupo onde o nível médio das equipas está abaixo do da equipa espanhola que, a apresentar-se no seu melhor, poderá conseguir alcançar o primeiro lugar.
O problema para o Villarreal, nesta fase inicial da temporada, começam por ser as lesões. Complicando as opções da equipa técnica, tem faltado maior profundidade de plantel para abordar os encontros desta fase. E isso, obviamente, tem custos elevados. Derrotas com o Levante e com a Real Sociedad deram uma má imagem deste conjunto, apenas superado com a vitória deste fim-de-semana perante o Real Bétis. A Europa é, obviamente, outra coisa. Uma diferente oportunidade para que o conjunto orientado por Fran Escribá. O primeiro jogo, disputado em casa, perante o Astana, não colocará grandes questões ao conjunto de Castellón. Ainda assim, e perante uma trajectória que tem sido tão incerta, para além de haver algumas expectativas de mudanças no onze, o Villarreal não pode abordar o encontro sem cuidados. A maior força do Submarino Amarelo tem que ser comprovada no jogo, enquanto para o técnico pode ser, nesta primeira metade da época, essencial contar com bons resultados na Europa para aguentar o barco.
Onze Provável: M. Barbosa – Rukavina, Álvaro González, Victor Ruiz, Jaume Costa – Rodri Hernandez, Trigueros – Samu Castillejo, Pablo Fornals – Bacca, Cédric Bakambu.
O Astana domina o futebol do Cazaquistão e, na Liga local, mesmo com menos dois jogos disputados, é primeiro classificado. O caminho para a Liga dos Campeões é que foi interrompido num difícil encontro com o Celtic de Glasgow, com uma pesada goleada na Escócia por 0-5. Antes disso, o Astana até prometia surpreender, visto já ter eliminado o Spartaks Jurmala, da Letónia, mas sobretudo o Légia de Varsóvia, que o ano passado deu nas vistas na Liga dos Campeões. O regresso à Liga Europa faz-se com alguma dificuldade, até porque o Astana prometeria algo melhor, com uma equipa apetrechada e já com todas as dinâmicas desenvolvidas, visto estar já na 24ª jornada da sua Liga. Em Espanha, o Astana enfrente o problema da desmotivação por cair nesta prova, mas enfrenta com alguma confiança a oportunidade de ainda conseguir brilhar na Liga Europa.
Onze Provável: Eric – Shitov, Postnikov, Anicic, Shomko – Maevski, Kleinheisler – Twumasi, Muzhikov, Tomasov – Junior Kabananga.
As equipas encontraram-se no play off de acesso à Liga Europa na época 2014/15, com o Villarreal a alcançar duas vitórias fáceis, por três e quatro golos de diferença.
O objectivo dos espanhóis estará em conseguir algo semelhante, apesar das dificuldades que esperam o grupo de Fran Escrivá, por ainda não estar a 100%. De qualquer maneira, é impensável que a equipa do Villarreal não vença esta partida.