Seleções – Portugal não conseguiu melhor, nos dois jogos que marcaram o final da sua fase de qualificação para o Mundial, do que empatar a uma bola frente a Israel e vencer o Luxemburgo por 3 a 0. Nada resta aos portugueses do que voltar a disputar um playoff para conseguir o acesso a uma grande competição internacional. Entre os possíveis adversários estão a França, a Suécia, a Roménia e a Islândia, com o sorteio a realizar-se na próxima segunda-feira.
A Seleção Portuguesa perdeu as ilusões logo na sexta-feira, quando depois de um erro de Rui Patrício, Israel conseguiu chegar ao empate. Nada de muito surpreendente, aliás, se tivermos em conta que a equipa de Paulo Bento pareceu sempre meio adormecida no terreno de jogo. Por outro lado, a Rússia cumpria o seu papel frente ao Luxemburgo, vencendo por 4 a 0, deixando a questão do apuramento praticamente entregue.
Ontem, Portugal sabia que não podia contar com grande margem para sonhar. E frente aos luxemburgueses, só perante 10 jogadores conseguiu chegar ao golo. Varela, Nani e Hélder Postiga marcaram os golos de uma vitória que não animou ninguém, não se chegando perto, sequer, dos seis golos necessários para fazer tremer a Rússia, que por sua parte se deixava empatar no Azerbaijão.
Vencedores e lutadores
Na Zona Europeia, garantiram o apuramento direto para o Mundial 2014 a Bélgica, a Suíça, a Bósnia Herzegovina, a Rússia, a Inglaterra e a Espanha, juntando-se assim à Itália, Alemanha e Holanda, que já tinha conseguido o seu bilhete. Para os restantes quatro lugares entregues a seleções europeias, e como cabeças-de-série do sorteio da próxima segunda-feira estão, para além de Portugal, a Ucrânia, a Croácia e a Grécia.
Nos restantes continentes, não se registaram grandes surpresas. Na América do Sul, o Uruguai não foi capaz de pontuar no Equador e acabou por ver-se remetido para o playoff, onde encontrará a Jordânia, vinda da Zona Asiática de qualificação. Colômbia, Chile e Equador confirmaram as suas posições no Brasil. Na América do Norte, o México conseguiu, in extremis, marcar presença no playoff frente à Nova Zelândia. Depois de bater o Panamá por 2 a 1, os mexicanos perderam na Costa Rica, mas viram os panamianos desperdiçar a vantagem frente aos Estados Unidos nos últimos segundos do encontro. Assim, haverá ainda uma oportunidade para o México estar no Brasil, ao lado de Estados Unidos, Costa Rica e Honduras.
Ponto de situação em África
O Gana foi a última equipa a entrar em campo, mas parece ser aquela que está, neste momento, mais próxima de ter lugar garantido no Mundial, depois de bater o Egito por 6 a 1. Atsu, ex-jogador do FC Porto, foi um dos marcadores, enquanto Asamoah Gyan bisou numa goleada que tem tanto de surpreendente como de trágico. O Egito voltará a ficar fora de um Mundial. A Costa do Marfim foi outra seleção a conseguir um bom resultado, na primeira mão do playoff. Drogba abriu o marcador logo aos cinco minutos, na marcação de uma grande penalidade, beneficiando depois de um autogolo de Sané. Kalou alargou a vantagem, para Papiss Cissé reduzir em cima dos 90 minutos.
A Tunísia voltou a não conseguir vencer em sua casa, permitindo um empate a zero bolas frente aos Camarões, que terão agora a vantagem do seu lado. Numa partida com vários golos, o Burquina Faso venceu a Argélia por 3 a 2. O jogo foi sempre muito dividido, com Pitroipa, Koné e Bancé a marcar pelos da casa, enquanto Feghouli e Medjani fizeram os golos argelinos. Na segunda mão, em novembro, tudo ficará decidido.
Boas Apostas!